Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
damorim1   Diadema-sp - AC
Alexandro   Cascavel - PR
Uilian   Santa Maria

Portfólios Ver Mais

Fernando Progetti   Arapongas,PR - PR
Moro.3D   Brazil - SC
Wagner Souza   Londrina - PR
sergino   boa vista/RR - RR

Forma de trabalhar em escala real no Max

Por: bernardomb  

Em: 01/06/2007 20:38

Oi gente, tudo bem! De tanto fuçar no Max para tentar resolver meu problema ( http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22959&highlight=spinners ) acabei tendo uma idéia de uma forma de trabalhar em escala real no Max sem causar os problemas tão conhecidos em tentar o faze-lo. E o seguinte: > Partindo do principio que uma polegada é 2.54cm então colocando Display Unit Setup em Centimeters e System Unit Scale com valor da razão 1inch/2.54cm (aproximadamente 0,39). Com isso podemos trabalhar em cm e o Max entenderá esse workflow pois estará em em seu sistema padrão (inches).
Oi gente, tudo bem! Fiz um testizinho no MR com essa unidade.
mmm... muito interessante isso pq gosto de trabalhar com objetos em tamanho real. Vou testar aqui e depois dou retorno. Valeu a dica bernardomb. Abração. Everton Fonseca.
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." - (Mateus, V, 1-12.)
Oi gente, tudo bem? Existem muitas formas de trabalhar em escala real no Max, existem diversas combinações de unidades que dá certo. Existem diversas opções, mas as piores é quando modifica o System Units Setup, porque ai vai estar mexendo nas unidades internas do Max e não apenas nas unidades que ele mostra nos parâmetros. Mas seja como for, o problema não é escolher uma dessas várias formas que permitem trabalhar em escala real, o importante é perceber que se mudar qualquer coisa no Units Setup e no System Units Setup, vai virar uma ilha e não vai conseguir entender mais nada que encontrar na net, livros, cursos e simuilares. Então, se a pessoa tem experiência, como eu sempre falei aqui, como eu falo no primeiro vídeo do curso de Mental Ray, como eu falo nos tutoriais, pode colocar em qualquer combinação de unidade e trabalhar da forma que quiser, porque conhece tudo que precisa e não tem que ficar acompanhando tutoriais, livros e tudo mais, sabe onde estão as coisas e como resolver os problemas. Agora, se ainda não sabe, se está aprendendo, quando trocar as unidades para qualquer outra, tudo no seu Max será diferente de todos os outros, porque todo mundo trabalha no sistema padrão, já que o Max não é um programa de CAD. Com o Max modificado dessa forma, pode desistir de ler tutoriais sobre o programa e receber dicas dos outros, porque nada vai funcionar da mesma forma com os mesmos valores, todos os valores serão diferentes. A únida opção que permite trabalhar em escala real sem modificar o padrão do programa é tratar uma unidade como 1 metro ou como e centímetro. Assim, o Units Setup continua como Generic Units, o System Units Setup também continua com 1 polegada, ficando igual a todo mundo, e você pode modelar em escala real sem problema, como inclusive eu estou fazendo atualmente. Só que para texturizar, iluminar e renderizar, é melhor agrupar tudo depois da modelagem e aumentar umas 10 vezes, assim, fica mais fácil de configurar as coisas nestas outras etapas do trabalho. Então, se a pessoa tem uma boa experiência no Max, é uma ótima dica para trabalhar em escala real, mas se está aprendendo, não é boa idéia mudar o System Units Setup. Usando a linha de pensamento do Bernardo, poderia trabalhar em metros também com um tamanho adequado para o tamanho padrão de mundo do Max, basta colocar o valor correto da escala da unidade no System Units Setup, ou seja 100/2.54, que daria 39.37. Mas é como eu disse, só quem manja bem do Max que pode fazer isso e não ter todos os problemas do mundo no trabalho com o programa. Se acostumar a trabalhar de forma diferente de todo mundo sempre complica mais a vida. Aqui nesta seção tem dois tópicos interessantes sobre isso, os links dos tópicos são: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22675&start=15 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22777 Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711196.

Total de membros registrados: 138722

Últimos membros registrados: Mritun026, charliejone, leety, CAROLINEPERE, Robertagomespereira, victor.L., gabisejeforg, Israel33.

Usuário(s) on-line na última hora: 280, sendo 4 membro(s) e 276 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: charliejone, leety, Luena, JMDesign.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.