Olá Luciano! Tudo certo?
Dê uma olhada em algumas revistas de arquitetura ou vá para a rua dar uma volta e perceba que num dia ensolarado os vidros transparentes aparecem bem escuros (quase pretos) por causa da diferença de luminosidade entre interior e exterior. Numa cena noturna a coisa muda. Num dia nublado podemos ver quase tudo, pois as sombras quase não aparecem. Então tenta fazer assim: primeiro decida como será a sua iluminação. Para dia de sol, use enviroment azul claro com valores baixos para a cena receber bastante luz do "sol". Para um dia nublado, tenta equalizar os valores de luz externa com o do enviroment ou até ter um valor de enviroment maior do que o da luz externa. Após conseguir um efeito de sombra "satisfatório", usa o color mapping para os ajustes que irão fazer toda a diferença no final. O domínio do color mapping é muito importante, mas ele não faz tudo sozinho. Costumo usar o CM em exponencial ou hsv exponencial. Dá uma olhada nesse link: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=20122