Oi vincensi, tudo bem?
Faz o seguinte:
Primeiro leia este artigo, vai te explicar melhor o que é GI e como funciona, serve para todos os renderizadores, tem diferença no método de criação do efeito, mas o efeito é o mesmo.
O link para o artigo é: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15384
Depois, pega a sua cena, retira todos os materiais aplicando um material cinza padrão em tudo.
Em seguida, crie uma MR Area Spot apontada para a cena com valor 0.6 no Multipler, acessa o painel Modify e entra no menu Area Light Parameters, modifica para Disc na lista e aumenta um pouco o Radius, o valor certo vai depender o tamanho da cena, isso deixa as sombras suaves, mas não pode ser muito no caso do sol normal, não pode deixar o disco muito grande, conforme clicar nas setinhas do Radius e arrastar para aumentar, o disco aparece na Viewport para você ver o tamanho.
Depois diminui para 3 nos valores de U e V logo abaixo.
Agora cria uma SkyLight na cena com valor de 0,7 no Multipler a abre a janela de render teclando F10, habilite o Mental Ray e entra na ficha Indirect Illumination.
Se for o Max 8, coloca 128 no Samples e 2 no Bounces, se for o Max 9, coloca 128 no Rays Per FG Point e 2 no Bounces, renderize a cena e veja, pode ser necessário ajustar melhor o Multipler das luzes, mas a iluminação deve ficar mais adequada e o tempo de render não será absurdo, só que deve aparecer manchas nos objetos.
Para ficar bom vai ter que aumentar os Samples e o tempo de render vai aumentar mesmo, mas todo render com GI é bem mais demorado do que render sem GI, só que também fica bem mais realista.
No começo é normal levar muito mais tempo do que o necessário para renderizar, com o tempo e com a prática você conseguirá obter resultados muito melhores em muito menos tempo de render, porque nos renderizadores com GI não é só clicar em render e boa, tem que configurar um monte de coisas mesmo, eu estou te explicando a forma mais simples de todas para obter um resultado melhor.
Depois, na questão dos materiais, ai precisa de muito estudo, leva tempo, anos.
Precisa dominar bem os recursos de materiais e precisa observar os materiais no mundo real, para poder reproduzir em 3D, isso é provavelmente a coisa mais importante de todas para aprender em 3D, porque é muito importante para o realismo, mas é uma das coisas mais difíceis de aprender.
Vai criando um material por vez e veja se ele se comporta da forma certa, como seria na realidade, por exemplo o telhado da sua imagem que está brilhando, telha não brilha, é isso que realmente faz a diferença.
Abraços