Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
An3dre   Araras / SP - SP
Rafael Reis   Rafael Reis - AC
mdpontes   Macapá - AP
Colli   Maringá - AC

Portfólios Ver Mais

Moraes   São Paulo
hannry   Curitiba - AC
ytakahassi   São Paulo
alexarantes   Rio de Janeiro

mr sun e mr sky

Por: vinicius.galindo  

Em: 18/07/2007 09:07

Olá, eu uso o mental ray no 3d max 8 e queria saber se nele existe a MRsun e a MRsky, pois não as acho. quando crio um daylight system, só tem como opções 'standard' ou 'IES sky' e 'IES sun'. também queria saber se tem como definir configurações da daylight no 3ds8 +MR como horizonte, por exemplo. obrigado.
Olá vinicius.galindo, tudo bem? As luzes MRSun e MRSky existem apenas no MAX 9. Você pode usar as luzes IES Sun e IES Sky para simular um resultado semelhante. Sobre o aspecto de horizonte, você pode usar um Shader no Environment da cena para controlar esses aspecto. No MAX 9 existe o shader MR Physical Sky. Como você usa o MAX 8, poderá está utilizando um Shader de terceiro que faz esse mesmo processo. O nome desse shader é Mad Physical Sky e pode ser encontrado aqui mesmo na 3D1 no link: http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13941
Sergio Feitosa
Valeu de novo, feitosa, vou baixar o Mad Physical Sky e dar uma estudada nele.
\"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas\"
www.modeladoria.com.br
www.guardanapodebar.blogspot.com
Fala aí Vinicius e Feitosa. Blz? Eu vi ontem esse shader mad physical sky. Fiz o download, mas não consegui utilizá-lo. Eu salvei os arquivos na pasta ...mentalray\shaders_standard...o arquivo "mad_physicalSky.mi" eu coloquei na pasta "include" e o arquivo "mad_physicalSky.dll" eu coloquei na pasta "shaders". Eu acreditava que assim apareceria um novo material na listagem, mas isso não aconteceu... Se vocês já conseguiram usar, por favor, digam-me como...hehe....pelo jeito eu tô viajando na maionese!
Epa, não funciona se instalado como o indicado? Explica melhor isso aí pessoal! Outra coisa; qual a aplicação mais adequada das luzes IES Sun e IES Sky em uma cena?
marcelo prado -------------------------- www.3dview.com.br
Oi gente, tudo bem? Como que não funciona? Eu até resolvi fazer um teste para mostrar, é super simples. O DLL do Shader deve ser colocado na pasta Shaders dentro da pasta Shaders_Autoload e o arquivo MI deve ser colocado na pasta Includes, dentro da mesma pasta Shaders_Autoload. Depois abre o Max, clica no botão Standard de qualquer material padrão no Material Editor e escolhe o Shader Mad Physical Sky que aparece na lista do Material/Map Browser, só não vai aparecer se não tiver colocado os arquivos no lugar certo como eu disse acima. Em seguida, você coloca o Shader num Slot do Material Editor, abre o Environment teclando 8 e arrasta o Shader para cima do botão None do Environment, sem precisar mudar nada no Shader, sem precisar configurar nada, já dá certo. Só precisa ter a configuração mínima para uma cena externa, ou seja precisa colocar uma luz para ser o sol, precisa colocar uma SkyLight e precisa habilitar o Final Gather, porque este efeito não funciona sem Final Gather, pode colocar baixos Samples, eu usei 64 no meu teste e renderizou em 8 segundos. Sem mudar nada na configuração do Shader, que oferece muito mais recursos do que o Shader que vem com o Max 9, a imagem ficou assim: Sobre as luzes Sun e Sky, são usadas para cenas externas obviamente, a Sky serve para criar a iluminação do céu e a Sun serve para criar a iluminação do Sol. Mas você pode fazer ótimas cenas externas usando uma MR Area Spot como sol e uma SkyLight como céu. É uma questão de gosto, tem as duas opções, no vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1 eu explico com as duas opções e mostro que dá na mesma se configurar corretamente a cor e a intensidade, fica idêntico com Spot e SkyLight e com IES Sky e IES Sun. Agora, a diferença importante é na qualidade de suavização, a IES Sky é mais fácil de suavizar do que a SkyLight, então, usando a SkyLight você precisa de mais Samples normalmente, usando a IES Sky você pode ganhar algum tempo de render, justamente por permitir usar menos Samples para ficar suave. Abraços
Olá André, beleza amigão Cara aproveitando o comentário, gostaria de saber como faço para tirar esta parte preta que fica entre o céu e o plano, tem como ocultar esta divisão? Porque ela aparece André? Se puder responder eu agradeço. Valeu amigo. Um forte abraço Flávio
Athlon 64 +3000 / Asus A8N VM / Radeon x800GTO / 2GB Ram / 500 GB
flavio vou tentar responder ,parece q faz parte do fundo o background do max,o fundo preto o q vc pode fazer e encaixar o planos para ñ fica brecha,ou ir em rendering/enviroment/colocar back ground ou mudar a cor abraços colega
Designlc eu consegui encaixar legal nivelando a vista, mas o problema é que não posso movimentar a viewport em outra posição tipo inclinada que ai fica dividido, agora se eu colocar um background tipo um céu por exemplo isso não ocorre por este motivo eu tive esta dúvida. Segue anexo as imagens de teste.. Valeu pela atenção
André sem querer explorar seus conhecimento, mas só mais esta dica amigão. Antes quero deixar claro que vou adquiri o CD do Curso do Mental Ray assim que eu tiver preparado e com condições, pois sei que o produto é de ótima qualidade e me dará muito conhecimento em relação e essas dúvidas. Mas por curiosidade, gostaria de saber como configurar este plugin para que seu aspecto tipo a cor mude de acordo com o horário do dia pois fiz vários testes aplicando uma Daylight e não consegui o efeito. Eu sei que este processo esta no CD do Curso Mental Ray e não vejo a hora de poder adquiri o CD. Mas só pra sanar minha dúvida em relação a este processo. Poderia me dar esta dica? Agradeço mais uma vez Um abraço Flávio

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138744

Últimos membros registrados: meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes.

Usuário(s) on-line na última hora: 603, sendo 12 membro(s) e 591 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: tmouraoocg, Frederico Wagner N. R., vanderabelo, AlexTerra, Manhoodplusdk, meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Saviel, Alessandro, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.