Oi Adriane, tudo bem?
Pode ficar tranquila então que você está indo muito bem. Não é todo iniciante que já consegue resultados como esses que você mostrou, parece que tem grande facilidade com 3D, isso vai te ajudar muito.
É normal ficar perdida no começo, eu também fiquei quando iniciei e todo mundo fica, mas em pouco tempo vai estar super a vontade no Max, pode ter certeza.
As imagens ficaram muito boas, é só uma questão de tempo para conseguir fazer imagens fotográficas.
A questão da luz dicróica que estourava, é porque o arquivo IES que tem essa luz está muito intenso, a luz está muito forte, mas você pode controlar essa intensidade no valor de Candelas da luz no grupo Intensity.
Faz um teste nessa sua cena mesmo para você ver, tenho certeza que vai dar certo.
Troca essas luzes Spot que aplicou na cena por luzes Photometric Target Point.
Muda para Web na listinha Distribuition, liga a sombra RayTraced e aplica o arquivo IES no menu Web Parameters.
Depois, acesse o menu Intensity/Colo/Distribuition e diminua o valor de Candelas da luz.
Está no grupo Intensity, quando não tem nenhum arquivo IES aplicado, ele vem com 1500 por padrão.
O arquivo IES vai deixar esse valor bem mais alto, diminua e faça alguns renders de teste.
Você pode diminuir ou aumentar a vontade, deixando a luz com a intensidade que quiser, assim, não vai estourar a vai produzir aquela distorção característica deste tipo de luz.
Testa e me fala depois.
Sobre as almofadas, se elas são amarelo claro, é normal que a luz do sol estoure um pouco sobre elas, já que é uma luz forte e o material do objeto é claro.
Para ficar bonito mesmo precisa aplicar o Shader Glare, mas ai já complica um pouco.
O Shader Glare vai fazer aquele estouro do brilho criando um halo ao redor do objeto, como acontece na realidade.
Isso é um efeito que só o Mental Ray permite reproduzir, os renderizadores dessa nova geração não permitem gerar este efeito direto em 3D.
Quanto aos pêlos das almofadas, para ficar bom precisa usar o Hair And Fur, me parece que você usou Displacement, estou certo?
Displacement até passa para grama e tapete, apesar de eu não achar tão real quanto o Hair and Fur, mas no caso de pêlos de tecido, só vai ficar perfeito com o Hair and Fur.
Já ouviu falar nele? Está no menu Modify, é bem legal. Tem um artigo sobre ele aqui na seção Artigos da 3D1 também.
Abração