Oi Raph, tudo bem?
A minha intenção não era nem te estimular e nem te desmotivar, mas apenas descrever a experiência que tive em animação com o Final Render, Brasil Render, V-Ray e Mental Ray, que foram os 4 renderizadores que estudei mais profundamente.
Em animação o Final Render é o pior de todos e o Brazil Render é melhor do que o V-Ray, não pelos recursos, porque o V-Ray tem mais recursos na versão atual do que o Brazil Render 1.2, já que a versão 2 ninguém viu ainda, lançaram mas não fez muito estardalhaço.
O problema do V-Ray é gerar flicker na animação com muita facilidade, só usando configurações bem altas que fica bom, o que eleva muito o tempo de render de uma animação.
Neste aspecto o Mental Ray é maravilhoso, as vezes não gera Flicker nem usando configurações de preview, permitindo renders muito mais rápidos de animação sem apresentar defeitos.
Por outro lado, o V-Ray é super fácil de configurar, as pessoas conseguem bons resultados com ele em poucos meses, as vezes em semanas e isso fez ele ficar muito popular no ramo de maquete eletrônica.
Então, a minha sugestão é a mesma que o Tiago te deu, ou vai para o V-Ray ou vai para o Mental Ray, porque usar um render que quase ninguém usa é complicado, não tem com quem falar, não tem muito material, não tem tutoriais, tem menos compatibilidade com os recursos padrões do Max, como o Hair And Fur, que nem existia no programa quando o Brazil 1.2 foi criado, pode ser que na versão 2 aceite, mas é pouco provável, renders de terceiros são pouco compatíveis com os recursos do Max.
Mas se quiser enfrentar isso mesmo assim, uma boa forma de se motivar é vendo os vídeos da Blur, eles só usam Max e Brazil Render, os vídeos são lindos, do nível da Pixar e da DreamWorks, mas só fazem curtas.
O site é www.blur.com
Boa parte dos recursos padrões do Max foi desenvolvido por eles no passado, há 10 anos atrás.
A Splutterfish e a Blur ficam no mesmo prédio, trabalham muito ligados.
E se você realmente traduzir o manual do Brazil Render, será um prazer muito grande publicar aqui na 3D1 com todos os seus créditos, porque é raríssimo material sobre ele, temos bastante de V-Ray e de Mental Ray, até de Maxwell, mas não tem nada de Brazil Render.
Sobre as perguntas, imagem Still é imagem parada, sem animação, como as fotos feitas para arquitetura.
Flicker é o defeito causado em vídeo quando alguma coisa muda drasticamente de um quadro para outro do vídeo.
Isso causa um batimento no vídeo, como se o objeto em questão ficasse piscando.
Quando você renderiza uma sequência de imagens em 3D para uma animação, a solução de iluminação tem que ser idêntica em todos os quadros, é isso que o V-Ray não consegue fazer bem com baixas configurações.
Variando a iluminação de um quadro para outro, a iluminação da cena fica batendo, como se tivesse piscando, é o que chamamos de Flicker de GI.
O flicker pode ser de qualquer coisa, qualquer coisa que mude de um frame para o outro e faça o vídeo "bater" é chamado de Flicker.
Abraços