Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ricardo 3D   Brasil - BA
Gilvani   monte verde - AC
mdpontes   Macapá - AP
eujean   sergipe
arbarcelos   Porto Alegre

Portfólios Ver Mais

JOM   Portugal
Jonathan-Matthies   São Francisco do Sul - SC
JOAQUIMm   angola - RJ
DigO   São Paulo

Como melhoro uma cena externa?

Por: vincensi  

Em: 18/07/2007 12:08

cara vc consegue sim coisa legal com scanline como o marco falou, mudar de render nao faz milagre, primeiro vc tem q entender q perpectiva nao eh soh saber usar os recursos dos programas e sim usar o bom gosto na hora de usar, faz algum tempo q eu estudo o vray e a verdadeira evolucao das minhas imagens foram por causa de um maior cuidado nas texturas. pergunta vc estah usando sky light, pq minhas imagens em scanline eu soh usava um direct para o soh e a sky light pra gi, jah conseguia resultados legais.
Tentei usar o VRay, mas o tempo de renderizaçao é muito maior, talvez por eu usar um semprom 2600 quem sabe quando eu tiver um core 2 duo eu tente novamente usar o VRay. Vejam esta maquete q fiz no scanline, falta colocar algumas plantas para dar uma enfeitada, mas gostei muito do resultado. O q vcs acharam? Marco, coloquei a camera na altura q falaste e realmente fica melhor. Vc usa o scanline puro ou usa o Mental Ray? O Mental Ray aumenta o tempo de renderizaçao? Ricardo, eu já tentei usar skylight, mas uma renderizaçao chegava a 2 horas e meia enquanto q com omni e direct levava no maximo 5 min. Daí parei de usar skylight. E sobre o GI eu estou meio confuso, no scanline nao tem como usar GI? Quando testei o VRay tive muitas duvidas no GI pois sao muitas configuraçoes e para testar cada uma demorava muito a renderizaçao como eu disse anteriormente aí voltei a usar o scanline. O q vcs acharam da grama? Dá para enganar? Muito obrigado a todos pela ajuda.
Magnus Vincensi
Magnus, Eu uso o Mental Ray. Comprei o curso do André e me dei muito bem. Mas minha máquina permite que eu use sem problemas. Se a sua é fraquinha por enquanto, continue no scanline. Procure usar um material de grama que está na biblioteca 3dsmax, pois esse está ruinzinho. A parte inferior da laje está auto-iluminada. E as sombras? Marco.
Marco.
Marco, Coloquei alguns objetos, mas não estou conseguindo fazer o reflexo do vaso no vidro, ele é um mapa opacity aplicado num plane, se puder me ajudar agradeço. E a grama acredito q tenha melhorado. Agora quero colocar umas arvores ao fundo e depois renderizar numa resoluçao maior.
Magnus Vincensi
Oi vincensi, tudo bem? Faz o seguinte: Primeiro leia este artigo, vai te explicar melhor o que é GI e como funciona, serve para todos os renderizadores, tem diferença no método de criação do efeito, mas o efeito é o mesmo. O link para o artigo é: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15384 Depois, pega a sua cena, retira todos os materiais aplicando um material cinza padrão em tudo. Em seguida, crie uma MR Area Spot apontada para a cena com valor 0.6 no Multipler, acessa o painel Modify e entra no menu Area Light Parameters, modifica para Disc na lista e aumenta um pouco o Radius, o valor certo vai depender o tamanho da cena, isso deixa as sombras suaves, mas não pode ser muito no caso do sol normal, não pode deixar o disco muito grande, conforme clicar nas setinhas do Radius e arrastar para aumentar, o disco aparece na Viewport para você ver o tamanho. Depois diminui para 3 nos valores de U e V logo abaixo. Agora cria uma SkyLight na cena com valor de 0,7 no Multipler a abre a janela de render teclando F10, habilite o Mental Ray e entra na ficha Indirect Illumination. Se for o Max 8, coloca 128 no Samples e 2 no Bounces, se for o Max 9, coloca 128 no Rays Per FG Point e 2 no Bounces, renderize a cena e veja, pode ser necessário ajustar melhor o Multipler das luzes, mas a iluminação deve ficar mais adequada e o tempo de render não será absurdo, só que deve aparecer manchas nos objetos. Para ficar bom vai ter que aumentar os Samples e o tempo de render vai aumentar mesmo, mas todo render com GI é bem mais demorado do que render sem GI, só que também fica bem mais realista. No começo é normal levar muito mais tempo do que o necessário para renderizar, com o tempo e com a prática você conseguirá obter resultados muito melhores em muito menos tempo de render, porque nos renderizadores com GI não é só clicar em render e boa, tem que configurar um monte de coisas mesmo, eu estou te explicando a forma mais simples de todas para obter um resultado melhor. Depois, na questão dos materiais, ai precisa de muito estudo, leva tempo, anos. Precisa dominar bem os recursos de materiais e precisa observar os materiais no mundo real, para poder reproduzir em 3D, isso é provavelmente a coisa mais importante de todas para aprender em 3D, porque é muito importante para o realismo, mas é uma das coisas mais difíceis de aprender. Vai criando um material por vez e veja se ele se comporta da forma certa, como seria na realidade, por exemplo o telhado da sua imagem que está brilhando, telha não brilha, é isso que realmente faz a diferença. Abraços
