Olá meninos!
Obrigada pelas respsotas!
É o seguinte. Eu uso o 3D Max9 e eu não renderizo com o Scanline, mas com o MentalRay.
Na photometric freearea da janela eu desliguei a sombra da luz. Aparentemente resolveu um pouco, mas não ficou lá essas coisas. Creio eu que foi mesmo o material, coloquei um standard qualquer com opacidade nas cortinas, talvez pode ter sido isso.
Usei FG e GI na renderização.
Algumas manchas de luz dão-se por estar vazando a luz de fora, mas eu já corrigi isso para a próxima renderização (que está correndo) com um plane com o mesmo material do forro acima do mesmo.
Modifiquei o material do vidro, coloquei um que tem a configuração do mentalray mesmo, ao invés do padrão de vidro que tem nos templates para janelas do Max, que era o que eu estava usando.
O vaso do canto esquerdo estava com um material que eu, na verdade, nem sei o que aconteceu com ele, por isso modifiquei-o também.
Troquei as cortinas por três persianas. Usei o opacity para fazer as aberturas. Resolveu o problema das 'manchinhas', pois elas não aparecem mais na cena (deido ao fato de eu ter trocado as cortinas transparentes pela persiana opaca ehehehehe).
Daniel, o que você disse acho que se aplica à minha cena, eu usei o metal(lume) nas esquadrias. Mas no campo reflection eu uso apenas o RayTrace.
Quanto a aumentar os samples da luz, eu já tentei e não adiantou, além de deixar a cena muito pesada. Acho que o jeito foi desligar a sombra da freearea mesmo, e ter modificado o material da cortina.
Bom, meninos, vou esperar renderizar a próxima cena aqui para postar para vocês verem o resultado.
Obrigada pelas dicas!!!
God kväll! ;)