Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC
Murilo_Zimmer   Nova Petrópolis-RS
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
BrunoVilla   São Paulo - SP
EvandroGP   Paraná - PR

Portfólios Ver Mais

Zemer   Brasil - AC
SilvioNunes   Fortaleza - AC
GARGAMEL   Maceio - AL
Lamary Projetista   ibirataia - BA

Teste sala Mental ray

Por: Aquilesbp  

Em: 13/11/2006 23:08

pessoal, obrigado pela ajuda de vcs...e desculpem a demora pra responder o topico. tive alguns serviços e acabei esquecendo de atualiza-lo... laura_serafini - adicionei mais uma ies atras da camera....renderizei e mudou pouca coisa, ai fiz uma renderização baseada na configuração q o inh3 passou inh3 - to precisando de ajuda mesmo eheh, e as manchas no teto?
Oi Aquiles, tudo bem? Ver as configurações do Render não ajuda muito, porque a mesma cena pode ter milhares de configurações diferentes para obter o mesmo resultado, tudo depende do tamanho dos objetos. Mas olhando os valores dá para te falar o que está exagerado, o que normalmente não se usa. 1000 no Maximum Sample do GI é demais, só vai usar isso quando estiver suavizando apenas com Photons, sem FG. O parâmetro mais importante de todos é o Radius do GI, veja se 1 realmente está adequado para a sua cena. Tem que renderizar só com o Photons para ver se está bom. Os valores no Volume, logo abaixo do GI, não tem a menor influência na cena, e se tivesse, usando 10000000 iria levar uns 3 anos renderizando. :) O Radius do Volume também não tem a menor influência na cena, pois não tem Volume na cena. Usar 10 nos parâmetros de Trace Depth pode ser o motivo do estouro da luz, não precisa aumentar o valor numa cena como essa, onde a luz chega fácil em todos os lugares. Outro motivo do estouro da luz e do GI é o valor do Energy, 8 é muito alto. Deixa a primeira reflexão dos Photons muito forte, mais forte do que seria na realidade. 1000 nos Samples do Final Gather também é muito, só vai usar isso em animação, com no máximo 512 você deixa suave numa boa, mas use 64 ou 128 para os testes. Se o Radius de 1 nos Photons está certo, então, 10 no Radius do Final Gather é muito grande, normalmente o Radius do Final Gather vai ficar próximo do Radius dos Photons, se quiser preservar a mesma qualidade de GI e FG. Abraços
André, obrigado de verdade. Como o Aquiles, estou aprendendo muito com as suas aulas de MentalRay no fórum. Incrível mesmo. E vou treinando mais e mais até ir melhorando de verdade no MR. abraço
Oi Inh3, tudo bem? Eu fico feliz de saber que acompanha as respostas, espero que ajude um pouco. Mas realmente fica praticamente impossível explicar todo o programa dessa forma. No máximo dá para tirar dúvidas e dar dicas. As vezes o pessoal acha que a gente não quer responder, ou está escondendo o jogo, mas não é, tem coisas que não dá para explicar numa mensagem de fórum. No vídeo curso de Mental Ray eu tentei explicar da melhor maneira possível todos os recursos das fichas de Render e os principais Shaders, além de luzes e tudo mais. Mesmo assim, ainda acho que poderia ter feito melhor. Abração
8:) o andre ja disse tudo ai em cima... risos me diz uma coisa.. vc usou q tecnica p fazer o tapete? é bump? normal map? dispacement? hair and furr? ... achei legal ele. :D
DEUS é maior!
Andre - obrigado pela ajuda ae... outra coisa....eu uso o max 7...pelo q vi no grupo de estudos de mental ray, entendi q no max 8 é preciso menos samples do que no max 7...qndo vc diz q 512 samples no final gather é suficiente pra suavizar, vc se refere a qual max? 512 é suficiente pra finalizar uma cena trabalhando apenas em cima do radius do final gather? zulmar jr - valeu cara...usei o displacement no mental ray connection...
Oi Aquiles, tudo bem? Realmente, no Max 7.5 e 8 o Mental Ray precisa de metade dos Samples para ficar igual seria no Max 7 com o dobro de Samples. Isso se reflete no tempo de render, com certeza, não na mesma proporção, mas diminui bem. Atualmente tudo que eu falo é referente ao Max 8, pois é a versão que estou usando no momento e estou bem confortável com ele. Eu adoro o Max 7, foi onde fiz coisas muito legais e nunca me deixou na mão, mas as vantagens no Mental Ray do Max 7.5 e 8 são muito boas. Diferente do Max 9, por exemplo, onde as vantagens são ilusões na verdade, porque tudo poderia ser feito igual no Max 8. O que é novidade mesmo só serve para facilitar para iniciantes, então, muitos novatos acham o Max 9 melhor, porque conseguem resultados mais fáceis. Por outro lado, ficam sem aprender como configurar o parâmetro chave do Mental Ray, que são os Radius. No Max 7.5 e 8 você vai ter muitas vantagens para fazer