Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
Diego Dneo   São Paulo - PR
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC

Portfólios Ver Mais

juliano.lins   Recife-PE - AC
luizsouzah   São Paulo - AC
betoboo   Rio de Janeiro

Modelagem de terreno

Por: edumenesil  

Em: 31/07/2007 04:02

Pessoal, como eu faço pra melhorar esse terreno ?? Tá difícil pra caramba, já tentei mesh smooth e um monte de coisas mas não consigo arrumar isso. Não consigo tirar essas quinas e deixar ele mais natural... Alguém pode me dar umas dicas de modelagem ?? Coisas bem básicas mesmo, pq eu sou novato no 3DS. Valeu, abraço !!!
Olá edumenesil, tudo bem? Você terá que utilizar as opções Vertex, Edge e Polygon do Editable Poly ou Mesh para ajustar o seu terreno, através da movimentação dos vértices e criação e manuseio de arestas e polígonos. Ainda poderá depois aplicar um modificador Noise para criar algumas irregularidades no terreno. E somente depois aplicar o Mesh Smooth ou Turbo Smooth.
Sergio Feitosa
Entao edumenesil Se vc tiver as curvas de nivel deste terreno vc tb pode fazer atravez delas ultilizando o TERRAIN no compound objects do max e depois vc poderia aplicar o noise para deformar um pouco, ou fazer como o feitosa falou a cima valeu
http://www.flickr.com/photos/30692236@N08/
Fala Edu... Concordo com Denis... A forma melhor e mais rapida de fazer e ajustar o terreno eh por curva de nivel e TERRAIN... Abs
A tua sena ficou bela mais tens que ver melhor o declive do terreno, nas curvas prore melhorar este lado. Mais esta bala PARABENS
Oi Edu, tudo bem? Não é boa idéia fazer o terreno no AutoCAD, ele é muito ruim para modelagem 3D, super limitado, dos programas 3D que eu conheço é o pior nessa parte, ele é bom em 2D. Então, faz a parte reta nele, que é fácil, e deixa este tipo de coisa para fazer no Max, vai facilitar muito a sua vida, com o tempo você verá que é muito mais rápido e muito mais fácil modelar a maquete toda no 3ds max, importando apenas a planta baixa 2D para usar como referência. No caso do terreno, normalmente não temos as curvas de nível para usar o Terrain, normalmente temos apenas a planta de prefeitura e olha lá ainda. Então, com a maquete importada no Max, deleta o terreno, deixa só o resto, até as ruas, e modela o terreno com um Plane, é fácil. Cria um Plane com uma resolução mediana do tamanho do terreno, depois, aplica o Edit Poly e no Sub-Object Vertex, modifica os vértices do Plane para fazer as deformações que precisa, para fazer facilmente e deixar como quiser, precisa conhecer um pouco de modelagem. Por exemplo, você pode selecionar uma sequência de Edges com o Ring e depois usar o Connect para criar uma nova linha de Edges e assim poder criar detalhes nessa área, entende? Com isso você vai contornando as ruas movendo os vértices, vai criando os relevos, tudo de uma forma bem bruta, porque é assim que se modela em Poly. No final, aplica o modificador Turbo Smooth e veja o resultado, ele subdivide a malha aumentando a resolução e deixando o terreno com curvas suaves. Faça alguns testes que você pega o jeito logo. Abraços
Valeu André e valeu pessoal aí de cima! É bom saber que a gente tem um fórum desse pra recorrer quando está precisando! Então, esse terreno originalmente eu fiz no CAD mesmo, depois que eu descobri que exsitia 3DS e tentei dar uma modificada nele... Eu sou novato no 3DS...Como eu não tenho as linhas de nível, eu vou tentar desse jeito que vcs mencionaram, na modelagem...Vcs sabem onde tem tutoriais bons de modelagem ? Querer um tutorial que explique como fazer terrenos já é pedi demais...Espero que dê certo, pq eu preciso entregar semana que vem !!! Mas é isso aí, sem emoção não tem graça,rs...Abraço, pessoal, valeu pela força !
Oi Edu, tudo bem? Clica no botão Tutoriais do site e nessa página tem a seção de tutoriais de modelagem, lá tem muitos tutoriais que vão te ajudar a conhecer as ferramentas, assim, vai poder modelar terrenos e qualquer outra coisa que quiser. Inclusive, tem alguns tutoriais sobre terreno, tem um de texturização de terrenos e tem este de modelagem com Displace, o link é: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14970 Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138744

Últimos membros registrados: meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes.

Usuário(s) on-line na última hora: 642, sendo 12 membro(s) e 630 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: tmouraoocg, Frederico Wagner N. R., CNC, vanderabelo, AlexTerra, meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Saviel, Alessandro, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.