Oi Broks, tudo bem?
Que isso, você não está pentelhando não, eu também quero entender o que está acontecendo ai, porque não é normal, não é comum, eu nunca tinha visto isso acontecer antes.
Eu só acho muito estranho porque nas outras mensagens você disse que acontecia no Max 8 também.
Se acontece apenas no Max 9, então, tudo bem, pode ser bug do programa que não está lá aquelas coisas.
Mas no Max 8 eu coloco a mão no fogo que isso não acontece de forma alguma, a não ser que a cena esteja configurada errada.
Ai pode ser muitas coisas, muitas mesmo, até coisas bobas que passam desapercebido, podem influenciar muito no tempo de render e por conseguência no consumo excessivo de RAM a ponto do programa dar erro de memória.
Já sabemos que o problema não é de plug-ins, pois eu tinha achado que você estava com o Shag Hair instalado, que é um plug-in, o recurso de Hair do Max se chama Hair And Fur.
Sabemos que não é a máquina fraca com pouca RAM e nem é o Windows, tipo firewall e antivirus.
Então, cada vez mais só sobra as configurações da cena, dos materiais, do render, das luzes, ou seja, é bem provável que seja algum problema na criação da cena e não no programa.
Se os materiais são os que você costuma usar ou o Arch&Design, que é super otimizado, então, não são os materiais também.
Pode ser luzes, configurações de render, efeitos aplicados na cena.
Por acaso você está usando o Hair and Fur na cena, se não sabe usar o Hair And Fur o tempo de render vai lá na lua.
Se está com o Hair And Fur, faça um teste sem ele na cena.
Abraços