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frizos em parede no AutoCad

Por: Arthur  

Em: 07/04/2007 14:35

Olá pessoal do 3D1! Aqui estou eu novamente perguntando sobre AutoCad. Aí vai a pergunta: Como eu faço para criar frizos em uma parede no autocad? :ideia: Eu faria da tal forma: Criar retângulos do tamanho do frizo no lugar desejado. Depois mover, extrudar e finalizar com um substract. Só acho trabalhoso. Não sei se existe outra forma? Agradeço desde já!
Nunca deixa para depois o que podes fazer agora!
Arthur ! Blz? Eu faria o seguinte e acho bem mais rapido que fazer os retangulos. crie um perfil da parede onde vai ter o friso . isso em uma vista frontal ou lateral ! como achar melhor colocar o perfil! porque se vc tem uma parede detalhada exemplo fachada . Acho interessante trabalhar bem ela . E para adiantar seus trabalhos pode usar perfil que vc criou . Para vc usar ele vc cria uma poliline para fazer o trajeto da extrude escolha o perfil e P - para path só clicar na poliline. tambem pode fazer sancas assim ! Acho mais rapido que criar os retangulos copia-los , move-lo , extrudar e subtrai-los como cansa !rsrsrsrrs! se vc quiser que frisos em toda as paredes é só criar um trajeto em todo perimetro . Fiz umas imagens pra vc ! espero ter te ajudado. Um Abraço !
Olá, Arthur tudo bem? A dica do João Melo é muito boa, espero poder ajudar também Quando se faz modelagem com CAD, fica clara a predominância das operações booleanas. Você constrói sólidos à partir de formas 2D simples, com auxílio de extrusões, revoluções e depois usa subtração, adição e intersecção de sólidos... O modo como você está fazendo os frisos não é o mais simples na minha opinião, mas te dá um maior controle sobre o desenho. O que pode tornar esse processo mais rápido é o método de edição. Com o auxílio de copy e array você pode minimizar o tempo, porém às vêzes, é nescessário saber de antemão como o desenho vai ficar, e isso implica em cálculos. Em todo caso, existem dois comandos simples em 3D, que apesar de não gerarem sólidos e sim superfícies, podem ser úteis nesse tipo de trabalho. São eles: RULESURF e TABSURF AutoCAD 2004 RULESURF Toolbar: SURFACES Menu: DRAW > SURFACES > RULED SURFACE Define uma malha poligonal entre dois objetos selecionados, que representam uma superfície por réguas. Esses objetos podem ser: um círculo, um arco, um segmento de reta, uma elipse ou polilinhas 2D e3D. Caso um dos objetos seja uma polilinha fechada ou um círculo, o outro deverá ser também um círculo, uma polilinha fechada ou um ponto. Metendo a mão na graxa: Mude sua vista para isométrica no menu view > 3D views > SE Isometrics Desenhe no plano XY ( UCS WORLD ) de preferência com a ferramenta spline, uma linha cheia de curvas. Veja a imagem anexa. Essa linha será a base de uma cortina da sala. Encerre o comando. Depois desenhe uma linha reta ( DRAW > LINE ), clicando de um endpoint a outro dessa minhoca que você fez. Mova essa linha reta somente na coordenada Z, por exemplo, @0,0,100 . Pronto, a minhoca é o primeiro objeto e a reta o segundo. Já que estamos falando de frisos nesse momento eu gostaria de frisar que a minhoca pode ser substituída pelo perfil dos frisos. Agora aplicamos o RULESURF. Command: Rulesurf Current wire frame density: SURFTAB1 =100 Select first defining curve: selecione o primeiro objeto Select second defining curve: selecione o segundo objeto Command: Seu desenho deverá ficar parecido com o da imagem. SURFTAB1 E SURFTAB2 A variável SURFTAB1 controla quantas faces haverá em torno do eixo de rotação A variável SURFTAB2 controla quantas faces haverá ao longo da curva mestra. Command: Surftab1 Enter new value for surftab1 <6> entre com o número de faces Command: Command: Surftab2 Enter new value for surftab2 <6> entre com o número de faces Command: No caso da cortina eu usei um surftab 100, porque com um valor muito menor, ela se pareceria com tudo menos uma cortina. TABSURF Menu: DRAW > SURFACES > TABULATED SURFACES Toolbar: SURFACES Com o comando tabsurf, é possível criar uma malha de superfície representando uma superfície