Oi gente, tudo bem?
Eu usei o Brazil Render por mais de um ano em trabalhos profissionais e em muitos testes pessoais, isso na época do Brazil Render 1, nem cheguei a usar a versão 1.2, pois já tinha migrado para o V-Ray, render que usei por dois anos e também trabalhei profissionalmente com ele.
Antes deles eu usei o Final Render por mais de um ano e durante todo esse período usei o Mental Ray, render que estudo desde o Max 3, quando teve a primeira conexão.
Como sabem, eu trabalho com animação, não faço imagem still, e foi justamente por isso que me desiludi com o Final Render na época do Max 4, porque apesar dele ser muito mais rápido que o Mental Ray naquela época, ele simplesmente não funcionava direito em animação, gerava flickers de tudo que é jeito.
Quando migrei para o Brazil Render, gostei muito, porque em animação ele é muito bom, melhor do que o V-Ray na minha opnião, porque não gera flicker tão fácil quanto o V-Ray.
Concordo que o V-Ray é melhor em muitos aspectos, principalmente pela facilidade, porque o Brazil é um render mais difícil, ele também trabalha com Photons no GI se quiser, e trabalha muito melhor com Photons do que o V-Ray, que tem limitações com este recurso.
É verdade o problema de Motion Blur do Brazil, me ferrei com isso na animação do dominó que vou colocar abaixo para vocês verem, tive que fazer o Motion Blur em composição, mas ficou bom no final.
Só que o V-Ray também tinha problemas de Motion Blur e também de Dof com Displacement na primeira versão.
Eu fui fazer uma animação na época que usava ele, tinha um tapete com Displacement, Motion Blur e Dof na cena, o V-Ray deu mensagem de erro que não aceitava Motion Blur com Displacement.
Só na versão 1.48 que corrigiram isso, então, este tipo de problema é comum em todos os renders dessa geração.
Da mesma forma que o V-Ray arrumou este problema e vem arrumando vários outros, o Brazil Render também arrumou na versão 2.
Só que o Brazil Render só lança uma versão quando está toda pronta, por isso levaram anos para soltar o Brazil 2, enquanto que a Chaos lança uma versão nova do V-Ray com correção de bugs toda semana.
Por um lado é bom, as novidades e a correção de problemas chega mais rápido na mão dos usuários, mas por outro lado gera muito problema também, pois cada versão tem um determinado tipo de problema e os usuários que tem que descobrir qual é.
O Brazil é muito mais estável e confiável que o V-Ray, não dá tanto problema como ele.
Eu fiquei dois anos com o V-Ray trabalhando com animação e sofri muito, para quem trabalha com animação e tem que escolher entre Brazil e V-Ray, eu sugiro o Brazil Render.
Outro ponto forte do Brazil é o sistema de Cartoon, que é o melhor que eu já vi, é melhor do que o Final Toon.
Na versão 2 o Brazil gera Volume Caustics e outros efeitos que o V-Ray não permite.
O problema é que o Brazil Render quase não é usado por ninguém, porque quem quer facilidade e trabalha com maquete eletrônica, pode preferir o V-Ray.
Quem é mais profissional e trabalha com animação, vai preferir o Mental Ray, então, o Brazil Render fica no meio disso sem ganhar a simpatia de nenhuma das duas áreas.
Então, não tem material de estudo, não tem muita coisa sobre ele.
Acho mais jogo escolher o V-Ray ou o Mental Ray, dependendo do nível que deseja chegar na questão de renderização.
Abaixo duas animações feitas com o Brazil Render 1, isso foi na época do Max 5.
Claro que a qualidade é sofrível na net, mas dá para ver que ele é bom com animação, porque mesmo num PC fraco, da época do Max 5, e usando baixa configuração de GI, ele não gerou os flickers que o V-Ray gera com baixas configurações. Isso no caso do domino.
A animação do Webnews foi pra valer e renderizei com alta qualidade de GI, mas foi na boa em PCs daquela época, mesmo usando GI junto com Depth Of Field e tudo mais.
[video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/webnews.avi,320,280]
[video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/domino.avi,320,280]
Abraços