Maquete 3d inserida em filmagem aérea

Por: Marcus Lutz  

Em: 25/01/2007 17:55

Olá pessoal !! Surgiu uma oportunidade de elaboração de uma apresentação em que precisarei inserir uma maquete 3d dentro de uma filmagem aérea. Comecei tentando inserir a filmagem que esta em .avi como background no 3ds max e tentar alinhar a camera com a camera do filme usando o keyframe......está uma coisa de louco !!! muito difícil, com certeza não é o melhor caminho, não consigo deixar um sólido estático no solo da filmagem. Por favor, me ajudem !! alguem saberia me dizer o melhor caminho ?? ou me indicar um tutorial ?? Muitíssimo obrigado pela atenção !!!
Oi Marcus, tudo bem? Para fazer isso você precisa de programas de Traking 3D, são programas que conseguem analisar a imagem e criar todas as coordenadas de movimento da câmera, permitindo assim transferir o movimento para a câmera virtual no 3ds max. Só que depende de saber trackear, assim, terá o movimento perfeito reproduzido numa câmera virtual, é só usá-la no Max. O próprio 3ds max tem um recurso para fazer isso, se chama Camera Tracker, mas provavelmente não vai dar para fazer nessa situação. Para ficar bom no Max tem que saber medidas da cena e ter o ponto de traking sempre visível, o que não deve ser o caso da sua gravação. Então, o mais indicado são os programas MatchMover, da RealViz, e Boujou, da 2d3. Com um deles você poderá trackear isso da melhor forma possível e levar o movimento para o Max. Não vai encontrar muito material sobre isso, mas não é difícil. Abraços
Muito obrigado pela atenção Andre !! Ja estou garimpando no google em busca de material sobre esses programas, se eu não achar vou tentar sozinho mesmo. Caso eu consiga bons resultados postarei um turorial ensinando !! Abraços...
Pra quem também estiver afim de estudar achei um bom tutorial do Matchmover: http://accad.osu.edu/~pete/Tutorials/IPF/tutorial-MM.pdf
Oi Marcus, tudo bem? Obrigado por compartilhar o link com a gente, como te disse, não tem muitos tutoriais sobre isso na internet. Eu vou postar esse link como notícia na página principal, assim, os demais leitores ficarão sabendo. Abração
Olá André e a todos que estão acompanhando !!! Percebi que realmente não tem muito material na internet sobre esse assunto, o que é incrível, pois MatchMover e o Boujou são importantíssimos para quem quer trabalhar com filme, e agora estou descobrindo-os para trabalhar com maquete eletrônica. Pessoal, testei o MatchMover e o Boujou. Ambos utilizam os mesmos princípios. Comecei pelo MatchMover por ter achado mais material sobre ele. Mas os meus testes não deram bons resultados, tive muita dificuldade para definir as coordenadas, por algum motivo elas não ficavam coerentes. Ja no Boujou eu consegui um resultado bem melhor, mas o tempo de calculo para criar o path da camera é muuuito maior que o matchmover, mas em compensação as coordenadas ficaram perfeitas. Agora estou com um problema maior, e gostaria de saber se alguém ja fez um trabalho desse tipo..... A filmagem aérea não esta boa, não mostra o terreno direito, então optou-se por outro método: Utilizar uma foto panorâmica de alta definição tirada do alto de um morro na direção do terreno, de forma a criar um vôo fictício que seria na verdade apenas um zoom, se aproximando do terreno. Então eu criei primeiro o filme do zoom no proprio 3ds, depois trabalhei ele no boujou para conseguir mapear a camera e criar as coordenadas. Mas estou achando que por ser um filme só de zoom em cima de uma imagem 2d o calculo dos track points do filme esta ficando limitado, e por isso o resultado não esta ficando bom, quando exporto a camera do boujou pro 3ds e insiro um solido, ele não fica perfeitamente montado na perspectiva do filme, e ainda desliza um pouco. Então pessoal, será que alguém saberia uma técnica diferente para fazer essa montagem em cima de um video de aproximação de uma foto ??? Pessoal, desde ja muitíssimo agradecido !! Abraço !!
