Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
leochung   Londrina PR - PR
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
An3dre   Araras / SP - SP
leochung   Londrina PR - PR

Portfólios Ver Mais

maaxxwel   campina grande paraiba - PB
Mauricio Jr.   Uberlandia-MG
Valmor   Blumenau-SC - SC

Pontinhos nas imagens

Por: Rafael.arq  

Em: 05/03/2007 20:31

Olá pessoal, Estou trabalhando (tentando) a 4 dias com o 3ds. Tudo que eu fiz até agora foi aprendido e +ou- compreendido nos fóruns e tutoriais da 3D1. Estou usando o Mental Ray como render. Apesar de muitas dúvidas primeiro eu preciso saber como eu retiro os pontinhos que aparecem na cuba e no azulejo. Estou usando GI sem FG (pois demora muito no meu pc) como descrito nos tutoriais. A propósito uma pergunta: Eu estou configurando as opções de GI (Photons, Decay, Energy Mutiplier) na janela de render e tbm nas configurações da luz , isto está certo? Não sei se vcs precisam de mais algumas informações para responderem a minha pergunta? Caso precisem mandarei depois.... Desde já agradeço....
Oi Rafael, tudo bem? Se você só tem 4 dias de 3ds max, é melhor deixar o Mental Ray para depois, para bem depois. O ideal é estudar a criação de materiais e a iluminação usando o render padrão mesmo, assim, terá domínio destas técnicas e ficará muito mais fácil aprender o Mental Ray depois. Porque saber tudo sobre criação de materiais e iluminação é pré requisito para estudar o Mental Ray. O render padrão é super rápido e vai facilitar os estudos, usando o Mental Ray você vai esbarrar em problemas que não tem haver com materiais e iluminação, dificultando o aprendizado do básico. Mas respondendo a sua pergunta, estes pontinhos estão aparecendo porque você usou materiais DGS ou Shaders como o Mib_Glossy_Reflection, que aparece no Max como Flat Mirror. Este tipo de material gera reflexo borrado fisicamente correto, que além de demorado no render, exige muitos Samples de Antialiasing. Se for isso mesmo, só vai resolver aumentando o Maximum Samples no menu Sampling Quality da ficha Renderer. Outra hipótese é a configuração do GI, já que disse que está usando apenas GI sem FG, neste caso os Photons podem estar muito pequenos e sem suavização, criando estes pontinhos na imagem, mas neste caso normalmente toda a imagem fica pontilhada. É mais provável que seja os materiais, por isso que disse da importância de estudar os materiais padrões do Max, pois poderá criar materiais com o mesmo resultado sem gerar pontinhos, sem demorar no render e sem exigir muitos samples. Só use o DGS quando conhecer muito bem o Mental Ray, porque esse Shader é cheio de frescura e tem regras para poder usar com o mínimo de conforto. Quanto as configurações nas luzes e na janela Indirect Illumination, só se usa as configurações individuais das luzes quando precisa tratar uma luz diferente das demais, normalmente não precisa fazer essa configuração individualizada, basta ajustar o Multipler da luz. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711152.

Total de membros registrados: 138655

Últimos membros registrados: Eleanorbluese, giancpeiter, ELEMARA, naumovk, Carmo Giovani , jeyabo, lluis, Slimjaro.

Usuário(s) on-line na última hora: 297, sendo 8 membro(s) e 289 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Rodrigo, jjuniorgoncalves, Starter, Celso Borttoloto, Roberto Movanni, Negreiroscg, Sergio1987, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.