Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Gaona   Brasil - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

Reinaldo   Cuiabá MT - MT
Vinicius92   São José do Rio Preto - SP - AC
juniorturino   São Paulo - SP
marcinhudiaz   rio de janeiro - AC

Impressão em 300dpi.

Por: and alencar  

Em: 08/07/2007 20:05

Olá amigos. Pesquisei no fórum mas não encontrei nada que esclarecesse isso pra mim. Inclusive li o artigo sobre isso feito pelo mestre André, mas continuo com dúvidas. O artigo fala que para conseguirmos uma imagem com 300dpi, temos que fazer alguns cálculos e usar do Photosho pra redimensiona a imagem e etc. Mas o artigo, parece ter sido feito no max 6 e eu queria saber se nos max atuais ainda precisa isso. Pois quando escolhemos no output a extensão TIFF, escolhemos os dpis dela também. No caso de ainda ter q fazer isso mesmo nos max 8 e 9. Queria ver se entendi de fato. hehe.. Pra eu ter uma impressão em A4 (21,0x29,7cm). Tenho que dividir cada numero isoladamente pelo valor da polegada (2,54) e depois multilicar cada um pela resolução (no caso o 300). não é isso? logo: 21,0/2,54*300 = 2480 29,7/2,54*300 = 3508 É isso mesmo? ehehe.. Desculpem a ignorancia. O artigo ta perfeito, mas a dúvida maior foi a respeito de uma possivel desatualização dele. Abraços.
Oi And_alencar, tudo bem? No artigo eu falo sobre o Print Size Wizard, ele foi escrito em versões mais antigas do Max, mas quando o site novo entrou no ar, eu atualizei todos os tutoriais até o Max 8. A forma de calcular está certa e isso deve ser feito até hoje no Max, porque o Max não foi feito para impressão, foi feito para vídeo, então, ele só renderiza em 72 DPI e para salvar em qualquer outra extensão que não seja TIF, terá que fazer o cálculo. O Print Size Wizard foi adicionado no Max 6, se não me engano, porque muita gente passou a usar o Max para maquete e precisavam imprimir, mas o Max continua renderizando só em 72 DPI, porque ele foi feito para vídeo, nunca terá como renderizar em 300 DPI nele. O que acontece é que o Print Size Wizard faz a conversão de tamanho por resolução para você e salva em TIF, mas o render é feito em 72 DPI. O que eu explico no artigo para fazer a conversão de tamanho por resolução no PhotoShop, o Print Size Wizard faz automaticamente para você, só que só salva em TIF. Abraços
No meu caso não sei se é o correto pois eu pego a medida em cm e modifico para pixels exemplo 4950 pixel proporcional e renderizo na hora de salvar eu salvo em tif na opção Dots Per Inch eu coloco 300. Falou!
O isopor é meu pastor e a cerveja não faltará.
http://alexcpena.blogspot.com/
André muito obrigado pelos esclarecimentos novamente. So me responda mais uma pequena coisa (ou qualquer pessoa que estiver lendo e saiba a resposta, hehe). Quando vamos renderizar, apertamos F10 escolher a resolução, etc. E temos a opção de escolher a extensão da imagem para salvar assim que o render terminar, ok? Quando escolhemos a extensão TIF ele pergunta os DPIS e eu escolho 300 (assim como o amigo acima falou). Mas a pergunta é: O programa salva em 300 DPI mesmo?? Eu ja sei que usarei o Print Size assim como voce ensinou, mas fiquei com essa dúvida. hehe Valeu Alex. Também não sei se o modo que você esta fazendo esta correto, mas em todo caso você poderia dar uma olhadinha no artigo do André que fala sobre esse assunto. ate mais.
Oi And_alencar, tudo bem? No artigo eu mostro como abrir a imagem no PhotoShop e trocar tamanho por resolução, então, uma imagem com muitos centímetros de comprimento e altura, mas com 72 pontos por polegada (DPI), se transforma numa imagem com poucos centímetros de comprimento e altura, mas com 300 pontos por polegada (DPI). Sendo assim, você mesmo pode testar se salva com 300 DPI ou não, basta abrir no PhotoShop e ver como eu mostro no artigo. Vai estar com 300 no DPI e uma imagem com 640 x 480 terá 5 cm x 4 cm apenas. Porque o filtro do Tif no Max apenas faz essa conversão, trocando tamanho por resolução, a imagem não muda em nada na tela, que só mostra 72 pontos por polegada, mas na impressão, vai sair menor e com mais qualidade se tiver 300 DPI ou vai sair maior e com menos qualidade se tiver 72 DPI. Só muda na impressão, porque pode controlar a quantidade de pontos por polegada (DPI), na tela não, pois é sempre 72. Então, se salvar a mesma imagem que renderizou com 640 x 480 no formato TGA, por exemplo, quando abrir no PhotoShop vai estar com 72 no DPI, mas terá 22 cm x 17 cm. A imagem é a mesma, tem a mesma resolução, então, se tiver mais pontos por polegada onde a imagem é colocada, ela ficará menor e com mais qualidade, só isso. Se imprimir com 72 DPI, sai maior e com menos qualidade, sai do tamanho que está na tela, porque a tela tem 72 DPI. É a coisa mais simples do mundo. OBS: Tela é de TV, não é monitor de PC, que pode modificar a resolução, neste caso, a imagem também muda de tamanho de acordo com a resolução. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711206.

Total de membros registrados: 138734

Últimos membros registrados: Tiago 3, Honorshirleys, martinezo_86, Engcivil, Elyaquim, quelpo, ForeverHemp0125, Cowellronald.

Usuário(s) on-line na última hora: 428, sendo 13 membro(s) e 415 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Adalberto Rocha, emersonforentin, marcelo de moraes, valdez, JMDesign, Rodrigo, Roberto Movanni, Victor Mendonça, Fabio Catelleno, Vladis, Antonio, Geraldo Nunes, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.