OI Marcus, tudo bem? É justamente por estes programas serem usados em questões tão específicas que não tem muito material sobre eles, é bem restrito. Agora, pelo que disse nessa mensagem, você está fazendo o mesmo que pegar uma carona para o lando contrário de onde precisa ir e voltar tudo a pé depois. Porque se não tem uma gravação em vídeo feita com câmera real, não precisa fazer Tracking nenhum. Se está pegando uma câmera virtual e simulando o vôo, então, não precisa de Tracking, basta fazer isso direto no Max com uma câmera do Max, pronto, terá o movimento da câmera, pois foi você mesmo que fez. Se está no Max, então, coloca o que precisa em cima do Plane com a imagem e pronto, não tem a menor complicação. Abraços
Oi André !! Rapaz, eu tentei fazer isso, mas o que esta acontecendo é o seguinte: Na primeira tentativa coloquei a sequencia de frames como background na viewport, mas aí ela não se altera com a aproximação da câmera, fica estática. Na segunda criei um plano e apliquei a sequencia de frames nele, aí foi só colocar o 3d bem posicionado na frente dele ajustando os pontos de fuga. Mas aí surgiu outro problema: A distancia da minha maquete 3d pro plano onde está a sequencia de frames do video de aproximação gerou imperfeição na sincronização quando movimentei a câmera. Na terceira tentativa eu renderizei a maquete inserida na imagem e depois fiz o video de aproximação com a maquete ja na imagem, aí deu certo. Mas, não satisfeito, e empolgado pra usar o Boujou, fiz o seguinte: Apliquei a foto num plano, depois fiz um movimento de aproximação da câmera, como um zoom, mas quando eu chegava bem perto do terreno, eu abaixava o target da câmera, dando uma impressão de que o vôo da câmera dá um mergulho para baixo. Depois no Boujou, importei os frames e fiz o traking com a opção "Nodal Pan". O resultado ficou perfeito. Ajustei as coordenadas no max importando o tracking, depois inseri uns sólidos. A câmera começa a aproximação dela como num zoom normal, mas quando se aproxima do terreno, na hora do mergulho, os sólidos se comportam perfeitamente e realmente dão a impressão de que a câmera deu um mergulho para baixo, e como o entorno é vegetação rasteira, nem parece que a cena é uma foto 2d. Em breve vou postar o vídeo, ainda estou melhorando ele. Estou ancioso para ouvir críticas e sugestões !! grande abraço André !! e obrigado a quem esta acompanhando
Oi Marcus, tudo bem? Só precisa usar o Boujou num troço que foi gravado de verdade na vida real, porque não terá as informações de movimentação e zoom da câmera real, o Boujou vai reproduzir isso. Se a câmera é animada em qualquer soft 3D, não precisa de tracking de forma alguma, é o mesmo que dar uma volta bem grande para chegar no mesmo lugar. Porque se a câmera foi animada no max para simular o vôo com a imagem aplicada num Plane, daria exatamente na mesma se colocasse a maquete sobre a imagem no plane e fizesse uma animação só já renderizando tudo junto, imagem de fundo no plane e maquete. Poderia inclusive projetar sombra da maquete na imagem. Poderia ainda deixar o terreno mais real aplicando Displace e renderizar tudo junto. Não precisava de tracking, não precisava aplicar a sequencia de frames no fundo ou num Plane, porque assim complica. Era só colocar a imagem num plane, a maquete em cima e animar a câmera como desejar. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717472.

Total de membros registrados: 143195

Últimos membros registrados: willwolff, Ronaldnner, davvves, LifeGaugeBreeze35454, Iasnaracf, jhonymarcos, BlizzAir345, VitalixPrimeKapslar455.

Usuário(s) on-line na última hora: 846

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.