Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

renatoconti   Londrina - PR - AC
Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC
Vynycius   Petrópolis
Weverson M   Guarapari - ES

Portfólios Ver Mais

Carlos Henrique   Goiânia - Goiás - GO
DouglasdaRocha   Blumenau - AC
Renanmenendes   Araçatuba - SP - AC
Dario Xavier   Ceará-Mirim-RN - RN

Qual luz usar para simular luz dicróica?

Por: Adriane  

Em: 27/01/2007 18:56

Olá pessoal! Estou desenvolvendo um ambiente interno e não consigo encontrar uma luz que dê o efeito de dicróica embutidas no forro de gesso. Alguém tem alguma dica para me ajudar... obrigada
Oi Adriane, tudo bem? Em 3D todas as luzes são ideais, ou seja, elas não sofrem as distorções proporcionadas pelos vidros que envolvem as luzes reais. Também não sofrem as distorções proporcionadas pelo tipo de emissão, como filamento por exemplo. Para simular isso você precisa usar as luzes conhecidas como Photometrics, elas trabalham como uma luz real e permitem que você carregue um arquivo com as informações das distorções para simular isso na cena 3D. Esses arquivos de luzes reais são chamados popularmente de IES, porque é a extensão mais comum desse tipo de arquivo, mas existem outas extensões também. Aqui na 3D1 você encontra uma coleção grande com arquivos IES selecionados, logo o primeiro da página faz essa simulação que você deseja. O link direto para a seção é http://www.tresd1.com.br/diversos.php?t=15304 Mas para você saber o caminho e acessar depois quando quiser, entra pelo botão Diversos no menu do site, lá dentro tem a seção IES. Para saber como usar luzes Photometrics e saber como aplicar um arquivo IES e simular uma luz real, leia o tutorial sobre Photometrics aqui na 3D1. O link direto para ele é http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15250 E se tiver qualquer dúvida quando for efetuar o procedimento, posta aqui que a gente te ajuda. Abraços
Olá André, vou te explicar a minha saga (rrsss) destes últimos dias... Bem, como vc deve recordar, eu postei perguntas a respeito do Vray e estava disposta a trabalhar com ele... mas depois de ler mais o site e algumas explicações que vc mesmo de passou, resolvi "migrar" e trabalhar com o mentalray. Assim, aproveitei um ambiente que estava desenvolvendo em um projeto para fazer testes e entender melhor os ajustes, luzes etc. Daí me ocorreu a necessidade de colocar a tal luminária com lâmpada dicróica... e vc me indicou a usar uma photometric, mas no meu ambiente "estourava" demais no chão e nos móveis ao redor... então utilizei uma Free spot que não ficou uma maravilha mas pelo menos já consigo ver um pouco do efeito. Vamos lá então... hehe http://img490.imageshack.us/img490/8463/quartobebemr20sk6.jpg http://img58.imageshack.us/img58/8922/quartobebemr19km5.jpg Bem, acho q evolui um pouco.. mas falta muita coisa ainda... como as almofadas (queria um efeito "peludinho" mas não ficou muito bom e a luz do "sol" está muito forte nelas). Obrigada mais uma vez, Abraço Obs.: Não sei porque minhas imagens não aparecem na tela, eu estou fazendo os passos corretos para anexar mas quando mando "prever" fica só aparecendo o código que eu colei e não a imagem. Daí deixei só o link aí na tela...
Oi Adriane! Espero que participe bastante conosco! Suas imagens estão legais. Na sua dúvida quanto a imagem não aparecer direto no post, basta usar o código abaixo: Substitua "http://url_da_imagem" pelo link da imagem. Esperamos ver mais trabalhos seus por aqui. Abraços!
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!
Oi marckmso! Valeu pela dica da imagem... da próxima vez eu tenho fazer desta maneira... Abraço
Oi Adriane, tudo bem? Pode ficar tranquila então que você está indo muito bem. Não é todo iniciante que já consegue resultados como esses que você mostrou, parece que tem grande facilidade com 3D, isso vai te ajudar muito. É normal ficar perdida no começo, eu também fiquei quando iniciei e todo mundo fica, mas em pouco tempo vai estar super a vontade no Max, pode ter certeza. As imagens ficaram muito boas, é só uma questão de tempo para conseguir fazer imagens fotográficas. A questão da luz dicróica que estourava, é porque o arquivo IES que tem essa luz está muito intenso, a luz está muito forte, mas você pode controlar essa intensidade no valor de Candelas da luz no grupo Intensity. Faz um teste nessa sua cena mesmo para você ver, tenho certeza que vai dar certo. Troca essas luzes Spot que aplicou na cena por luzes Photometric Target Point. Muda para Web na listinha Distribuition, liga a sombra RayTraced e aplica o arquivo IES no menu Web Parameters. Depois, acesse o menu Intensity/Colo/Distribuition e diminua o valor de Candelas da luz. Está no grupo Intensity, quando não tem nenhum arquivo IES aplicado, ele vem com 1500 por padrão. O arquivo IES vai deixar esse valor bem mais alto, diminua e faça alguns renders de teste. Você pode diminuir ou aumentar a vontade, deixando a luz com a intensidade que quiser, assim, não vai estourar a vai produzir aquela distorção característica deste tipo de