Render em rede

Por: Thiago_tecnologo  

Em: 30/11/2006 17:27

Ola pessoal, to "fazendo" maquetes no max, com base em conhecimentos adquiridos aqui na 3d1 e as videoaulas do André, ja estou conseguindo um resultado aceitável para minhas pretenções, só que ando envocado com o tempo de render, vi citarem bastante o render em rede, mas não achei materia sobre o mesmo, alguem pode me dar uma dica de como funcinado como fazer, e os 10.000 macetes que deve ter pra fazer como tudo no max heheh Valew
http://www.cgfaqs.com/readFAQ.php?faqid=155 Um concelho, quando vc tiver esse tipo de dúvida, por mais que vc ache difícil, são coisas bastante comuns quando se esta iniciando, então para esse tipo de coisa é que foi criado o sistema de FAQ do site (fica ao lado do menu busca). Esse site que te passei tb é muito bom pra isso. Da uma pesquisada no fórum tb, eu acabei de responder uma outra dúvida relacionada a render em rede e com certeza mais cedo ou mais tarde vc vai ter uma dúvida bem semelhante a essa > http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=18036
Oi Thiago, tudo bem? Fico feliz que você tem o vídeo curso do site e mais ainda que gostou. Veja que lá eu mostro como fazer renderização em rede com o Mental Ray, usando o Distribuite Bucket Render, que deve ser o que você deseja, pois para maquete normalmente renderiza apenas uma imagem imensa para impressão. No caso de animação você pode usar o Backburner, que distribui cada Frame para uma máquina renderizar. O Distribuite Bucket Render é super simples, basta definir os IPs das máquinas no quado da janela Processing, como eu mostro no vídeo curso. Claro que o Max deve estar instalado e registrado em todas as máquinas escravas para poder funcionar, o caminho das texturas devem ser todos caminhos de rede e a pasta de texturas deve ser compartilhada entre todas as máquinas, para ele encontrar as texturas na hora de renderizar. Lá no vídeo eu explico também sobre os recursos da janela processing que são usados em conjunto com o Distribuited, para definir quais geometrias e mapas serão distribuitos e como isso acontecerá. Mas é bem tranquilo. O importante é estar com a rede configurada corretamente, as pastas compartilhadas, a pasta onde vai salvar o arquivo final também tem que ser compartilhada. Ai tudo funciona 100%. Abraços
Valew ai galera, mas uma vez me ajudaram rapido aproposito vc's não dormem por que pra renponder e manter esse site e trabalhar por fora ainda, hehehe brincadeira Mas obrigado mesmo
Interessante a pergunta. Aproveitando a deixa gostaria de tirar uma duvida. Qdo vou renderizar em rede usando o Mental Ray a maquina trava, fiz a rede direitinho, ele reconheceu no programa, compartilhei as pastas, mas mesmo assim trava, estou fazendo alguma coisa errada (bem provavel) ou tem mais algum macete? Vi que o backburner tambem funciona em rede, mas que para comecar a renderizar, demora um pouco ate destribuir entre as maquinas, isso procede?
Esqueci de citar, os dois max sao registrados...Na verdade eles sao os mesmo, do mesmo CD. Os dois pc tem bastante diferenca de hardware. 1 - Centino Duo com 2gb de ram e placa de video 512 mb 2 - Athlon XP 2000+ com 512 ram e placa de 64 mb Vou ter algum ganho com uma diferenca assim? ou nem vale a pena? Obrigado mais uma vez
Oi Saone, tudo bem? Existem duas formas de renderizar em rede, por distribuição do bucket de render e por distribuição dos frames. Ainda teria a opção de distribuir linhas do mesmo frame para renderizar uma em cada máquina. Tudo depende da rede ser de boa velocidade, confiável e estável, porque durante todo o processo o Mental Ray vai buscar informações de texturas e objetos nas pastas compartilhadas. Se tudo estiver certinho, é bem tranquilo. Pelo Distribuited Bucket Render é só definir o IP das máquinas, mas é bom definir isso em todas elas e na mesma ordem, não é necessário, mas é bom, porque assim pode distribuir os mapas também. E você tem o Curso em Vídeo do site, então, dá uma olhada lá na hora que eu falo sobre a ficha Processing, nessa parte eu explico diversas funções nessa ficha que vai ajudar no tempo de distribuição da cena e das texturas pelas máquinas. Se for pelo BackBurner, é só habilitar o Net Render na janela Render Scene e pronto, aparece a ficha do Job para você enviar a cena para renderizar. Se habilitar o Split Lines você pode dividir a imagem em partes e mandar as máquinas. Se não usar o Split Lines, cada frame da animação vai ser renderizado em uma máquina. Se for dar erro, é para dar erro de não encontrar os caminhos, de não renderizar, mas não de travar o Max. Até porque se der erro no Backburner, ele tenta novamente até as vezes que você configurou. Abraços
Oi Andre... Obrigado pelas informacoes... Minha rede é uma rede P2P, ou seja ponto a ponto... Fiz exatamente o que falava no curso, mas na hora que peco pra rnderizar simplismente para, tenho que dar ctrl+alt+del pra fechar o max e reinicia-lo, nos dois pc acontece isso. Por isso estou achando estranho. Pode ser que alguma coisa na rede esteja errado, vou verificar e posto o que aconteceu. Mas que é estranho é. Abracos e obrigado
Oi Saone, tudo bem? Realmente é muito estranho, nunca vi o Max travar na hora de renderizar em Distribuited Bucket Render e já fiz muitas vezes. Se tem algo errado na rede ele dá erro na hora de renderizar, aparece mensagem do Mental Ray, mas nunca trava o programa. Abraços
Ola amigos... Resposta em http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=130937#130937 Obrigado

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717459.

Total de membros registrados: 143191

Últimos membros registrados: Iasnaracf, jhonymarcos, BlizzAir345, VitalixPrimeKapslar455, LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy.

Usuário(s) on-line na última hora: 344

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.