cenas externas, por causa do Diffuse Bounce do Final Gather. Mas sobre a questão do Final Gather, eu acho que dá para suavizar com 512 também, só que isso depende do mapa de Photons, é de acordo com os Photons que vai precisar de mais ou menos Final Gather. Na verdade, se manjar bem do mapa de Photons, pode suavizar a cena com 256 Samples, o lance é deixar o mapa de Photons na forma ideal para o Final Gather suavizar, quando o mapa de Photons está na formação ideal, é o ponto onde você precisará de menos Samples de Final Gather para deixar suave e perfeito. A chave está nos Photons. No vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1 eu faço justamente um exemplo desse, deixo a cena certa com Photons e FG, a cena fica suave. Quando eu começo a aumentar ou diminir o Radius dos Photons, ou a cena aumenta o tempo de render e continua suave, ou dimninui o tempo de render e aparecem manchas. Com o mapa de Photons ideal a cena é renderizada no menor tempo possível com o menor número de Samples possível. O Radius do Final Gather vai controlar a qualidade do sombreamento, a qualidade da sombra gerada pela luz refletida e pelo GI gerado pelo Final Gather. Isso ajuda na qualidade da cena e no tempo de render, mas é menos importante do que o acerto correto do mapa de Photons. Abraços
André, muito obrigado pelos esclarecimentos...soh mais uma duvida...uma vez li em um texto sobre a diferença na configuração de uma cena entre, apenas gi, e, gi com final gather. E no texto dizia que quando usasse os dois, poderia diminuir os photons mais ou menos como se fosse a quarta ou terça parte do que seria necessário para um bom resultado apenas com gi, sem final gather. Também gostaria de saber se ao usar o final gather, o mapa de photons tem que ter o radius com um valor próximo de 1% ou 10% da maior medida da cena? Qual seria o adequado para uma boa suavização?
OI Aquiles, tudo bem? Posso te falar com certeza absoluta que isso não é verdade, quem escreveu não conhece nada de Mental Ray pelo jeito. É verdade que fica mais rápido com Photons (GI) e Final Gather em vez de usar apenas Final Gather, até porque apenas Final Gather é indicado apenas para cenas externas. No Vídeo Curso de Mental Ray da 3D1 eu mostro e provo isso num teste. Como mostro e provo que não pode diminuir os Photons não, muito pelo contrário, se aumentar, melhor será a qualidade e a precisão do GI. Mas é claro que aumenta o tempo de render. O ideal é encontrar o Radius ideal para a cena, sabendo o Radius, a quantidade de Photons será a necessária para preencher a cena corretamente com esse Radius, então, a quantidade de Photons depende puramente do valor do Radius. Se o Radius for maior, poderá usar menos Photons e a qualidade do GI será menor, com Radius menores terá que usar mais Photons, mas a qualidade do GI será maior. Agora, sobre como encontrar o valor correto do Radius, é ai que está a chave do Mental Ray, não é simples, eu tentei explicar da melhor forma possível no vídeo curso, mas para você ter uma idéia, quase metade dos vídeos eu falo apenas sobre essas coisas de GI e FG, não é tão simples como colocar 10% de uma medida média na cena. Depende muito dos objetos que tem na cena, nos detalhes deles, o quanto eles são importantes para a cena, quanto eles aparecem, se estão me primeiro plano ou não, depende de muitas coisas, só com a prática e experiência vai saber exatamente o que medir para descobrir o valor do Radius. No vídeo curso eu mostro exemplos visuais do funcionamento deles e da diferença quando encontra o valor correto, mostro como encontrar o valor correto nas cenas que uso de teste, mas depende de um pouco de prática e experiência para encontrar esse valor na sua cena. Abraços
Vai por mim Aquiles, não tem pessoa melhor para te dar conselhos do que o André, grande amigo estou de volta a ativa e tenho bastante novidades para lhe contar, estou com uma ótima configuração de máquina agora para praticar o mental ray, logo vou expor alguns trabalhos e vou precisar de suas dicas ok, grande abraço...Alexander Gleiriston "Vitruvius".

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711195.

Total de membros registrados: 138714

Últimos membros registrados: leansculpt, Guilhermegrc, Frenette, Lessieshelms, mitolyntestbuy, xenoprostcapsule, ForeverHempGummiesReviewsAU, wellherbs.

Usuário(s) on-line na última hora: 549, sendo 12 membro(s) e 537 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luan, NunoGarcia, Allen Anderson, mdpontes, Renatto, leansculpt, JesusEnzo , Guilhermegrc, Thiago Couto, gilson antunes, Elis, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.