Oi Loop, tudo bem?
Os renders de testes, de ajustes dos efeitos, são super rápidos, segundos, no máximo alguns minutos.
Porque o renderizador oferece muitos recursos para preview, você pode salvar mapas para não ter que calcular novamente, pode diminuir bastante as setagens para fazer um render granulado e com manchas, mas que dá para perceber perfeitamente se tudo está ficando certo e num tempo super baixo.
Quando a pessoa ainda não tem muita confiança no renderizador, é normal fazer um render de preview com mais qualidade antes do render final, vai levar uma meia hora, 45 minutos.
Mas depois, é só subir as setagens de qualidade e deixar renderizando de noite, quando acordar, o render estará pronto, perfeito e com qualidade fotográfica.
Agora, o render padrão do programa (Scanline) é super rápido, só que não gera os efeitos modernos de iluminação e materiais.
No caso de iluminação dá para simular com técnicas conhecidas como Fakeosity, não fica tão bom quando GI e depende de muita experiência da pessoa, mas o render fica super rápido.
Já no caso dos materiais mais avançados, é impossível simular com o mesmo realismo no render padrão, porque ele não aceita certos efeitos.
O que mais pesa numa cena no Scanline são materiais e sombras, então, verifique primeiro essas duas coisas.
Se usar luzes Area e Advanced Raytraced, certamente o tempo sobe muito, você pode renderizar essas luzes como pontuais nos previews e renderizar como Area apenas no render final.
Materiais com Raytrace, principalmente na refração são muito demorados para renderizar, principalmente no Scanline.
Neste caso, eu sugiro que troque pelo Mental Ray no menu Assign Render da janela Render scene.
Não precisa conhecer o Mental Ray e nem usar os recursos avançados de iluminação que ele oferece, pode renderizar normalmente como se fosse o Scanline, vai ficar igual a imagem gerada no Scanline, mas o tempo de render será muito inferior, porque o Mental Ray tem um dos melhores Raytrace do mundo.
Abraços