Oi gente, tudo bem?
Como que não funciona? Eu até resolvi fazer um teste para mostrar, é super simples.
O DLL do Shader deve ser colocado na pasta Shaders dentro da pasta Shaders_Autoload e o arquivo MI deve ser colocado na pasta Includes, dentro da mesma pasta Shaders_Autoload.
Depois abre o Max, clica no botão Standard de qualquer material padrão no Material Editor e escolhe o Shader Mad Physical Sky que aparece na lista do Material/Map Browser, só não vai aparecer se não tiver colocado os arquivos no lugar certo como eu disse acima.
Em seguida, você coloca o Shader num Slot do Material Editor, abre o Environment teclando 8 e arrasta o Shader para cima do botão None do Environment, sem precisar mudar nada no Shader, sem precisar configurar nada, já dá certo.
Só precisa ter a configuração mínima para uma cena externa, ou seja precisa colocar uma luz para ser o sol, precisa colocar uma SkyLight e precisa habilitar o Final Gather, porque este efeito não funciona sem Final Gather, pode colocar baixos Samples, eu usei 64 no meu teste e renderizou em 8 segundos.
Sem mudar nada na configuração do Shader, que oferece muito mais recursos do que o Shader que vem com o Max 9, a imagem ficou assim:
Sobre as luzes Sun e Sky, são usadas para cenas externas obviamente, a Sky serve para criar a iluminação do céu e a Sun serve para criar a iluminação do Sol.
Mas você pode fazer ótimas cenas externas usando uma MR Area Spot como sol e uma SkyLight como céu.
É uma questão de gosto, tem as duas opções, no vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1 eu explico com as duas opções e mostro que dá na mesma se configurar corretamente a cor e a intensidade, fica idêntico com Spot e SkyLight e com IES Sky e IES Sun.
Agora, a diferença importante é na qualidade de suavização, a IES Sky é mais fácil de suavizar do que a SkyLight, então, usando a SkyLight você precisa de mais Samples normalmente, usando a IES Sky você pode ganhar algum tempo de render, justamente por permitir usar menos Samples para ficar suave.
Abraços