Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

robson cardoso   Londrina/PR - AC
A R K A I K O   Maringá - PR - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Wagner Souza   Londrina - PR

Portfólios Ver Mais

SONIC   Piedade-SP - PR
Julio Cesar   Rio de Janeiro - AC
brunoestephanio   rio de janeiro - RJ
rhik   Praia grande - AC

Problemas de Escala Entre Auto Cad e 3d Max

Por: paulo emilio  

Em: 28/02/2007 17:52

AI PESSOAL, EU QUE SABER COMO EU FASSO PARA IMPORTAR OU LICAR UMA VOLUMETRIA FEITA NOAUTO CAD PARA O 3DMAX, PARA QUE A VOLUMETRI FIQUE NA ESCALA PADRÃO DO MAX, POIS O AUTO CAD TRABALHA EM MILIMETROS, COMO POSSO TRABALHAR ESTA MESMA PROPORÇÃO NO MAX??? SE ALGUEM SOUBER ME AJUDEM :seila: TENHO ESTA IMAGEM EM MÃOS PARA CRITICAREM E VER ONDE TENHO QUE MELHORAR.
renderizando o futuro
Oi paulo emilio, tdo bem? O AutoCAD não trabalha em milímetros, ele eh admensional. Vc que qdo começa a desenhar, toma por padrão uma medida e começa a entender q quando ele diz 15 unidades, p vc é 15mm, e não 15m ou 15km. Bem, vc fala em proporção... com certeza qdo vc faz a importação ele manterá as proporções. Qdo vc chegar no Max, esqueça unidades, agora vc vai trabalhar coisas como texturas, materiais, luzes, cameras... o q vc tinha p fazer com medidas corretas, vc fez já no AutoCAD. Qto a imagem... a modelagem ta mto boa, so precisa melhorar o realismo... Qdo vc for da proxima vez postar uma imagem p receber sugestoes, vc posta na parte de Imagens e Animações http://www.tresd1.com.br/viewforum.php?f=4. Blz amigo? Abraços, André - heuew
Olá Paulo! Surgiu uma discussão parecida com essa. Achei bem completa a resposta do andré no final do tópico. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=20250 espero que ajude. abrs!
Oi Paulo, tudo bem? Eu concordo plenamente com o Heuew, nenhum progama de CAD tem medidas, todos são admensionais, você pode definir que uma unidade de desenho é uma determinada unidade real, como pés, jardas, metros ou milimetros, basta que você siga essa mesma definição em tudo que for fazer, assim, manterá a proporção. Medidas reais só são usadas nestes programas quando você vai plottar ou quando vai para usinagem. Neste ponto que você vai definir como as unidades de desenho genéricas do programa vão ser convertidas em unidades reais, é o que chamam de escala. O Max também trabalha assim, usa unidades genéricas. Basta que você defina que 1 é um metro ou 1 milímetro, você que decide. Não mude nunca o sistema de unidades do Max, não passe para metros nunca!!! Essa é a dica mais importante e valiosa que posso te dar, porque isso vai evitar problemas que você teria no programa pelos próximos 2 anos. Só uma pessoa com muita experiência no Max pode fazer isso, porque tem que conhecer cada parâmetro de todos os recursos do programa, já que terá que mudar muitas coisas que nunca são modificadas quando usa unidades padrões. Abraços
Olá André! Engraçado eu ter experimentado essas duas situações!! Desde que comecei a usar o max eu nunca havia mexido nas unidades e apesar de ter que ajustar a escala dos objetos de bibliotacas que por ventura chegassem menores ou maiores eu acho que estava conseguindo uma iluminação melhor do que hoje. Percebi que trabalhar em metros no max dificulta um bocado o uso das IES. É como se os feixes ficassem umas 10 vezes maiores do que o normal e já aconteceu também das luzes que ficam próximas das paredes não funcionarem. Fico imaginando nos outros parâmetros... Bem que podia ter um comando para o max ajustar tudo automaticamente... acho que facilitaria.
Eduardoqf Olha... essa sua idéia de um comando para ajustar a setagem automaticamente, em função das medidas utilizadas, quer sejam cm, m, polegadas, ou qualquer uma, é realmente uma ótima idéia, pois é uma das questões que mais aparecem no fórum quando entra a questão da importação. Acho que seria interessante enviar este tipo de sugestão à Autodesk. Será muito bem vinda essa modificação nas próximas versões do Max, caso eles acatem a idéia. Não creio que seja algo difícil de se fazer. Se no Max 10 isso vier incluído, com certeza muita gente vai ficar em dívida com vc... rsss!! Abraços!
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Oi gente, tudo bem? Realmente eu concordo com vocês, é um grande problema o Max vir configurado para o mundo padrão dele e não modificar essas configurações quando muda a escala. O certo é que todas as configurações padrões fossem modificadas junto com a escala e unidade definida no Units Setup, mas não é o que acontece e acaba gerando todos os tipos de problemas para quem muda para metros, centímetros ou qualquer outra. E se a pessoa resolver usar as unidade genéricas e tratar 1 como 1 metro, também vai ter problema, porque tudo ficará minúsculo. Fica melhor para quem trata 1 como sendo 1 centímetro, assim, os objetos ficam grandes e gera menor problemas. Porque dá mais problema com coisas muito pequenas do que com coisas muito grandes. Eu acho que isso é um problema de Core do programa mesmo, que é super antigo, foi escrito entre 1993 e 1995. Acho que isso só será possível quando escreverem do zero uma nova versão do 3ds max, porque se fosse possível, certamente a Autodesk já teria feito, nos últimos anos eles estão fazendo de tudo para integrar melhor o Max e o AutoCAD, este é o principal problema e até hoje não mexeram, então, não deve ser algo simples. E antes de tudo precisa lembrar que o Max não foi feito para trabalhar com medidas. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711131.

Total de membros registrados: 138624

Últimos membros registrados: MhagoChris, nbteles, Glover, gluconix, brainwaveprogramwave, nowslimkapselnerlebnisse, bezchillwell23, GlycoBalanceAustraliaPriceAU.

Usuário(s) on-line na última hora: 777, sendo 4 membro(s) e 773 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: valdez, renaz, Jorge Henrique, Celso Borttoloto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.