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Mnsg de Erro de Memória

Por: Daniel de Moura  

Em: 27/03/2007 09:03

:? Porque ocorre erro de memória num render de 300 dpi gerado pela janela print size wizard, será que inseri um valor muito grande em algum campo do mental ray. Se alguém souber.......agradeço a ajuda...... valew! isso ocorre numa cena de interior
Cara, se sua imagem for muito grande, pode dar erro de memória sim. O que vc pode fazer pra amenizar isso, é renderizar partes separadas da imagem e depois juntar tudo, por exemplo, no Photoshop. Ou utilizar o Render Passes, do Mental Ray, na guia Processing.
Grande leandro, valeu! Pode ser uma saída.........
Oi Daniel, tudo bem? O Max não foi feito para gerar imagens imensas para impressão, o Max foi feito para vídeo, onde a resolução é 720x480 pixels. Só no Max 6 que colocaram o Pint Size, já que muita gente da área de arquitetura passou a usar o programa para este fim. Antigamente tinha que fazer o cálculo "na mão" para saber a quantidade de pixels que seria necessário para renderizar para impressão, normalmente são mais de 3000 pixels, o que torna o render muito demorado e consome todos os recursos do sistema. Se a máquina não tiver muita memória RAM, vai ficar difícil mesmo de renderizar, porque o programa tem que calcular uma imagem imensa. O ideal é ter 2 GB de RAM, mas dá para trabalhar com 1 GB, menos é inviável. Na verdade o ideal é ter vários PCs bons em rede para renderizar, assim, terá o render num tempo economicamente viável. Mas conhecendo um pouco do Mental Ray, você consegue renderizar até num Pentium 100 com 256 MB de RAM, apesar de levar muito tempo. No vídeo curso de Mental Ray da 3D1 eu explico os macetes para conseguir isso. Vou te dar algumas dicas aqui que vão permitir que você renderize a imagem sem dar erro de memória, mas vai ficar mais lento o render, obviamente. Entra na janela Processing e habilite as opções Use Placeholder Objects, Use Mental Ray Map Manager e Conserve Memory. No campo Memory Limite coloque 1 vez e meia a quantidade de RAM que tem instalada na máquina, então, se tiver 1 GB de RAM, coloque 1500 no campo Memory Limit. Entra na janela Renderer e diminui o Bucket Width para 24, nesta mesma janela, diminua o Trace Depth, o Max Refractions e o Max Reflections para 4. Na lista Raytrace Acceleration, mude de BSP para Large BSP. Tente renderizar com estas configurações, não deve dar mais erro de memória, mas o render vai levar um bom tempo. Abraços
Valeu andré.......mas seria normal dar erro usando m pentium intel Core2 com 2Giga de memoria ram e 160 giga de hd? provavelmente foi um valor muito alto nas configurações do GI, voce naum acha? ou ainda seria indicado eu usar esse procedimento? mesmo assim......suas dicas são muitoimportantes.
Oi Daniel, tudo bem? Para você ter uma idéia, eu sempre fiz tudo que quis num Athlon 2.6 com 1 GB de RAM, 40 GB de HD e com pau num dos pentes de memória ainda. Pode demorar, mas faz, dar mensagem de erro nunca dá, a não ser quando está muito no começo e não conhece o render. Depois que tiver um conhecimento básico nele nunca mais dará mensagem de erro. Com certeza absoluta a configuração da cena está demasiadamente exagerada, mas podem ser muitos fatores juntos. Com certeza não é apenas pela quantidade de Photons, porque numa cena configurada corretamente, você pode colocar um milhão de Photons que renderizará sem problema e ainda será muito mais rápido do que apoiar o render no Final Gather, que é bem mais demorado. Como eu explico no vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1, vale muito mais a pena se apoiar nos Photons do que no Final Gather e quanto mais Photons tiver na cena, menos Samples você pode usar de Final Gather. Diversos recursos podem ocasionar problema de memória se estiverem exagerados, desde materiais até as próprias configurações do Render, é muito difícil de dizer exatamente o que é. Mas seja como for, com certeza absoluta vai parar de dar essa mensagem de erro fazendo as coisas que eu expliquei na mensagem anterior, a não ser que realmente tenha um problema muito grave na sua cena. Abraços
Valeu andré, acredito que realmente a cena está mal configurada!

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