tabulada genérica definida por uma curva de caminho e um vetor de direção. A curva do caminho pode ser uma linha, um arco, um círculo. O vetor de direção pode ser uma linha ou uma polilinha aberta 2D ou 3D. Metendo a mão na graxa II : Imagine que você quer desenhar uma telha de amianto ( dessas que costumam voar durantes as tempestades ). Ainda na vista isométrica, mude seu UCS para Right ( toolbar UCS II ). Desenhe um círculo com um raio qualquer, não muito grande. Depois ative o modo ortogonal ( F8 ) e desenhe uma linha partindo do centro do círculo e se afastando na direção do eixo x. Agora mova o círculo de modo que ele seja atravessado pela linha e sobre um pequeno pedaço dela pra fora do círculo vindo na sua direção em relação ao eixo x. Não apague a linha ainda. Copie o círculo a partir de um ponto acima dele, ( não precisa pegar pelo centro ) levando a cópia no eixo x em direção á tela do micro se afastando de você. Usando trim, corte os dois círculos, sendo a linha o limite de corte. Corte um círculo acima da linha e o outro abaixo. Você devará ter dois arcos inversos. Mova um deles a partir de seu endpoint até o endpoint mais próximo do outro arco. Você acaba de fazer uma parte do perfil da telha de amianto. Se quiser copie novamente os dois arcos quantas vêzes desejar. Feito isso desenhe uma nova linha ( dessa vêz no UCS World ), partindo do endpoint que está mais próximo de você na tela, da linha que já existia atravessando os círculos, indo em direção ao eixo x. Essa linha não precisa estar colada aos arcos, ela servirá apenas para mostrar a direção ao comando. Agora você pode apagar a primeira linha que fêz. E por falar nisso, qual era o camando mesmo ?? Ah tá, era TABSURF , desculpe. Command: Tabsurf Currenty wire frame density : SURFTAB1=6 Select object for path curve: selecione um arco Select object for direction vector: selecione a linha que sobrou Command: Eu sei que o desenho não é uma obra de arte mas é só para ilustrar. Espero ter ajudado. Boa sorte.
Respondendo: João Melo, realmente muito boa sua explicação. Só tirando uma dúvida: fazendo o friso do seu jeito eu terei de fazer uma extrusão horinzontal? Só uma dúvida que me surgiu! Silvio_Dunero, muito boa mesmo sa explicação. Mas fazendo passo a passo a cortina, o resultado são linhas retas, que acompanham soménte até o pivo da cruva, não acompanhando a curva propriamente dita, com isso não consigo realizar os comando surftab! Fiz e refiz a cortina e o resultado é sempre o mesmo, linhas retas partindo de cima até a linha curva inferior, não sei se me entende, mas teria como me explicar o que acontece? Agradeço muito pela explicação de vocês! Valeu mesmo! ;)
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No desenho a linha curva está diretamente abaixo da linha reta. Imagine você colocar uma corda no chão de um modo que ela faça ondas como no desenho. Depois colocar uma vara de pescar por exemplo, bem em cima dessa corda. Aí você levanta a vara de pescar do chão mantendo-a bem acima da corda. Bem é isso. Eu fiz essa pequena lição e escrevi passo a passo enquanto fazia pra não ter erro. Quando for desenhar as linhas experimente usar o UCS World na vista TOP. Faça a curvada e depois faça a linha reta pegando de um endpoint a outro, e mova-a pra cima ( agora já vendo em isométrica ). Era pra dar certo.
Olá... Uso muito o seguinte recurso: 1. Faço as paredes em solid (sempre...) 2. Crio réguas em solid, separadamente, no formato dos frisos. 3. Coloco as ditas réguas na posição dos frisos. 4. Subtraio (com subtract) as réguas da parede. (-Subtract; selecione a "parede"; enter; selecione as réguas; enter) Abraços Edde
Edde: Em outras palavras é como eu sempre faço. hehe. Mas na minha opinião é um dos métodos mais simples para um iniciante como eu.
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Eu faço do jeito que o EDDE falou ae em cima, acho que é o jeito mais rapido e facil de fazer os frizos ! Abs 3D !
Loggia Arquitetos Associados Não vivo de renda e sim de render ! www.loggiastudio.com
Flw!
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