Andre, Segui as tuas dicas com algumas alteraçoes, preferi colocar uma mr area omni para fazer o sol com intensidade 0,6. Coloquei tb a skylight seguindo o teu conselho, nesta sena q coloquei anexa ela está com intensidade 1,0 e mesmo assim estou achando escuro. Veja a grama ficou toda manchada com pontinhos escuros, pq isso? Os materiais aplicados sao todos padrao (standard), nao tem problema já q estou renderizando com o Mental Ray? As cores das vigas da varanda e a platibanda estao diferentes da configuraçao do material, pode ser por causa da iluminaçao? A skylight é melhor do q a omni em q sentido, pois eu me dou muito melhor usando omni. Se eu usar a skylight devo colocar varias na cena como a omni? Ponto positivo, realmente o realismo melhorou bastante, o carro parece uma foto. Valeu pelas dicas.
Magnus Vincensi
Oi vincensi, tudo bem? Eu acho que já melhorou bastante em relação a última imagem e não acho qu está escuro. Tire uma foto real e veja como são as coisas, não se baseie nas imagens 3D que muitos postam aqui e estão sempre sem contraste, super claras. Pode ficar bonito, mas não fica real, fica com cara de 3D muito bem feito, mas não fica uma foto com qualidade de cinema, porque numa foto tem grande contraste, pastes escondidas ficam pretas mesmo, não ficam claras. Sempre se baseie numa foto real, porque a cabeça engana. Nunca use uma Omni como Sol, a não ser que vá trabalhar com Photons na cena externa e tem uma esfera envolvendo a cena. Porque uma Omni tem o peso de 6 Spots e num caso como na sua cena, não tem a menor necessidade de usar a Omni, já que a luz só precisa ir para um lado. Sobre os materiais Standard, são todos perfeitamente compatíveis com o Mental Ray, é diferente do V-Ray que foi feito por outra empresa e não é compatível com quase nada, o Mental Ray foi incorporado no Max pela própria criadora do programa, então, tudo é compatível e não precisa usar só materiais do Mental Ray, pode usar todos os materiais do 3ds max, todos são compatíveis. Sobre a mudança de cor, eu não sei a cor que deveria ter, mas uma leve mudança é normal e acontece na vida real, porque a cor dos objetos próximos se mesclam quando tem GI na cena, é isso que deixa mais real. Sobre a grama, pode ter muitos motivos, baixa qualidade de Final Gather, erro na configuração do Displacement, valor de Bump muito alto, estes são os mais prováveis. Sobre as luzes, se está renderizando com GI, basta ter uma SkyLight na cena, para fazer o papel do céu, que emite luz de todos os lados, e uma luz para simular o sol, pode ser uma Spot, uma Omni, uma Photometric, essa é a luz principal da cena. Só vai usar mais do que isso em cenas que não tem GI ou se for simular alguma iluminação artificial junto, porque do ambiente só tem duas luzes, a do céu e a do sol. Abraços
Andre, muito obrigado pelas dicas, valeu mesmo, q Deus te abençoe por ajudar a galera. Veja como ficaram as cenas seguindo as tuas dicas. Na primeira eu coloquei uma skylight + mr area spot para o sol, mas coloquei duas omnis negativas para a calçada porque estavam muito claras e acima do carro coloquei uma omni (intensidade 0,2) para fazer uma luz artificial com sombra pois o carro quase nao aparecia. Na segunda cena só coloquei a sky e a mr area spot para o sol e mais nada. Renderizei numa resoluçao 1024x768 e melhorei as configuraçoes do final gather colocando em High. Com isso melhorei a grama e sumiram aqueles pontos pretos. Apenas ficaram manchas na platibanda q eu tirei no photoshop. Nas duas o GI estava desabilitado e levou quase 2 horas para renderizar. Me falta processador, tenho um Sempron 2600. Vou estudar melhor as configuraçoes do GI para melhorar ainda mais. Só uma duvida, parece simples, mas os slots de materiais estao todos ocupados. Como q acrescento mais slots para ter mais materiais? A muito tempo atras quando eu fiz um curso de 3ds eu aprendi q os slots apareciam automaticamente qdo todos estivessem completados, mas isso nao acontece. Mais uma vez obrigado a todos q me ajudaram. Abraços.
Magnus Vincensi
OI vincensi, tudo bem? Eu acho que melhorou muito em comparação com a primeira imagem que postou. Agora, o tempo de render certamente se deve ao uso do Preset High, não deve usar Presets nunca, é muito importante saber configurar cada um dos parâmetros de render para conseguir a melhor qualidade no menor tempo possível. Usar o Preset High é o fim do mundo, porque é exagerado demais, eu consigo a mesma qualidade que ele usandos valores muito menores em todos os parâmetros, é só uma questão de saber o que cada coisa faz e analisar bem a cena. Estude os recursos do render, não use Presets nunca. Agora, sobre os Slots de materiais no Material Editor, essa FAQ explica como proceder: http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=19802 Mas eu sugiro que leia também os tutoriais básicos de 3ds max aqui no site, porque todos estes assuntos super básicos estão explicados neles e vão te ajudar muito. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138745

Últimos membros registrados: [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow.

Usuário(s) on-line na última hora: 807, sendo 12 membro(s) e 795 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Geraldo Nunes, Duda, TadeuB79, Roberto Movanni, Celso Borttoloto, Claudio Nichollas, Daniel Monteiro, Sergio1987, [email protected], Felipe Duarte, [email protected], Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.