Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Daniel   Rio Grande do Sul - AC
new   Belo Horizonte - MG
mdpontes   Macapá - AP
mdpontes   Macapá - AP
testa   Bristol, United Kingdom - AC

Portfólios Ver Mais

Yorque.max   Simões Filho - BA - BA

Problemas Com Malha No Rhino.

Por: luft  

Em: 28/02/2007 13:16

Oi pessoal, Sou novo aqui e no Rhino, Estou com problemas de fechamento de malha. As bordas ficam facetadas e quando se faz um blend com outra superfície fica um vão como na imagem em anexo gerada no max. Se puderem me ajudar com dicas para evitar isso agradeço. Abs. Luft
Ei amigo a imagem não ta abrindo, mas eu não estou conseguindo entender sua pergunta, vc quer grudar uma malha na outra?
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Oi amigo, É o seguinte, tenho 2 superfícies curvas, uma do teto do carro e outra da lateral e quero com blendsurf fazer o encontro suavizado entre elas. Mas observo que a borda da lateral como é curva forma uma superfície levemente facetada mesmo com vários pontos de edição, e depois do blendsurf ficam frestas causadas por esse facetamento no encontro entre superfícies. Já vi isso em vários tutoriais e modelos da net. O lance é que em alguns casos quando exporto para o Max em high poly ele some com essas frestas. Em outros casos não e o render ficar marcado como na imagem que enviei.
e ai blza? Essa imagem que vc postou eh renderizada ou eh da viewport? Vai na aba render e depois em propriedades. Na janela q abrir , escolha o item mesh e mude a opção de "jagged & fast" para "smooth & Slower". Geralmente isso deve ser feito (dependendo da maquina) antes de começar um projeto, mas tenta ae...
Oi Aquiles! Na verdade tentei isso e melhorou na viewport e no render mas continuou com a borda facetada. A imagem acima já é do 3dmax renderizado, melhorou exportando em alta densidade de malha no Rhino e importando com smooth no 3d max. Engraçado é que o painel frontal onde tem o vinco tava com o mesmo problema e dando rebuild nas curvas resolveu. Fiz isso nas curvas da lateral de do teto e só melhorou mas não resolveu. Não sei se tem algum segredo na execução das curvas.
Ai luft não ta bem claro mas se com o blendsurface não deu certo tente a ferramenta "SHOW EDGES" que fica no "ANALYSE " - Edge tools. Isso vai te mostrar se a malha esta unida ou tem uma falha. Se for este o caso vc clica no JOIN 2 NAKED EDGES (quando fizer isso as linhas ou arestes ficarão de uma cor deiferente) clique nelas e o vão da malha desaparecerá. Qualquer coisa me manda o arquivo para q possa dar uma analisada. Mande para [email protected] Espero ter ajudado
Valeu pessoal! Fredpv, cara era isso mesmo! Dei o join entre as superfícies, na viewport continuou com um vão, mas formou uma polysurface que renderiza direitinho, fechado! Valeu mesmo, estava vendo tutoriais na web e livros do Rhino e ainda não tinha visto isso. Vejo que tenho muito a aprender não só sobre Rhino mas também sobre as manhas de modelar em Nurbs. Tava acostumado a modelar sólidos e superfícies simples no Autocad! Aliás se souberem de algum curso que valha a pena ou tutorial legal, por favor nos contem, de Rhino não tenho encontrado muito. Abraço a todos!
Oi gente, tudo bem? Que bom saber que tem leitores experientes no Rhino, eu estudei bastante ele na versão 1, pois era uma grande novidade e eu gosto muito de CAD, só que como não é o meu ramo de atuação, acabei não aprofundando mais os estudos no programa e não continuei usando nas outras versões. Todos os menus que o site teve até hoje eu modelei no Rhino, porque é muito mais fácil fazer isso nele do que no Max em Poly. Mas não conheço estes detalhes que o Aquiles mencionou, muito legal saber. Eu nunca tive problemas para exportar a malha para o Max, sempre veio numa boa exportando em 3DS sem modificar a configuração de qualidade na barra que aparece na hora da exportação. O que eu faço é dar um Joint em todas as partes do objeto para transformar em um só, assim, vai para o Max sem problemas de união. É normal aparecer separado no render do Rhino e na viewport em Shade, não sei se mudaram nas versões mais recentes, mas é que ele transforma em polígono para renderizar, não renderiza Nurbs, então, a resolução dos polígonos interferem na qualidade, podendo apresentar essas falhas, mas na verdade está unido certinho. Comigo funcionava dessa forma nas primeiras versões, posso estar errado com relação a versões mais recentes. Sobre tutoriais de Rhino, é difícil mesmo, no próprio site do Rhino tinha uns links legais para tutoriais. Se vocês descobrirem algum site legal com tutoriais, posta uma mensagem lá na seção Colaborações e Grupos de Estudo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711131.

Total de membros registrados: 138624

Últimos membros registrados: MhagoChris, nbteles, Glover, gluconix, brainwaveprogramwave, nowslimkapselnerlebnisse, bezchillwell23, GlycoBalanceAustraliaPriceAU.

Usuário(s) on-line na última hora: 760, sendo 5 membro(s) e 755 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, valdez, renaz, Jorge Henrique, Celso Borttoloto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.