Duvida com Janelas e Portas

Por: vagner.arq  

Em: 02/03/2007 15:30

Estou com uma duvida de iniciante, mas não achei ninguem que pudesse me ajudar. Espero que vcs consigam. Primeiro, importo um arquivo em .dwg com todas as linhas fechadas (polylines) para o 3ds max. Segundo, uso o Extrude para levantar as paredes, mas não gosto muito, porque ele não tem parametro de altura, somente o amount. Também consigo fazer com o comando Wall, que eu prefiro pois posso definir, espessura e altura, mas tenho um pouco de dificuldades em saber qual é o lado que ela começa, então fico trocando entre Right e Left, depedendo da posição da parede. Até ai tudo bem. Mas na hora de criar as janelas e portas, elas nunca ficam no lugar certo. Como se faz? Eu preciso abrir o vão na wall, antes de inserir a esquadria? To começando a achar que seria mais facil modelar com o arqui 3d ou com o cad e usar apenas o render do max...
e ae.. bl... o eu faço diferente.... faço planta e a hr q eu importo, coloco escala e trabalho com metros... (vc configu..la..customize ...units setup... ae trabalho em metros.... vc fez certo.. faz os polilines primeiro... mais n precisa extruda..... no autocad... melhor no max.... mas tb vc tipo... divide.. onde vai ter porta e onde vai te janela....... (isso vc faz a hr q tiver fazedno a planta.. e passando pra poli...) ae vc converte tudo em mesh ..( e so click com o botao direito do mouse e click em convert.. convert to mesh....) ae vc click na parede q vc quer.. vai no menu modify.. click no + do edit mesh..... e vai em polygon.... e seleciona a parede q vc fez... e ae vai em extrude... e coloca a media.... o aki tem um otimo tutorial... http://67.15.36.49/team/Tutorials_2/impoting_autocad_to_3dsmax/autocad_to_3dsmax_01.asp http://67.15.36.49/team/Tutorials/panorama_exporter/panorama_01.asp (esse e bom) da uma olhada .. se n souber mais me avisa.. q eu te explico... =p t+
Valeu pelas dicas, e pelos tutoriais. Apesar de meu ingles não ser muito bom, da pra entender um pouco. Quanto as paredes eu uso o extrude do max mesmo, ou o wall como já tinha dito,mas a minha dificuldade é quanto ao uso dos comandos DOOR e WINDOW. Se puder me ajudar ou me indicar um tutorial sobre essas ferramentas. Eu tenho que criar diretamente no vão, certo? Ou eu consigo criar a esquadria separadamente e inserir depois? Aguardo...
Olá Vagner! Tudo certo? Recentemente aconteceram discussões bem parecidas com esta. Espero que ajude. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=20250 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=20287 Rafa! Dá uma olhada também, pois tem esclarecimentos sobre uso de escala no max, que na verdade é melhor não mudar para metros. abrs pessoal!
Amigão vou tentar ajudar. Quando você importa a planta do cad pro 3d você da freeze nela? Pode estar ocorrendo de você estar congelando a planta e por isso o SNAP nao estar encontrando ela. Neste caso você clica com o botão direto no em qualquer uma das opcoes de SNAP em cima, vai em OPTIONS e habilita a opcão que tem relacionada a FROZEN OBJECTS. Não sei se era essa a duvida. Por que dessa forma voce liga o SNAP 2 na vista TOP e ele vai encontrar os pontos onde começam suas esquadrias. No snap você liga as opcões vertex ou endpoint se eu não me engano. Quando eu não tenho as esquadrias na planta do cad e estou querendo criar a partir do 3d, eu ligo a opcão EDGE do snap e vou de forma aleatória, depois ajusto os parâmetros e as distancias desejadas para a janela. Espero ter ajudado. Abraços
Oi gente, tudo bem? Realmente eu acho que vale a pena vocês lerem as mensagens dos links que o Eduardo postou, porque lá tem muitas dicas importantes para melhorar a produtividade de vocês. Da forma como descreveram que estão fazendo, é muito trabalhoso, assim, vale mais a pena modelar no AutoCAD, pelo menos as paredes, porque editar malha no Max para fazer buraco em parede é um saco. É muito simples e usar o Wall como o Andreson está fazendo é a melhor opção, pois só terá que editar a malha para fazer oitões e ajustar a parede na altura do telhado. E para colocar portas e janelas no Wall é muito simples, você pode criar a posta onde quiser, separado da parede, pode ajustar os parâmetros delas numa boa para deixar da forma que deseja e pode mover para ajustar na altura adequada. Depois que a porta ou janela estiver no lugar certo na parede criada com o Wall, basta usar a ferramenta Select And Link, do lado do Undo, ai você clica na porta ou janela, segura o mouse, arrasta e solta em cima da parede. Assim, a porta ou janela é lincada na parede e o buraco é aberto imediatamente. No final, quando todos os buracos estiverem abertos, é bom converter o Wall para Poly ou Mesh. Abraços
Agradeço a todos pelas dicas. Talvez o problema do snap seja isso que o and_alencar disse, vou tentar... E o que o Andre Vieira explicou era exatamente o que eu queria saber. Vou fazer e assim que eu tiver um trabalho pronto posto algumas imagens. Um abraço a todos e até mais.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711131.

Total de membros registrados: 138624

Últimos membros registrados: MhagoChris, nbteles, Glover, gluconix, brainwaveprogramwave, nowslimkapselnerlebnisse, bezchillwell23, GlycoBalanceAustraliaPriceAU.

Usuário(s) on-line na última hora: 713, sendo 6 membro(s) e 707 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, valdez, gu.mesquita, klogg, Jorge Henrique, Celso Borttoloto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.