Olá Rodrigo! Seja bem -vindo aqui no forum!
Uma boa opção para fazer pisos é o uso do tile no difuse do material como citado pelo Juliano. Essa opção permite uma boa versatilidade para fazer modificações na côr do rejunte e pode também criar automaticamente variação de tonalidade entre as peças e até a falta delas com a opção "hole". Quando eu já sei o tipo de piso que o ambiente vai receber, eu costumo também tirar foto de umas 5 pedras diferentes do mesmo material, para facilitar na diferenciação de textura e monto uma textura no photoshop. Daí é só aplicar no difuse e depois no material. O resto é regulagem de uvwmap reflexo, bump, e outros efeitos que dependerão do tipo de piso. Sobre um detalhe da sua pergunta onde vc menciona dimensionamento dessas peças, tipo 40 x 40 ou 60 x 60cm... o max é um programa artístico e a coisa não funciona como no revit onde vc digita a dimensão da peças. No max vc deve usar a noção de proporção e dimensionar. Isso não é complicado e vc pode também movimentar a textura para escolher onde ficarão os trinchos pelo gizmo do modifier uvwmap. Espero ter ajudado!
abrs!