Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
APO   Rio de janeiro. - RJ
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

cactus.jack   Curitiba - PR - AC
Leandro Malheiro   São José do Rio Preto - AC
luisrosenstock   Joinville-SC
AugustoCN   Rio de Janeiro - RJ

Ajuda Bump

Por: Bruna Soares da Silva  

Em: 02/06/2007 13:49

Ola pessoal estou com uma duvida deve ser muito facil pra quem conhece por que ouço falar bastante porem não entendi ainda muito bem , minha duvida é pelo que eu entendi o bump serve para fazer relevo me corrigem se estiver errada então sempre observei que para utilizar o bump sempre tem a imagem colorida e a preta e branca que é pra colocar no bump porem não sei como fazer para deixar a imagem em preta e branco alguem poderia me explicar , ou se existe um plugin pra isso estou meia perdida neste assunto se alguem pudesse me ajudar ficaria grata
Ola Bruna :)... Bom o canal bump é um canal de relevo sim onde trabalha com duas cores o branco e o preto, onde "a textura que tiverem a cor branca, irão causar elevações e de cor preta irão causar depressões" da uma olhadinha nesse artigo q explica muito bem como funciona e onde vc pode utilizar ;) >>>AQUI!!!!<<< Qualquer coisa posta ae.... abraços...;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
A eu li mais onde que eu poço fezer a imagem do bump por exemplo fazer com que ela fique preta e branca brigadão
um jeito simples é colocar a imagem no photoshop e tirar a saturação dela vai ficar em tons de cinza
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Brigadão Rogério agora entendi valeu mesmo abraços a todos
Olá Bruna! A parte de textura no max não seria a mesma se não fossem os programas de edição de imagens. O photoshop é um dos mais indicados para essa finalidade e não há como negar as facilidades que ele e o max juntos podem oferecer. Eu particularmente não sei como fazer para transformar uma imagem colorida em P&B no max. Talvez indo no output do material... teria que ver. Para isso eu uso o PS que além de preparar as texturas em sí, ele também gera os mapas necessários para funcionar os mapas opacidade, bump, displace, mix, blend... Além disso o PS vai ser muito útil na confecção de suas próprias texturas com o uso de uma máquina de foto digital. Ele ainda pode ser utilizado na chamada "pós", quando depois do render você ainda retoca a imagem e acrescenta desde elemantos na cena como céu, vegetação e pessoas até ajuste de cores e efeitos como brilhos e outras coisas. dá uma olhada no tutorial de edição de imagens, para ver mais sobre o photoshop http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=13232 O canal bump funciona também usando o mesmo mapa colorido do difuse. O resultado em relação ao preto e branco é parecido, porém com menos nitidez de detalhes. Observe as imagens acima, renderizadas no mentalray. A primeira tem apenas a textura no canal difuse. A segunda o mesmo mapa copiado como uma instância para o canal bump no valor 80 e a terceira com a imagem, usei o mapa em grayscale no bump e o mesmo valor. Perceba como a última possui mais detalhes e menos desfoque. Você pode também modificar a imagem p&b aumentando o contraste no PS. Isso modificará também a sensibilidade dos valores no canal bump no max. O funcionamento do bump, gera a impressão de relevo apenas através de luz e sombra. Fiz o exemplo com esses cubos nesse ângulo de visão de propósito. Observe que o relevo fica bem mais evidente na face frontal do que nas faces laterais onde a textura se apresenta um pouco desfocada. Em situações assim é preferível utilizar o displace, que funciona parecido com o bump, mas deformando de verdade a malha do objeto na hora do render. Existem outros tipos de filtros ainda melhores como o normal bump e o normal map, mas treina bastante de início o bump e o displace que fica mais fácil entender os outros que existem e saber qual o idaal para cada situação. abraço!
Oi Bruna, tudo bem? A explicação do Eduardo e os exemplos foram ótimos, precisa levar em consideração que o Bump renderizado no Mental Ray fica muito melhor do que no render padrão (Scanline). O Bump trabalha com uma imagem contendo 256 tons de cinza, que varia do branco até o preto. Onde for preto fica em baixo relevo e onde for branco fica em alto relevo, os demais 254 tons de cinza representam as alturas intermediárias. O Bump é uma ilusão de ótica, dá a impressão que existe o relevo, mas ele não é criado de verdade em 3D, o Bump usa o sombreamento para dar essa sensação. Então, fica muito bom quando é visto de forma perpendicular, não fica bom quando é visto de forma paralela, porque ai a ilusão se desfaz, como o Eduardo mostrou. Existe também o Normal Bump, que é feito com uma imagem RGB e não apenas Grayscale, então, tem mais dois canais de cores com informações para criar essa ilusão de relevo, fica bem melhor, a imagem que é usada para criar o Normal Bump se chama Normal Map, pois é o mapa com as Normals das faces do objeto em alta resolução (high poly) Existe ainda o Displacement, que cria o relevo de verdade na malha 3D, só que é muito mais pesado e só deve ser usado em casos específicos. Para transformar a imagem em tons de cinza, basta usar o PhotoShop como os amigos falaram, você pode simplesmente clicar em Image>Mode>Grayscale e pronto, vai ficar em tons de cinza. Depois você trata a imagem para controlar melhor a intensidade dos tons claros e escuros com o Bright&Contrast, com o Levels e com outros recursos do PhotoShop, para deixar como deseja. É sempre melhor salvar a imagem em Grayscale, porque já que é sem cor, fica menor o arquivo em Grayscale. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711195.

Total de membros registrados: 138714

Últimos membros registrados: leansculpt, Guilhermegrc, Frenette, Lessieshelms, mitolyntestbuy, xenoprostcapsule, ForeverHempGummiesReviewsAU, wellherbs.

Usuário(s) on-line na última hora: 541, sendo 12 membro(s) e 529 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luan, NunoGarcia, Allen Anderson, mdpontes, Renatto, leansculpt, JesusEnzo , Guilhermegrc, Thiago Couto, gilson antunes, Elis, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.