Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
MarcioBottega   Capão da Canoa-RS - RS
PKopp   Salvador, Bahia
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

LuizAlbertoDesigner   Rio de Janeiro - AC
juniormaccedo   rio de janeiro - AC
d3daniel   são paulo - AC

Os photons do mental ray não aparece!!!!

Por: Kika  

Em: 06/06/2007 14:18

Olá! Sempre entro neste site para tirar minhas dúvidas e agora tenho uma dúvida que talvez seja boba, mas ...se puderem me ajudar agradeço desde já. Entrei no http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14562 para saber sobre o mental ray, por diversas vezes tentei renderizá-lo e seguir passo a passo as informações, porém na hora da renderização não aparece o photons como mostra nas imagens desta página os photons não fica visível e a cena parece ficar sempre a mesma coisa.Será que acabei anulando ou desativando o mental ray por ter pesquisado e seguido tb passo a passo outras informações de renderização antes? :( Obs: Parabéns aos criadores deste site.Acho uns dos mais completos que tem.
Olá kika, tudo blz? Bom, com relação a sua pergunta, vc tem luz dentro da cena? É uma cena interna ou externa? Se for interna, lembre-se de ativar o GI e use uma luz padrão ou photométrica com sombras raytraced, não use skylight, pois normalmente ficará tudo preto mesmo usando-a... Espero ter ajudado... Abraço!!!
Site sendo reformulado!!!
Oi Kika, tudo bem? Seja bem vinda ao nosso fórum, é um prazer receber você aqui, espero que participe bastante com a gente. Sobre a sua dúvida, como você trabalha com arquitetura, provavelmente modelou no AutoCAD e importou no Max em escala real, ou então mudou as unidades do Max para metros, como usuários de arquitetura costumam fazer, eu tenho quase certeza que o problema é com a escala e com as unidades do seu arquivo. O Mental Ray é muito sensível com essa questão de unidades, porque ele é um render fisicamente correto, diferente destes outros renders mais simples que o pessoal usa. Pode ser um pouco mais difícil no começo, mas permite obter resultados mais realistas e em tempo muito menor quando tiver experiência nele. Se está trabalhando em escala real, todos os valores usados nos tutoriais não vão servir, porque foram criados usando unidades e escala padrão do programa. Com o tempo você vai perceber que é muito mais difícil trabalhar em escala real no Max, porque ele não foi feito para isso. Só precisa de escala real para modelar, para texturizar, iluminar e renderizar não precisa e será muito mais fácil se o projeto estiver 10 vezes maior ou mais. Então, tem várias formas de resolver, você pode selecionar todo o seu projeto, agrupar e usar o Scale para aumentar umas 10 ou 20 vezes, assim, os valores usados nos tutoriais vão fazer efeito. Outra opção é usar valores muito menores nos parâmetros do render, pelo menos 10 vezes menores. Agora, se realmente trocou as unidades do Max no Units Setup, dependendo da combinação o Mental Ray pode parar de funcionar. Porque tem uma unidade de exibição e uma interna do sistema, dependendo a combinação destas duas o Mental Ray não vai funcionar mais até colocar uma combinação adequada. Passa mais informações sobre a sua forma de trabalhar que fica mais fácil de ajudar. Quanto ao uso da Skylight, pode usar sem problemas, é uma ótima luz, só precisa habilitar o Final Gather para ela gerar iluminação. Abraços
E ai KIka, num consegui ver sua imagem (tem imagem??) mas acho que seu problema está sendo ver os photons definidos, ou seja a imagem de cada um deles refletida nos objetos. Se for isso (me corrijam se estiver falando bobagem) , depende do tamanho do raio que voce coloca e da quantidade de photons tambem. Se o raio estiver grande os photons se misturam e vc nao ve eles sozinho e sim a mistura de todos nessa área. Se voce diminuir o raio do photons e o numero de photons voce conseguira ve-lo individualmente. Acho que é isso... A galera que tem mais tempo de max e mental ray (eu to mexendo a 2 meses so...) podem te explicar isso melhor. Se essa nao era a duvida esquece o que eu disse. huauhahuahuahu Valeu. Abraço
AAh e é claro que o raio e quantidade dos photons dependem tambem do escala como o André falou. Por isso devem ser ajustados aos poucos, de acordo com a cena. Espero num ter atrapalhado. Abraços
Oi Morenu, tudo bem? Que isso, não atrapalhou em nada, mesmo que tivesse falado coisa errada, porque é assim, participando efetivamente que aprende mais rápido. Mas o que você falou procede, é justamente isso, se o projeto dela está com um tamanho minúsculo (escala real), os valores padrões definidos em todos os recursos do Max, não só no Mental Ray, não ficarão adequados. Então, precisa modificar diversos recursos para adequar ao tamanho minúsculo que está trabalhando, por isso que não é jogo trabalhar em escala real no Max, pelo menos para texturizar, iluminar e renderizar, é mais fácil se trabalhar no tamanho padrão de mundo que o programa cria, porque todos os valores padrões de todos os parâmetros já estarão adequados, não precisa configurar muita coisa para conseguir o que deseja. No tamanho padrão de mundo do Max, o valor 1 para o Radius é pequeno, normalmente fica adequado valores em torno disso. Agora, se estiver com um projeto em escala real usando metros, 1 será 1 metro, então, é um Radius imenso para qualquer maquete, nunca será um valor bom e ela não conseguiria ver os Photons justamente pelo motivo que você disse, estariam grandes demais, teria que ser algo em torno de 0.1 ou menos. Entender o Radius e saber controlar bem os Photons é o segredo de tudo no Mental Ray, é a coisa mais importante do mundo nele. Abraços
Obrigada a todos vcs pela ajuda. Estou tentando fazer o que me disseram. Só me tirem mais uma dúvida...please. O tamanho padrão do mundo do max...qual é ? É em standard (feet ou inches ) ou custom? Grata
Olá Kika! Seja bem vinda aqui no forum! Bem, se vc não modificar nada nas unidades do max, que é o mais recomendável, você vai perceber que as units setup estão por padrão em generic e o system units setup em inches. Daí é só vc importar a modelagem feita no cad e aumentar umas 10 vezes para trabalhar a iluminação e textura como o André explicou com detalhes. abraço!
É colocando Generic Units no Customize>Units Setup e Inches no System Units Setup que fica na janela do Units Setup.
Ops, postei junto com o eduardoqf

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711196.

Total de membros registrados: 138722

Últimos membros registrados: Mritun026, charliejone, leety, CAROLINEPERE, Robertagomespereira, victor.L., gabisejeforg, Israel33.

Usuário(s) on-line na última hora: 278, sendo 3 membro(s) e 275 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: charliejone, Mritun026, Luena.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.