Oi Isaias, tudo bem?
É raro usar animação em maquete arquitetônica, porque é inviável comercialmente.
Para fazer animações realistas depende de muito poder computacional, depende de muitas máquinas em rede para poder renderizar em tempo viável.
Além de que em arquitetura 1 minuto de animação é pouco, só que um minuto de animação 3D é uma super produção.
Então, animação 3D se usa para produção de vídeo, TV, publicidade, propaganda, essas coisas, que precisam de poucos segundos de animação e pagam o valor adequado pelo trabalho.
Em arquitetura os clientes choram até para pagar a imagem realista, imagine então uma animação, que certamente custará milhares de reais.
Agora, se for uma animação no Scanline, sem efeitos modernos de iluminação e com cara de 3D do século passado, ai são outros quinhentos, porque renderiza rápido e não exige tanto poder computacional.
Quanto ao tamanho do seu vídeo depois de editado no Virtual Dub, ficou com 5 GB porque você deixou sem compressão nenhuma.
Vídeo tem que ser encodado num codec que comprime e deixa o arquivo menor, mais fácil de rodar no PC e sem dar socos durante a exibição.
Existem muitos codecs, o mais comum de todos para AVI é o Divx.
No menu Vídeo do Virtual Dub tem a opção Compression onde você encontra todos os Codecs instalado na máquina para encodar o vídeo, basta escolher um deles e renderizar para você ver.
A qualidade do vídeo cai um pouco, as vezes mais, as vezes menos, dependendo do Codec e da configuração, mas o arquivo de vídeo ficará muito menor.
Esse arquivo de 5 GB com Divx pode cair para 50 MB.
Abraços