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materiais mais leves no VRAY

Por: 3duardo  

Em: 23/03/2007 09:58

E ae galera 3d!! Bom gostaria de saber se alguém sabe como deixar os materiais mais leves no VRAY meus renders mais simples estao demorando muito mesmo. Desde já brigadao!
E dai 3duardo Blz? Cara da uma olhadinha nesse tutorial tem umas dicas muito boas para melhorar o tempo de render. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=19563 Abraços
Olá Xará! Tudo certo? Um dos principais parâmetros dos materiais que levam o tempo dos renders pro espaço é o valor de subdivisão. Por padrão os vrayMTL vem com o valor 8. Dependendo do nível de detalhamento que vc deseja pode ser necessário subir esses valores e em alguns casos esse valores sobem para 25, 40 ou 50. Fica bom, mas demmmmooooraaa que é uma tristeza. Ontem o amigo Tiagodmed sugeriu este site que tem muita coisa sobre composição de materiais no vray. Dá uma checada: http://www.alzhem.com/sub1/tutorials.htm Abrs!!
Bom não sei que verção do vray vc esta usando, mas no rc3 foi adicionado ao vray material o canal opacity, para poder vazar o objeto com uso de mascaras. Bom ele é pesadissimo, é muito mais leve compor o material do vray com o blend e no outro canal usar uma material standar com opacity em 0. Mas esse é um dos raros casos que fica melhor não usar os recursos do proprio vray. Usar subdivision acima de 8 pesa muito o material, portanto só aumente esse valor se for realmente necessário. A opção translusence tb aumenta o peso do render. O displacement do material é muito pesado e estora as bordas do objeto, portanto quando for usar displacement usa o modificador vray displacement. Em muitos casos o displacement pode ser substituido por um normal bump, o que vai diminuir muito o tempo.
Pois é galera, uso a ultima versão do VRAY ( 1.50) e sempre ponho os materiais com 10 ou 20 de subdivision, pricipalmete quando tem madeira na parada, vou tentar baxar pra 8 ou 15 pra ver, o q vc´s acham?
O valor de subdivisão vai depender do detalhe que você precisa. Se for uma madeira com mix, para apresentar o verniz falhado ou bump para um rugosidade e a cena mostrar isso bem de perto aí vale à pena usar valores mais altos. Mas se for uma cena onde o material em questão aparece de longe então usa 8 ou 6. O importante é saber pra que serve cada parâmetro e quando utilizar, pois não existe "receita de bolo". Tudo funciona como uma rede. Não adianta de nada, por exemplo, vc fazer um super material se o sistema anti-aliasing estiver mal regulado. abrs!
Valeu gente! era mesmo a questão so subdivision q tava "travando" meus renders!

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