Problemas com FreeArea photometric

Por: Priscila  

Em: 24/05/2007 15:20

Oi gente! Depois de muito tempo resolvi aparecer ehhehehe É o seguinte, estou fazendo esta cena de um quarto, mas estou com problemas com a iluminação usando FreeArea light das luzes fotométricas. A que está me dando problema é a que está localizada bem em frente à janela, por trás das cortinas: Toda vez que renderizo, usando ou nao o FG e o GI, ela forma esse monte de bolinhas. Se eu tiro as cortinas, as 'bolinhas' aparecem em volta da luz, que tem as mesmas dimensões da janela. Nas fotos pequenas não da pra ver muito, mas na que tem as cortinas da pra ver. Já não sei mais o que eu faço! Nesta cena tem 3 luzes. A do sol, que cruza a janela, uma IES Sun. Tem a freearea que está na frente da janela e uma outra freearea que está na parede por trás da câmera. Alguém pode me ajudar? Obrigada!!!
ola Priscila vc deve estar usando o scaline para renderizar C estiver eu aconselho a usar o metal ray que a qualidade do seu trabalho vai ficar muito melhor, aqui no site da 3d1 tem alguns tutoriais ensinando a usar o mental em cenas internas, como a sua cena nao eh muito complexa vc consegue fazer uma boa iluminação com um bom estudo dependendo da sua experiencia com o max, Ou poderia usar o v-ray tb que eh mais rapido para vc aprender a usar, outra coisa que eu percebi que acho q avc esta usando algum tipo de vidro na janela, e para o a luz do sol entrar melhor no quarto vc nao deve usar vidro na janela...
http://www.flickr.com/photos/30692236@N08/
Olá Priscila! Legal que vc apareceu por aqui! Nem posso te ajudar muito, pois estou aprendendo a usar o mentalray pelo videocurso e os meus results ainda estão inferiores comparados aos daquela outra cena que tu trabalhou bastante por aqui. Só corrigindo o Denisfg: não tem problema em usar vidro na janela. O ideal é que a cena tenha todos os objetos de uma situação real. O que deve ser feito é um material vidro que permita a passagem da luz. No vray, é só habilitar o affect shadow. No MR deve ter algo parecido na config do material. Sobre o problema com a luz... tenta usar uma MRspot na janela, aumentando os parametros do area light para ficar do tamanho da abertura da janela. Espero ter ajudado! abração!
bah.....será que estou falando besteira?.....v. está usando algum shader nos maps? no campo reflection? está usando metal(lume)?.na janela ou nas cortinas?.....as vezes renderizo cenas usando este shader, e ele aumenta o relfexo dos materiais quando o campo blur reflaction,,,,está ativado ae as cenas ficam com certos pigmentos na renderização....... Sei lá talvez te ajude.......
Tenta aumentar os samples da luz.
Olá meninos! Obrigada pelas respsotas! É o seguinte. Eu uso o 3D Max9 e eu não renderizo com o Scanline, mas com o MentalRay. Na photometric freearea da janela eu desliguei a sombra da luz. Aparentemente resolveu um pouco, mas não ficou lá essas coisas. Creio eu que foi mesmo o material, coloquei um standard qualquer com opacidade nas cortinas, talvez pode ter sido isso. Usei FG e GI na renderização. Algumas manchas de luz dão-se por estar vazando a luz de fora, mas eu já corrigi isso para a próxima renderização (que está correndo) com um plane com o mesmo material do forro acima do mesmo. Modifiquei o material do vidro, coloquei um que tem a configuração do mentalray mesmo, ao invés do padrão de vidro que tem nos templates para janelas do Max, que era o que eu estava usando. O vaso do canto esquerdo estava com um material que eu, na verdade, nem sei o que aconteceu com ele, por isso modifiquei-o também. Troquei as cortinas por três persianas. Usei o opacity para fazer as aberturas. Resolveu o problema das 'manchinhas', pois elas não aparecem mais na cena (deido ao fato de eu ter trocado as cortinas transparentes pela persiana opaca ehehehehe). Daniel, o que você disse acho que se aplica à minha cena, eu usei o metal(lume) nas esquadrias. Mas no campo reflection eu uso apenas o RayTrace. Quanto a aumentar os samples da luz, eu já tentei e não adiantou, além de deixar a cena muito pesada. Acho que o jeito foi desligar a sombra da freearea mesmo, e ter modificado o material da cortina. Bom, meninos, vou esperar renderizar a próxima cena aqui para postar para vocês verem o resultado. Obrigada pelas dicas!!! God kväll! ;)
É, pessoal. O fim deu isso aí hehhehehehe Pri.
Tá bem melhor! Mas ainda falta mais luz na cena. Dá uma melhorada também na perspectiva, ela ficou muito esticada. O piso está apresentando uma emenda em alguns rejuntes que parecem mais largos que outros. Conforme vc for postando os results te darei mais dicas sobre os materiais, cores etc... abrs!
Oi Piscila, tudo bem? Parabéns, você está indo bem no Mental Ray. O granulado na cena foi causado pelo baixo Samples nas luzes Photometrics, com certeza, como o Bernardo disse. Aumentando a qualidade das sombras nas Photometrics, o granulado some. O Antialiasing do Mental Ray também ajuda muito a diminuir o granulado. Agora, as manchas claras e escuras nos cantos que aparecem nas primeiras imagens, é baixa qualidade do GI, quando aumentou a qualidade as manchas sumiram. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711194.

Total de membros registrados: 138714

Últimos membros registrados: leansculpt, Guilhermegrc, Frenette, Lessieshelms, mitolyntestbuy, xenoprostcapsule, ForeverHempGummiesReviewsAU, wellherbs.

Usuário(s) on-line na última hora: 413, sendo 12 membro(s) e 401 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luan, NunoGarcia, CNC, Ronaldo, Rodrigo, Renatto, Willmitnick, Frenette, Lessieshelms, Guilhermegrc, Thiago Couto, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.