Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
Marcfighter   Santos SP - SP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Evandro   Joinville - SC
leochung   Londrina PR - PR

Portfólios Ver Mais

jeff   ARAPONGAS - PR
Tallud   mato grosso
Juttahir   São Paulo - SP
johnnybise   São Paulo - AC

Pastilhas, preciso de ajuda

Por: Carlosah  

Em: 08/11/2006 21:53

Olá pessoal, Estou tentando colocar pastilhas 10x10 usando o tile, no vray, mas acontece que os objetos que receberão as pastilhas, são diferentes uns dos outros em tamanho e tbm em cores de pastilhas diferentes Ví num tutorial do Sandro Medeiros, onde ele explica que se vc tem um plano de ex. 5,00 po 4,00, tem que dividir pelo tamanho do revestimento, para ver quantas peças vão na horizontal e na vertical. Existe um modo mais prático? Um abraço Carlos
Oi Carlos, tudo bem? Veja só, normalmente não respeitamos perfeitamente o tamanho e a quantidade de pastilhas numa superfície, até porque podem ficar imperceptíveis no render. Se for visto a uma certa distância, nem vai aparecer o rejunte. Então, muitas vezes fazemos as pastilhas maiores e o rejunte maior para perceber bem o efeito de pastilhas na imagem. Como essa parte de visualização é puramente artística, não é técnica, não costumamos se preocupar com isso, basta que fique visualmente agradável. E como o Max é um programa artístico, ele não oferece facilidades para distribuir essa textura com medidas precisas. A forma mais fácil de você ter o mesmo mapeamento em todas as superfícies que vão receber a pastilha, independente da cor de cada uma, é agrupar todos os objetos e aplicar um único UVW Map, assim, todas as pastilhas terão o mesmo tamanho em todos os objetos. Depois você pode aplicar um material de uma cor num objeto e de outra cor em outro objeto, ambos ficarão com as pastilhas do mesmo tamanho. Agora, se realmente quer respeitar a dimensão de cada pastilha, a única forma é dividir o tamanho da parede pelo tamanho da pastilha, assim saberá quantas divisões terá que colocar no Tile para dar o número certo de pastilhas. Mas como disse, pode ser que nem apareçam dessa forma. Abraços
Obrigado André. Mas quando uso o uvw map, a textura fica meio distorcida , embaçada... A maquete é de nossa igreja [/img]
Oi Carlos, tudo bem? É isso mesmo que acontece com o Bump. Uma forma de atenuar um pouco é aumentando o tamanho das pastilhas, assim, as linhas divisórias não ficam tão finas e vão borrar menos. Mas seja como for, vai perder a sensação de relevo com a distância e com o ângulo de vista. Porque o Bump é uma ilusão, criada com sombreamento 2D que dá a sensação de relevo, só fica legal olhando perpendicularmente. Se olhar paralelamente, a ilusão se quebra, porque você não percebe mais o relevo, então, quanto mais baixa estiver a sua câmera, menos efeito de relevo terá nas pastilhas. A única forma de preservar isso com qualidade é usando Displacement, que vai subdividir a malha do piso e criar o relevo de verdade na hora do render, pesa bem mais que o Bump, mas fica muito bom. Basta usar o mesmo mapa do Bump no canal Displacement do material e ajustar a qualidade no parâmetro Edge Size da ficha Renderer. Isso para o Mental Ray. Para o render padrão você precisa aplicar o Modify Disp Approx no objeto para definir a subdivisão da malha. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711081.

Total de membros registrados: 138568

Últimos membros registrados: PalamiteSa, GeraldoP, CINDY2024, Antonio Jorge, felipefariasss, rafacamposfp, slin, osteaction.

Usuário(s) on-line na última hora: 992, sendo 1 membro(s) e 991 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.