Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Renato   Sao Paulo - SP
Rafaelm   Rio Claro - SP - AC
Daniel   Rio Grande do Sul - AC
new   Belo Horizonte - MG
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

Mtgm1000   curitiba - AC

Debate Render Brazil

Por: RAPH  

Em: 15/03/2007 22:09

Oi Raph, tudo bem? A minha intenção não era nem te estimular e nem te desmotivar, mas apenas descrever a experiência que tive em animação com o Final Render, Brasil Render, V-Ray e Mental Ray, que foram os 4 renderizadores que estudei mais profundamente. Em animação o Final Render é o pior de todos e o Brazil Render é melhor do que o V-Ray, não pelos recursos, porque o V-Ray tem mais recursos na versão atual do que o Brazil Render 1.2, já que a versão 2 ninguém viu ainda, lançaram mas não fez muito estardalhaço. O problema do V-Ray é gerar flicker na animação com muita facilidade, só usando configurações bem altas que fica bom, o que eleva muito o tempo de render de uma animação. Neste aspecto o Mental Ray é maravilhoso, as vezes não gera Flicker nem usando configurações de preview, permitindo renders muito mais rápidos de animação sem apresentar defeitos. Por outro lado, o V-Ray é super fácil de configurar, as pessoas conseguem bons resultados com ele em poucos meses, as vezes em semanas e isso fez ele ficar muito popular no ramo de maquete eletrônica. Então, a minha sugestão é a mesma que o Tiago te deu, ou vai para o V-Ray ou vai para o Mental Ray, porque usar um render que quase ninguém usa é complicado, não tem com quem falar, não tem muito material, não tem tutoriais, tem menos compatibilidade com os recursos padrões do Max, como o Hair And Fur, que nem existia no programa quando o Brazil 1.2 foi criado, pode ser que na versão 2 aceite, mas é pouco provável, renders de terceiros são pouco compatíveis com os recursos do Max. Mas se quiser enfrentar isso mesmo assim, uma boa forma de se motivar é vendo os vídeos da Blur, eles só usam Max e Brazil Render, os vídeos são lindos, do nível da Pixar e da DreamWorks, mas só fazem curtas. O site é www.blur.com Boa parte dos recursos padrões do Max foi desenvolvido por eles no passado, há 10 anos atrás. A Splutterfish e a Blur ficam no mesmo prédio, trabalham muito ligados. E se você realmente traduzir o manual do Brazil Render, será um prazer muito grande publicar aqui na 3D1 com todos os seus créditos, porque é raríssimo material sobre ele, temos bastante de V-Ray e de Mental Ray, até de Maxwell, mas não tem nada de Brazil Render. Sobre as perguntas, imagem Still é imagem parada, sem animação, como as fotos feitas para arquitetura. Flicker é o defeito causado em vídeo quando alguma coisa muda drasticamente de um quadro para outro do vídeo. Isso causa um batimento no vídeo, como se o objeto em questão ficasse piscando. Quando você renderiza uma sequência de imagens em 3D para uma animação, a solução de iluminação tem que ser idêntica em todos os quadros, é isso que o V-Ray não consegue fazer bem com baixas configurações. Variando a iluminação de um quadro para outro, a iluminação da cena fica batendo, como se tivesse piscando, é o que chamamos de Flicker de GI. O flicker pode ser de qualquer coisa, qualquer coisa que mude de um frame para o outro e faça o vídeo "bater" é chamado de Flicker. Abraços
Fala André! Mas que vídeo maneiro esse do dominó hein! Muito criativo e ficou muito bom o resultado final com o Brazil. Eu quase não ouvia falar do Brazil e sempre tive curiosidade de saber como ele é, vindo de alguém que o conheça; principalmente pelo nome que este renderizador tem. RAPH, acho que você pode aproveitar a oportunidade que o "canal" 3d1 te oferece e fornecer material para que usuários novatos como eu possam se manter informados sobre o Brazil. Abraços! Daniel
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Só pra complementar o que o andre falou sobre a blur. AS animações deles realmente são maravilhosas mesmo. Mas nós somos reles mortais, pois a blur tem uma equipe de programadores que desnvolvem soluções específicas para as necessidades deles. Ou seja, se o brazil ou o max não fazem determinada coisa que eles precisam então eles criam essa solução. Existem muitos plugins da blur para download, são chamados de blurbeta, eles são gratuitos, eu já usei vários deles e gosto bastante principalmente dos mapas procedurais deles (mas é obvio tem algumas falhas, e são pesados). Vc encontra os plugins da blur para baixar no www.maxplugins.de http://www.maxplugins.de/max8.php?search=blur&sort=Author A propósito, para que qualquer plugin da blur funcione vc tem que instalar antes o plugin blurlib> http://www.maxplugins.de/r6_files/blurbeta/blurlib.zip (versão max 8, para outras versões é só procurar no site acima)
