Oi Juliana, tudo bem?
Seja bem vinda ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente.
Você está começando no V-Ray ou no 3ds max?
Porque é muito importante ter um bom conhecimento de 3ds max antes de partir para qualquer renderizador com GI.
É muito importante aprender a usar os mapas, materiais, recursos de luzes e efeitos do programa usando o render padrão mesmo, porque é super rápido, vai permitir testar várias vezes rapidamente, para ver cmo funciona, e principalmente porque vai ter certeza que os erros não são por causa do render que está usando, quando tiver erros, vai ter certeza que são da configuração dos parâmetros do recurso que está estudando.
Assim, quando partir para o V-Ray vai ficar bem fácil, porque já domina as técnicas de iluminação e de materiais, só precisa transpor para os recursos próprios do V-Ray e estudar as configurações do render.
Aprender o Max e o V-Ray junto é bem mais difícil.
As suas cenas não estão ruins, por isso eu acho que você tem uma boa base de Max, mas hoje em dia, tendo tudo pronto para baixar da internet, não dá mais para saber o quanto a pessoa conhece olhando uma imagem dela.
Se você texturizou todos os objetos da cena, mesmo que sejam objetos prontos, então, você tem uma boa base, precisa apenas estudar iluminação, é a iluminação da cena que não está adequada.
A iluminação em 3D não é sempre igual a iluminação real, as vezes é, as vezes não. É comum ter que usar mais de uma luz 3D para simular a ação de uma única luz real.
Mas se os materiais aplicados na cena também são baixados da internet e os modelos já vieram com os materiais aplicados, então, tem muita coisa que precisa estudar.
Leia os tutoriais de texturização aqui do site, os tutoriais de iluminação também, dá uma olhada no grupo de estudo sobre Fakeosity.
Dominando estas técnicas, vai ficar bem mais fácil configurar sua cena em qualquer renderizador com GI.
Abraços