Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

carlosmrj   Petrópolis rj e São Paulo sp - SP
An3dre   Araras / SP - SP
Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
J.F.Verissimo   Recife - AC
MCODesign   Ipiranga - SP - SP

Portfólios Ver Mais

samupedrosa   Rio Verde - AC
armandoumas   Belo Horizonte - MG
Ariel Alencar   Dracena - SP
Daniel Almeyda   João Pessoa - Paraíba - PB

Que materiais usar em Maquete ?

Por: modena3d  

Em: 07/05/2007 10:14

Algúém saberia que material se usa para fazer maquetes (manuais)... ???
Seja mais claro, a sua pergunta está um tanto vaga.
Olá mode Concordo com o Rogério, sua pergunt aesta muito vaga heheh mas respondendo oq eu entendi: Bom em primeiro lugar que render vc ta usando ? Pra cada render tem um tipo de material que vai deixar sua cena mais realista, no caso do Vray vc abrindo o browser de material vc pode ir em VrayMat para criar um materialpara o Vray, aque mesmo na 3D1 vc encontra tutorias sobre a criaçãp de materias muito legais, ate mesmo materiais pronto para o Menta Ray e o Vray muito uteis xD Abraço, espero ter ajudado!
Pessoal, acredito que ele se referiu as maquetes reais, de papel, espuma, isopor, palito... Acredito q tenha nomes especificos e materiais diversos p simular as diversas densidades, texturas, cores... Portanto Mode, creio q será dificil, so alguem das antigas q te ajude pq aqui eh forum de Maquete Eletrônica!
Pois é pessoal! Para mim ficou claro como sendo maquete real. Eu fazia no tempo de faculdade usando papel kraft para as paredes, usava texturas feitas no computador para simular pedras etc e tinha um papel ondulado que servia para as telhas. Pra ficar na escala, eu imprimia num papel e montava tudo em cima das referências. Plástico de transparência funciona bem para os vidros. A grama pode ser feita com impressão ou com papel crepon verde. Tinha um jeit de cortar esse papel que formavam os cabelinhos da grama (nem lembro mais). Eu já fiz alguma coisa com isopor, mas nunca gostei de trabalhar com esse material. Espero ter ajudado. abrs!
Caro Mode Para não haver enganos, a nomenclatura correta para este tipo de maquete é Maquete Física, blz? Olha, faz séculos que não faço maquetes físicas... desde a época de faculdade. Mas os materiais podem variar muito, em função do tipo, escala e finalidade das maquetes. Como em sua grande maioria, as maquetes físicas são feitas para construtoras, vou citar alguns materiais mais comuns utilizados na minha época, para este tipo de trabalho. O MDF é considerado um dos melhores materiais para maquetes devido ao seu relativo fácil manuseio, mas ao mesmo tempo confere estabilidade e rigidez a estrutura da maquete. Pode ser cortado até com um estilete bem afiado, desde que a chapa não seja muito grossa, claro. O fato de aceitar os mais variados acabamentos torna-o um material muito versátil. Existe também o Cartão Maquete, que consiste em um “sanduíche” de duas folhas tipo cartolina, com o seu interior preenchido com espuma de poliuretano. Madeira Balsa é outra opção. Telhados podem ser facilmente representados com Cartão Canelado (ondulado). Existem algumas técnicas de pintura e texturas a serem aplicados sobre este cartão, para uma representação mais real das telhas. A utilização de aerógrafo é uma das melhores opções neste caso. Para vidros, em geral chapas de plástico transparente são ótimas soluções. O acrílico ou polimetil-metacrilato é uma opção mais cara e que deve ser utilizado em situações específicas, uma vez que seu manuseio é bem mais difícil, pois é um polímero muito duro e praticamente impossível de ser utilizar um estilete para cortá-lo se espessura da chapa passar de 0,5 mm. Até chapas de radiográfias podem ser utilizadas em maquetes físicas. Para vidros espelhados a melhor opção é aplicar películas de controle solar. Este é um dos poucos casos na confecção de maquetes físicas, em que se utiliza o mesmo material que na construção real. Para vegetação, existem muitas miniaturas prontas de árvores e arbustos, mas nada impede que sejam confeccionadas manualmente com arames (aqueles com revestimento plástico de várias cores), espumas, esponjas naturais e plásticas, gravetos pintados ou [i:557ce51bcf]in natura[/i:557ce51bcf], etc. A grama, que sempre acaba sendo um “problema”, pois varia muito sua textura em função da escala que está sendo feita a maquete. Então os materiais utilizados para sua confecção variam muito para cada situação. Vai desde serragem à areia de praia, tingidas. Quanto à modelagem topográfica, costuma-se utilizar chapas de isopor, com um tipo de massa plástica para fazer o preenchimento entre as mesmas. Entretanto, apesar de ser mais cara, as chapas de Espuma de Poliuretano (as mesmas utilizadas na confecção de pranchas de surf) são muito mais resistentes e moldáveis que o isopor, proporcionando um acabamento muito melhor com um tempo bem inferior ao isopor. É preciso analisar a relação custo/benefício entre esses materiais na hora de optar por um e outro. Independente dos materiais possa ou não ser utilizados em uma Maquete Física, vai muito também da criatividade e experiência de cada um, pois para uma mesma representação em escala, poderão ser utilizados os mais variados materiais e acabamentos. Então não existe uma norma ou regra definitiva para a construção de Maquetes. O que vale é capacidade de visualização ao pegar um material qualquer e poder transformá-lo naquilo que se precisa. Espero que tenha lhe esclarecido um pouco sobre o assunto Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Juliano ... vc eh o kra haha! =D
Sabe me veio a ideia .. acho que seria legal o pessoal postar que tipo de material usa pra cada coisa, coisas simples como paredes ... qual as configuraoes e talz pra trocarmos umas ideias e chega em um material melhor quem sabe xD vo faze um Topico ale
Hehehe... que nada velho! Por falar em Maquetes Físicas, juntamente com Perspectivas (desenhadas na prancheta)... estes foram um dos motivos que me levaram a começar estudar 3D no AutoCAD... porque nunca gostei de fazer maquetes ou de perspectivas... Perpec. à mão livre eu gosto... curto muito, tanto é que sempre faço um estudo juntamente com a planta baixa, antes de começar o projetar e depois passar para o CAD. Mas aquelas de ficar puxando os pontos de fuga... arrrgh!!!
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Galera realmente é sobre a maquete física , mesmo, é que eu não sabia o termo que se referia a ela... Juliano, show de bola as suas explicações em, vlw mesmo!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711183.

Total de membros registrados: 138697

Últimos membros registrados: gojicream, wawecap, wlacc, ForeverHempGum, Bittingertroys, manyoloordertest, vihair, Dreamzy8520.

Usuário(s) on-line na última hora: 388, sendo 14 membro(s) e 374 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: DeividRobert, gojicream, Hot, tsmodelagem3d, wlacc, NunoGarcia, Bittingertroys, wawecap, Ricardo Paranhos, Moura, Luan, Rodrigo, jessicatorres, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.