luz. Testa e me fala depois. Sobre as almofadas, se elas são amarelo claro, é normal que a luz do sol estoure um pouco sobre elas, já que é uma luz forte e o material do objeto é claro. Para ficar bonito mesmo precisa aplicar o Shader Glare, mas ai já complica um pouco. O Shader Glare vai fazer aquele estouro do brilho criando um halo ao redor do objeto, como acontece na realidade. Isso é um efeito que só o Mental Ray permite reproduzir, os renderizadores dessa nova geração não permitem gerar este efeito direto em 3D. Quanto aos pêlos das almofadas, para ficar bom precisa usar o Hair And Fur, me parece que você usou Displacement, estou certo? Displacement até passa para grama e tapete, apesar de eu não achar tão real quanto o Hair and Fur, mas no caso de pêlos de tecido, só vai ficar perfeito com o Hair and Fur. Já ouviu falar nele? Está no menu Modify, é bem legal. Tem um artigo sobre ele aqui na seção Artigos da 3D1 também. Abração
Olá André! Fiquei contente com seu depoimento de que minhas imagens estão ficando boas...hehe... estou fazendo muitos testes e experiências para encontrar o caminho certo. Consegui inserir as luzes IES para simular a dicróica como você me indicou... e o tapete com hair and fur vai ser o próximo teste. Agora eu estou testando um ambiente externo com mentalray e gostaria da sua opinião e de todos que quiserem. http://img226.imageshack.us/img226/6056/edifcioraphmr26mp2.jpg Mas ainda falta muita coisa... Abraços
Oi Adriane, tudo bem? Fico feliz que gostou, mas é a pura verdade, qualquer leitor que acessar o tópico vai constatar a mesma coisa. Fico mais feliz que conseguiu fazer o efeito de luz dicróica com o arquivo IES na Photometric. Sobre o Hair And Fur, vai ficar um pouco mais demorado no render, mas o efeito é muito bonito. Você não poderá usar subterfúgios de câmera, como o lance de usar o Clipping manual e colocar a câmera fora do ambiente. Isso não dá certo quando estiver usando o Hair and Fur, a câmera tem que estar dentro do ambiente de verdade. Na seção Artigos da 3D1 tem um artigo onde eu mostro as principais funcões dele, pode ser um bom guia. Sabendo configurar o Hair And Fur, não tem segredo nenhum para usar no Mental Ray, funciona da mesma forma. Então, é mais jogo testar com os recursos avançados de iluminação desligados, para renderizar rápido e facilitar o ajuste, depois é só ligar os efeitos de iluminação e boa, tudo vai interagir perfeitamente. Sobre a sua cena externa, você também está indo bem, mas repare nas texturas, elas são fundamentais para uma cena realista, então, o mapeamento das texturas é de suma importância. Veja como as pastilhas da sacada estão distorcidas em relação as pastilhas do canteiro. Veja a calçada como a textura está escorrida na sargeta, são estes detalhes que fazem a diferença. Os materiais que aplicou estão bons, o problema é o mapeamento das texturas. Eu só escureceria um pouco a textura da grama. Já quanto a iluminação, perceba na parte de baixo das sacadas como os Photons não foram suavizados e estão distantes. Ai são várias questões, depende muito da forma que criou a cena, se for usar Photons, precisa criar uma esfera envolvendo a cena, para não disperdiçar Photons no ambiente. E o Trace Depth do Final Gather deve estar menor do que o Trace Depth dos Photons, porque o resto ficou suave, só que nas partes mais difícies da luz chegar, os photons cheraram, mas a suavização do Final Gather não. Abraços
Oi André! Realmente a questão do mapeamento das texturas está complicado. Uma por que eu importo partes do modelo do arqui3d e outros elementos eu crio no max mesmo... então fica com mapeamento diferente um do outro... Não estou me achando muito bem no UVW map pra ajustar isso. Por exemplo, a sacada que é curva, sempre vai precisar de um material com mapeamento cilíndrico? Ou posso usar o mesmo material para curvas e superficies retas? Na questão dos photons, essa esfera que você citou, tem que abranger todo o projeto? e ela deve ter a cor do céu ou ser transparente? Obrigada mais uma vez, Abraço Adriane
Como nosso amigo disse, vc esta evoluindo bastante.Agora é um pouco de entendimento ee studo com o render que jaja vai ficar perfeita suas imagens. Aproveitando o topico de IED, Andre, vc pode me dar um a"luz" IES para fazer luzer fluorescentes, mas aquelas cumpridonas em tudo sabe? Eu pensei assim? crio o tudo, coloco um vraylightmat nela, mas ai qual luz IES que eu coloco nesse mesh para emitir a luz de forma tubular como é a forma da lampada? Um abraço a todos! Daniel
www.viartualisar.com.br Realidade aumentada 3d fotorrealista

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711131.

Total de membros registrados: 138624

Últimos membros registrados: MhagoChris, nbteles, Glover, gluconix, brainwaveprogramwave, nowslimkapselnerlebnisse, bezchillwell23, GlycoBalanceAustraliaPriceAU.

Usuário(s) on-line na última hora: 754, sendo 5 membro(s) e 749 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, valdez, renaz, Jorge Henrique, Celso Borttoloto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.