Modelagem de uma tenda !

Por: Rogerio Romualdo  

Em: 01/12/2006 17:50

Olá amigos, Sou um zero a esquerda em se tratando de modelagem. Portanto gostaria que alguém me sugerisse a melhor maneira de modelar esta tenda que mede 19(L)x14(P)x5(A). Ou então se poderiam me indicar algum tutorial que me sirva pra desenvolver este trabalho! Obrigado a todos. Abs
tenta fazer com o modificador cloth axo q ficaria legal =D
8:) rapa... eu outro dia... tive q modelar uma "tenda" mais complexa q esta sua. Totalmente assimétrica e mais complexa que esta sua. Bem eu moledaria com "Editable Poly" apartir de um plano... na verdade eu nem me lembro agora qual foi a solução q encontrei naquela epoca.. mas penis bastante para achar um resultado q me agradace.... acho q fui primeiro na vista TOP... e com uma "spline" fiz o desenho das bordas tenda como se estivesse olhando de cima, dei um extrude de com "amont 0,0" quis dizer q extrudei com ZERO na alutra... agora teremos um plano... com o formato das bordas da sua tenda se estivermos olhando de cima... entedendeu? dai vc com o objeto selecionado clica com o botão direito e converte em "editable poly" e vai moledando o restante da tenda... gerando a volumetria... ate ficar da forma q vc quer... acho q foi assim q fiz a minha tenda! outra: como sua tenda é simetrica.. basta vc modelar um lado dela e aplicar o modificador SYMETRIC.. dai o outro lado identico será formado automaticamente em relação a um eixo... dai é so vc ir no modificador e ajustar o eixo q pretende a simetria e selecionar o GIZMO do modificador e coloca-lo aonde vc quiser.... para finalizar e dar uma espessura na sua tenda aplica o modificador Shell *(acho q é este nome - não estou com max aberto para colar o nome ... hiihihihi)... este modificador vc da uma espessura para a sua tenda! não aconselho o uso de "reactor cloth" ou coisa parecida neste caso... pq ficaria dificio obter esta impressão de lona estendida com cabos de aço puxando...
DEUS é maior!
Oi Rogério, tudo bem? O Max não é o soft mais adequado para modelar isso, ainda mais se tem medidas. O ideal é modelar isso em Nurbs num soft de CAD, como o Rhinoceros, por exemplo. Porque com 10 cliques de mouse você modela ela inteira e com perfeição milimétrica. No Max a melhor forma é editando polígonos mesmo, como o Zulmar disse, mas não terá precisão nenhuma, será puramente visual na criação, não vai ter como medir e como respeitar muito as medidas. No Max você pode modelar em Nurbs também, mas é um sistema muito ruim nele, apesar que essa tenda é super simples e não teria problemas. Ainda poderia modelar com Patch, criando surfaces com linhas. bastaria desenhar a linha do perfil, das bordas, e "quadricular" com outras linhas auxiliares, para respeitar bem o formato, depois, é só aplicar o Modify Surface. O melhor sistema de modelagem do Max é o poligonal, mas num caso como esse, é muito mais prático e rápido modelar com Nurbs ou Surface, mesmo sendo sistemas secundários, esse tipo de situação é onde eles se saem muito bem. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711085.

Total de membros registrados: 138572

Últimos membros registrados: Harmonycbdscare, Weyand, Timbos026, diaformula, PalamiteSa, GeraldoP, CINDY2024, Antonio Jorge.

Usuário(s) on-line na última hora: 936, sendo 3 membro(s) e 933 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Harmonycbdscare, Weyand, Timbos026.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.