Caramba... quanta informação legal... to so acumulando... tem uns link legais que falam do brazil: http://www.highend3d.com/3dsmax/tutorials/rendering/brazil/251.html http://www.3dyanimacion.com/tutoriales/tutoriales.cfm?estado=ver&titulotutorial=Introducci%F3n%20a%20Brazil&codigo=3&tutorialID=14 http://www.hello-napalm.com/tuts.html
RAPH3D
Po.. Empaquei.... Alguem Sabe A Logica do 2d Mapa Filter? Que Fica Na Aba Image/texture Filtering Mudo Os Parametros, Desligo Ele... FaÇo de Tudo, Ate Chegar No Resultado Que Quero... Mas Nao A Logica Disso. To Tendo Problema Principalmente Com Bump Map.... Alguem Pode Me Dar Umas Dicas? Andreeee Socorro.... Rsrs
RAPH3D
eu nunca consigo ver seus video andré...qual o codec?
BRINCAR É A COISA MAIS SERIA QUE EXISTE - Rodrigo Amarante
Oi gente, tudo bem? Realmente, a Blur é uma ótima empresa e tem grandes programadores, como eu já comentei aqui, acho que neste tópico mesmo, quase tudo que o Max tem foi desenvolvido pela Blur. Quem usa o Max desde a versão 1 lembra que vinha os créditos da Blur em todos os mapas procedurais, no material e no mapa RayTrace, nos efeitos de Environment e em muitos outros recursos do Max. O Noise, o Dent, o Smoke, o Speckle, o Wave, o Wood, todos os mapas procedurais do Max foram desenvolvidos pela Blur, o próprio Raytrace do 3ds max foi desenvolvido pela Blur. Por tudo isso que eu achei que o Brazil Render teria uma grande compatibilidade com o Max, porque a Splutterfish fica dentro do prédio da Blur, então, o Brazil Render foi desenvolvido com grande apoio da Blur. Toda a parte de Cartoon do Brazil Render, que é um dos pontos fortes deste renderizador, foi desenvolvido pela Blur para fazer o filme do Bob Esponja no cinema. Então, certamente tem que creditar a qualidade maravilhosa das animações deles para essa equipe de ótimos profissionais, mas tudo que eles fazem é renderizado no Brazil Render, o que mostra a qualidade do renderizador também. Sobre o novo problema do Raph, é ai que começa a complicar, porque terá que aprender praticamente sozinho, não terá muita informação para te ajudar nestes detalhes, já que pouca gente usa este render e tem poucos tutoriais sobre ele na internet. Eu nem lembro deste item do 2D Map Filter, eu lembro muito pouco do Brazil, faz 4 anos que não uso ele ou mais. Sobre o codec de vídeo, eu uso sempre o Divx, que é o mais comum e o mais usado na internet. Ainda uso uma versão antiga dele para ficar mais compatível, uso o Divx 5.1 Baixa o Divx na internet e instala ele, certamente vai rodar o vídeo. Ou pode instalar o XVid, que entende o Divx e vai rodar na boa também. Abraços
Olá pessoal.... sou novo no tresd1 e gostaria de reacender as discussões sobre o Brazil Render..... sou arquiteto e gostaria de finalizar um projeto no Brazil .... no entanto não sou períto e nem tenho muito tempo para dar o acabamento que o projeto merece... talvez o faça posteriormente apenas para lustrar meu portifólio.....De qualquer maneira gostaria que alguém postasse sobre as imagens a seguir e as possíveis causas para tais problemas..... A minha idéia foi a seguinte:Reduzi o modelo em um arquivo separado e substitui um longo estrado de maderia por um único plano contendo o mesmo mapa..... feitos os ajustes em Max radius e photon energy meu resultado foi o que consta na primeira imagem..... não é muito boa mas é satisfatória...... em seguida salvei as soluções para o modelo original e reimportei a luz que desenolvi no modelo reduzido o resultado foi uma queimação da cena com a luz no interior completamente estorada.... alguém poderia me ajudar??? Desde já agradeço pea atenção!!
fl.
Essa seria a cena desejada (ainda tem muita coisa incompleta..... mas não seria esse o objetivo da questão) reparem como o interior do girau está agora queimando...... eu só não entendo o porquê disso afinal fiz a exclusão dos objetos que não deveriam refletir luz..... e mesmo assim ficou queimando...... ainda existem muitas imperfeições como a lona do guarda-sol que não é translucida .... e as sombras da luz celeste nos pés das mesas e cadeiras.... Façam quiaisquer comentários que possam me ajudar.....e tb reacender o tema... Pela atenção,obrigado!
fl.
alguém teria alguma idéia , mesmo que xula....... só pra que eu desencalhe disso?? abraço a todos
fl.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711206.

Total de membros registrados: 138734

Últimos membros registrados: Tiago 3, Honorshirleys, martinezo_86, Engcivil, Elyaquim, quelpo, ForeverHemp0125, Cowellronald.

Usuário(s) on-line na última hora: 424, sendo 15 membro(s) e 409 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Hot, Moura, Pedro Juliato, Eduardo Ramos, TadeuB79, Renatto, Guilherme Santos, Daniel Monteiro, Le_Andro, Osvaldo Arquiteto, Lucas Reis, MarcioBottega, Frederico Wagner N. R., Duda, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.