Mental Ray 3.5 - manchas coloridas...Bug ??

Por: Marcus Lutz  

Em: 03/05/2007 11:00

Olá pessoal !! Estou a alguns dias tentando renderizar um vídeo externo de uma casa e em alguns frames aparecem manchas estranhas. Primeiro começou aparecendo no telhado aí tentei de tudo mexendo nas configurações do mental-ray e nada, por ultimo remodelei o telhado de maneira diferente aí parou de aparecer as manchas. Agora esta aparecendo na calçada. São 3 máquinas renderizando os frames, mas as manchas aparecem independente de qual máquina esta renderizando, e aparecem em frames aleatórios numa média de a cada 10 frames. A iluminação é a "daylight system" com tudo no default. Pessoal, algum de vocês ja conseguiu contornar esse problema ?? Não sei mais o que fazer, o prazo de entrega esta terminando e estou entrando em desespero !! :00:
Já tentou mudar as luzes para sky e sun MR? Marco.
Marco.
Oi Marcus, tudo bem? Podem ser vários problemas, o principal é estar usando o Max 9, outros leitores também estão reclamando de Flicker em animação, o Marco Tomaselli postou vários tópicos sobre isso essa semana, lá no grupo de estudo sobre Mental Ray estamos comentando sobre isso. Num teste de animação que eu fiz, aparece uns quadradinhos pretos no frame 90, só nesse, a animação tinha 100 frames. Mas no Max 8 isso nunca aconteceu e eu fiz muitas animações nele. Então, como eu falo aqui desde que o Max 9 saiu, essa versão é um protótipo, não saiu completa, falta um monte de coisas, algumas colocaram de volta com o Service Pack e o Productivity Booster, mas eu não sinto confiança para fazer nada profissional nele, por isso que uso o Max 8. Agora, seja como for, você está usando recursos criados para facilitar para iniciantes em arquitetura que não são adequados para animação. Em animação tem que configurar o Mental Ray "a moda antiga", porque estes recursos novos que colocaram para facilitar e atrair usuários do V-Ray, só servem para imagem estática, da mesma forma que acontece no V-Ray. Uma imagem estática que fica boa no V-Ray, gera um monte de flickers em animação, o mesmo acontece com estes novos recursos do Mental Ray. Se está usando materiais Arch&Design, vale a mesma coisa, é um material super otimizado e facilitado para atrair usuários que querem facilidade para criar imagens estáticas, não serve para animação, vai gerar flickers. Se fez essas coisas, mude os materiais e configure o Mental Ray ajustando o Radius como sempre foi feito, assim, no mínimo vai diminuir muito a chance de dar problemas. Porque se tivessem estes recursos no Max 8, iria gerar flicker da mesma forma, são recursos que não servem para animação. Abraços
André, Muito obrigado por clarear minha cabeça nessa hora difícil. Ja fiz um teste aqui substituindo os materiais Arch&Design por Standard. Renderizei os frames que estavam com as manchas e parece q agora vai dar certo. Com relação ao Radius, eu não estou ativando o GI, estou usando apenas o FG para simplificar ao máximo o cálculo. Então você acha que seria o caso de diminuir o número de "Rays per FG point" e no "Final Gather Point Interpolation" aumentar o Radius ? Uma coisa que eu descobri é que as manchas coloridas aparecem independente da qualidade do FG, inclusive durante o calculo elas não aparecem, só na renderização propriamente dita. Os frames estão renderizando numa média de 6mins cada um num tamanho 720x486. O FG eu calculo previamente, fazendo um somatorio para frames com a camera em pontos diferentes. Cada máquina é um Dual Core 2.8mhz com 2GB de ram. E com relação ao Daylight System ?? Você recomendaria substitui-lo pela tradicional Skylight e mrSun como o Marco falou acima ?? Eu gosto muito da praticidade e qualidade da iluminação do daylight system. Grande Abraço !!
Oi Marcus, tudo bem? O Final Gather também tem Radius, era justamente sobre isso que eu estava falando, usando aquele recurso de Interpolate Over Num FG Points, não tem como ficar bom, é um recurso feito para facilitar para quem trabalha com imagem still em arquitetura. Não sei porque colocaram um nome tão curto também neste parâmetro, poderia ser mais longo. :) Tudo que é muito fácil e muito prático, é super limitado e problemático, pode ver por ai. O que torna o Mental Ray um render mais poderoso que os outros é o controle sobre tudo, bem por isso que ele é mais complexo, mas está tudo na sua mão, pode ajustar como quiser, o que muitos outros renders não deixam, tudo fica igual. Usar estes recursos novos que foram colocados para facilitar para quem só trabalha com arquitetura, vai criar problemas em animação. E sobre o lance do Final Gather para animação, não é igual o V-Ray, não funciona dessa forma fazendo apenas o cálculo de alguns Frames, por isso que animação fica ruim no v-Ray usando este processo, só serve para cenas simples e se não renderizar muitos mapas, sempre aparecem defeitos. O cálculo do Final Gather é View Dependent, tem que ser feito em todos os Frames, mas deixando o Rebuild ligado, ele vai incrementar o mapa, calculando apenas o que falta naquele Frame, mas tem que ser feito em todos, caso contrário, não tem como ficar bom. Só o Photons que não é View Dependent e pode ser feito um cálculo só para toda a cena, como eu explico no vídeo curso de Mental Ray da 3D1, você tem o vídeo, né? Dá uma olhada nele que eu mostro como configurar o Radius do FG para ficar com boa qualidade, é isso que precisa ser feito em vez de usar o recurso novo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711183.

Total de membros registrados: 138697

Últimos membros registrados: gojicream, wawecap, wlacc, ForeverHempGum, Bittingertroys, manyoloordertest, vihair, Dreamzy8520.

Usuário(s) on-line na última hora: 327, sendo 12 membro(s) e 315 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: DeividRobert, gojicream, ForeverHempGum, wlacc, NunoGarcia, Antonio, Bittingertroys, wawecap, Luan, Rodrigo, jessicatorres, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.