Oi Becker, tudo bem?
É normal se sentir perdido no começo, não só com os nomes de efeitos e recursos, mas com tudo no programa, pois o Max é um programa super complexo, leva de 4 a 7 anos para dominar, nos primeiros meses é complicado mesmo, mas logo você vai se inteirando dos assuntos e vai começar a se sentir mais a vontade no programa.
Sobre os modelos e texturas, é legal você baixar e usar independente do tempo que tem de Max, mas Plug-ins e Scripts não é legal não.
Porque o Max já tem muitos recursos, se instalar plug-ins e scripts no começo, nem vai saber o que é de plug-in e o que é do max, normalmente não vai nem saber onde o plug-in aparece no programa.
Além disso, quanto menos plug-ins tiver instalado, melhor, porque a maior causa de problemas e instabilidades no Max é a instalação de plug-ins.
Hoje em dia o Max não precisa de plug-ins para nada, eu uso sem plug-in nenhum desde o Max 6 e não sinto a menor falta.
Apenas em alguns casos que são necessários, como simulação realista de fluídos por exemplo.
Os plug-ins gratuitos são legais em algumas situações porque vão fazer o que precisa com muito menos trabalho, mas só vale a pena se tiver numa situação dessa, ai vai instalar só o que precisa e depois que terminar o servido vai desinstalar.
Para poder saber se precisa mesmo do plug-in, é necessário conhecer bem o Max, já que quase tudo pode ser feito nele sem plug-ins, então, vale mais a pena estudar bem o Max e esquecer de plug-ins pelos primeiros 2 anos.
Sobre modelos diversos, a 3D1 tem um CD com 1900 modelos de tudo que você possa imaginar, mas só vale a pena comprar quando estiver trabalhando realmente com maquete eletrônica.
Também é importante saber modelar alguma coisa, para poder fazer modelos personalizados conforme a sua necessidade.
Eu tenho alguns objetos de decoração que os leitores enviaram para postar na seção de Modelos, vou postar alguns na semana que vem.
Para modelar o projeto arquitetônico, você pode usar o Max mesmo, ele oferece bons recursos para isso.
Mas o Max não é um programa técnico, então, não dá para desenhar o projeto nele com precisão.
Para modelar a maquete nele você precisa importar a planta baixa 2D criada no AutoCAD, ai fica fácil de manter a precisão e modelar tudo rapidamente.
Pode usar o Wall para fazer as paredes, ele fica dentro do menu Creat>AEC Extended.
Depois pode criar portas e janelas automaticamente, é só usar o Doors e o Windows que fica dentro do menu Creat também.
Depois que criar a porta ou janela, use o Select And Link para lincar a porta ou janela na parede, assim, o buraco é aberto na parede automaticamente.
Por fim, aproveito para agradecer pela propaganda dos CDs que o Daniel fez, porque é diferente eu falar que é bom e um leitor que comprou falar que é bom.
Muito obrigado mesmo, porque a 3D1 só existe graças aos CDs, se não fossem eles, o site teria saido do ar com menos de 3 anos de vida.
Abraços