Oi gente, tudo bem?
Broks>
Nos meus testes aqui não acontece nada disso, o Mental Ray se comporta bem no Max 9, eu só não gosto dessas facilidades novas que colocaram para iniciantes, como o método novo de interpolação do FG, entre outros detalhes.
O bom é que não precisa usar nada disso e pode configurar o render da forma que sempre foi, então, não é um problema, é uma opção a mais que não precisa ser usada.
Eu acho que os seus problemas podem estar relacionados com outros fatores, como a instalação de outros plug-ins no programa, plug-ins deixam o Max instável e são a maior fonte de problemas, no outro tópico você disse ter o Shag Hair instalado, tem mais algum?
Pode ser as configurações do Windows, configurações de Firewall que esão barrando o Satelite do Mental Ray.
Agora, como você afirma que o mesmo problema acontece no Max 8, então, eu sou capaz de apostar que a cena está configurada errada, exageradamente errada.
Porque pelo Max 8 eu coloco a mão no fogo, não dá problemas loucos, tudo funciona perfeitamente.
As bolas de Photons que você descreve já é um problema que indica que a cena não está configurada corretamente, porque quando está configurada corretamente não acontece isso.
Sobre as bolas de Photons, se tem um material na cena que está configurado de forma a extrapolar as leis da física, vai criar energia onde não tem e pode gerar estes artefatos de iluminação.
Quando usa os recursos padrões do Max você tem liberdade total na configuração dos materiais, precisa tomar cuidado para não extrapolar em bilhos e reflexos, não usar valores irreais.
No caso de usar o Shader DGS, que é fisicamente correto, a soma de D, G e S não deve passar de 1, para poder respeitar as leis da física e não criar energia onde não existe.
Mas eu acho que pode ser composição com material Architectural ou composições erradas com o material Raytrace.
Agora, renderizando com Preset e ainda o Draft, não tem como, vai aparecer todo tipo de defeito.
Presets nunca devem ser usados, os parâmetros devem ser configurados cuidadosamente de acordo com cada cena.
Só poderá saber se tem ou não defeitos no render, se configurar a cena adequadamente, se a cena está configurada com a pior qualidade de todas, usando o Preset Draft, o normal é que apareça todos os tipos de defeitos.
Preset desperdiça tempo de render, se está tendo estes problemas de memória porque escolhe o Preset Medium ou High, então, é certeza que é isso, estes Presets são absurdamente exagerados. Tem que aprender a configurar a cena corretamente e esquecer Presets.
Se você tem o vídeo curso de Mental Ray da 3D1, assista os vídeos de novo e estude cuidadosamente o que eu explico neles, porque parece que você não estudou.
Se não tem o vídeo curso, eu acho que é a coisa mais importante de todas para você no momento, porque vai resolver todos estes problemas, é certeza que a cena está configurada errada.
Marco>
Eu já vi algumas pessoas reclamando do tempo de render para renderizar mapas de opacidade, mas nos meus testes isso não aconteceu, nem no Max 8 e nem no Max 9, ficou a mesma coisa.
Eu sempre faço com um material Standard, zerando o Specular Level e o Glossiness, colocando uma imagem no Diffuse e outra no Opacity para fazer o recorte, normalmente eu copio a imagem do Diffuse para o canal Bump, deixando a árvore com um aspecto melhor.
É assim que você faz?
Eduardo>
No começo é assim mesmo, lembra de quando começou com o V-Ray, você também desperdiçava o maior tempo de render para fazer uma imagem decente.
Em breve você vai estar fazendo essa mesma imagem em uma hora e meia, pode apostar. É só uma questão de tempo mesmo, com um pouco mais de prática você já diminui bem este tempo.
Agora, os problemas das bolas coloridas são mais graves e certamente isso influenciou muito na elevação do tempo de render, porque quando tem algo de errado na cena, o Mental Ray renderiza, ele não dá pau, mas demora muito mais para renderizar.
O cuidado com os materiais é muito importante, a maioria dos problemas com artefatos de iluminação na cena é por causa dos materiais.
O material não pode extrapolar muito, ficando muito fora da realidade, um exemplo simples é na questão de vidros, no Max você pode colocar transparência total e reflexão total, mas isso é impossível de acontecer na realidade.
Neste ponto o material Arch&Design do Max 9 é ótimo, porque não deixa a pessoa errar, igual acontece no material do V-Ray.
Quando aumenta o reflexo, automaticamente diminui a transparência, para manter o material sempre fisicamente correto.
Compor com materiais padrões e materiais do Mental Ray dá muito mais liberdade, bem por isso fica bem mais fácil extrapolar as leis da física e criar energia onde não existe, aparecendo então cantos claros nas paredes, manchas claras na cena, bolas coloridas pelos objetos, entre outros defeitos.
Tem que tomar cuidado com essa questão de reflexo, se o material tem reflexo muito borrado, reflete pouco e tem brilho bem difuso, se o reflexo é menos borrado, então, ele reflete mais e tem um brilho mais agudo.
Se você pegar um material e colocar alto valor de Specular Level e baixo valor de Glossiness, por exemplo, ele vira quase que um material fluorescente, refletindo tanto a luz a ponto de iluminar o que estiver perto.
Estes cuidados com os materiais são muito importantes para não gerar artefatos de iluminação.
Você pode ter certeza que isso não vai acontecer se sempre usar o Shader DGS e não deixar a soma de D, G e S ser maior do que 1, para respeitar a primeira lei da termodinâmica e não criar energia onde não existe.
O material deve absorver a energia e refletir parte dela, quando o material está irreal, ele cria energia depois que recebe e emite mais energia do que recebeu.
Só que usar o Shader DGS vai deixar tudo bem mais pesado, apesar de mais realista também.
Neste caso o Arch&Design é uma ótima opção, porque não deixa errar e não é tão pesado.
Abraços