Oi Bruna, tudo bem?
A explicação do Eduardo e os exemplos foram ótimos, precisa levar em consideração que o Bump renderizado no Mental Ray fica muito melhor do que no render padrão (Scanline).
O Bump trabalha com uma imagem contendo 256 tons de cinza, que varia do branco até o preto.
Onde for preto fica em baixo relevo e onde for branco fica em alto relevo, os demais 254 tons de cinza representam as alturas intermediárias.
O Bump é uma ilusão de ótica, dá a impressão que existe o relevo, mas ele não é criado de verdade em 3D, o Bump usa o sombreamento para dar essa sensação.
Então, fica muito bom quando é visto de forma perpendicular, não fica bom quando é visto de forma paralela, porque ai a ilusão se desfaz, como o Eduardo mostrou.
Existe também o Normal Bump, que é feito com uma imagem RGB e não apenas Grayscale, então, tem mais dois canais de cores com informações para criar essa ilusão de relevo, fica bem melhor, a imagem que é usada para criar o Normal Bump se chama Normal Map, pois é o mapa com as Normals das faces do objeto em alta resolução (high poly)
Existe ainda o Displacement, que cria o relevo de verdade na malha 3D, só que é muito mais pesado e só deve ser usado em casos específicos.
Para transformar a imagem em tons de cinza, basta usar o PhotoShop como os amigos falaram, você pode simplesmente clicar em Image>Mode>Grayscale e pronto, vai ficar em tons de cinza.
Depois você trata a imagem para controlar melhor a intensidade dos tons claros e escuros com o Bright&Contrast, com o Levels e com outros recursos do PhotoShop, para deixar como deseja.
É sempre melhor salvar a imagem em Grayscale, porque já que é sem cor, fica menor o arquivo em Grayscale.
Abraços