Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
luisrosenstock   Joinville-SC
claudiosdr   Brasil - CE
Fabio   Brasil - AC
Daian   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

Antonio Neosmar P Silva   São Paulo - SP - SP
luciano santo   Guarulhos - SP
Bergi   Manhuaçu / MG
Kadaks   Mirassol-SP - SP

manchas claras nas paredes

Por: ANDREA MACHADO  

Em: 31/07/2007 13:06

;) depois das dicas do André (O cd-curso é mesmo d+), eu nem sabia pra onde ia o 3DMAX, renderizava em CAD, agora to curtindo muito o recursos do MR e aprendendo a cada dia com vcs...dá uma analisada nesta imagem, como faço pra corrigir os artefatos nos cantos das paredes? To usando FG 256, 1/4-16, filtro mitchell, IES Sky=0,035 e MR Spot=0,45 UV(Area Light)=10.
vc esta renderizando com oq...vray ou mental ray ?
Gilvan Isbiro portfolio http://ng3d.cgsociety.org/gallery/
ow cara + o background esta mostrando q o sol esta bastante forte e seu predio esta sem iluminação do sol e esta sem sombra...da uma olhado nos predios do background veja q o sol esta qase q estourando neles.. conserta isto tbm.. e vou esperar o up. abç.
Gilvan Isbiro portfolio http://ng3d.cgsociety.org/gallery/
Andrea, Por que vc não usa o MRSun? Acredito que irá corrigir. Marco.
Marco.
Oi Andreia, tudo bem? Eu fico muito feliz de saber que está gostando do curso e está começando a obter resultados melhores, em breve você vai estar fera no Mental Ray, pode apostar. Dá na mesma usar IES ou as luzes MR, é só configurar certinho que fica idêntico. Até porque você pode estar usando o Max 8 que não tem luzes MR Sky e MR Sun. A sua cena está ficando boa, o problema nos cantos é por causa do Bounce do Final Gather, quanto você colocou nele? Com 2 costuma ficar bom, se tiver com mais, teste com 2 apenas. Se estiver com 2, use o Falloff do Final Gather para controlar isso, o falloff vai limitar a ação do Final Gather, como mostra um dos vídeos do curso. Outra opção para tentar é diminuir um pouco o valor do Trace Depth, Max Reflections e Max Refractions. Mas o certo mesmo é ajustar melhor o Radius do Final Gather, com certeza absoluta o Radius resolveria isso, mas eu sei que no começo é muito difícil acertar este valor. Com um pouco de prática você vai encontrar o valor certo facilmente. Você pode ganhar um bom tempo de render diminuindo um pouco a qualidade da sombra Area, está usando 10, tente com 6. Como você está usando o Antialiasing com máximo de 16, o próprio Antialiasing deve suavizar a sombra para você, então, pode usar valores menores na qualidade da sombra. Ainda gostaria de te dar outras três dicas. 1- Tire uma foto de uma residência ou um prédio iluminado pelo sol. Veja a foto, os cantos também ficam claros na realidade quando estão iluminados por uma luz mais intensa, porque a luz reflete nestes cantos e gera bastante GI. Não é o caso da sua cena, que está num dia mais nublado. Mas se você aumentar a intensidade das luzes, para simular um dia mais ensolarado, o certo é que os cantos fiquem mais claros mesmo. 2- O GI gera luz a partir dos objetos para sumular a iluminação real, mas o GI não leva em conta a oclusão do ambiente, por isso fica propenso a criar imagens sem contraste e mais claras do que deveria, a gente percebe muito isso em quem trabalha com o V-Ray, pois fazem imagens super claras que não correspondem a realidade. Eu não explico isso no curso, mas é super fácil e pode te ajudar muito a melhorar a qualidade das cenas. Seleciona uma esfera de material, clica em Get Material e escolhe o material Mental Ray, clica no Slot Surface dele e aplica o Shader Ambient/Reflective Occlusion. Acessa a ficha Processing do Mental Ray e arrasta este material para slot do Material Override. Precisa clicar no Enable antes para habilitar o Slot. Desligue tudo de Final Gather e renderize a cena assim. Vai sair uma imagem apenas em tons de cinza com os cantos bem marcados. Você pode controlar a qualidade no valor Samples do Shader de Ambient Occlusion e pode controlar o quanto ele se espalha no parâmetro Spread. Faça alguns testes para ajustar, só precisa ajustar estes dois valores mesmo. Depois de pronto, abra a imagem renderizada normalmente no PhotoShop e abra essa imagem renderizada só com o Ambient Occlusion. Copia a imagem com Ambient Occlusion para cima da imagem normal e muda o Layer da imagem com Ambient Occlusion para Multiply. Assim, as duas imagens serão mescladas e os cantos ficarão bem mais marcados, deixando a imagem mais realista. OBS: Pode ser melhor renderizar a imagem normal um pouco mais clara com o GI um pouco mais forte. Faça alguns testes que você vai se entender logo com o Ambient Occlusion. 3- Você pode criar céu físico no Max 8 usando o Shader Mad Physical Sky, vai ficar igual o céu que o Max 9 cria com a luz MR Sky. É só aplicar o Shader no Environment do 3ds max, teclando 8. Você pode baixar o Shader nesta página: http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13941 Abraços
Gilvan: não cheguei a conhecer o v-ray, nem mexia no max e ouvi muito do mental ray...to tentando desde então, muito obrigada pela dica, aguarde o up!! Marco: Acompanho o seu progresso pelas postagens na 3d1, ainda uso o max 8, mas espero até o final da semana estar migrando para o 9 e assim conhecer o MR Sun André: nem sei o q dizer deste CG Master, obrigada por dismistificar o max, a computação grafica é mesmo fascinante. Bom, continuo por aqui me encantando com o MR e ja ja te mando outras imagens. Aquele Abraço!
ANDREA MACHADO Dizem que se conselho fosse bom não se dava... se vendia! Mas mesmo assim vou arriscar: Compre o CD do Curso de Mental Ray criado pelo André. Apesar de eu usar o VRay, sei muito bem do potencial que o Mental oferece, pois é sem dúvida o melhor render do mundo. Quanto ao Curso que o André criou, todas as pessoas que conheço que compraram o CD falam sem sombra de dúvida que é o melhor curso de MR dentre os que existem. Um dos melhores exemplos é o Zulmar Jr, que tenho ele como um dos grandes amigos que fiz aqui no fórum. O cara começou penando, como todos, e hoje tem uma empresa de Maquetes Eletrônicas - www.lua4.com , graças ao Vídeo Curso de Mental Ray, feito pelo André. http://www.tresd1.com.br/loja.php Tenho certeza absoluta que não irá se arrepender. Abraços e seja bem vinda ao fórum.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
André, que grande dica essa do ambient oclusion no photoshop. Vou fazer uns testes aqui. Marco.
Marco.
Olá Andréa! Tudo bem? Também estou começando no MR e estou achando isso muito fascinante! Me permita uma observação: Os Machado são gente boa, né!? Abraços!
Oi Juliano, ja conhecia a 3D1 a um tempo, e tb ja tinha comprado o curso e os cds de texturas e modelos. Praticidade, rapidez e oportunidade nao podemos deixar passar, né! André: to esperando a continuação do curso heim! ...e macfabiano, somos sim, gente boa!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711214.

Total de membros registrados: 138741

Últimos membros registrados: Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes, glucovixfortemx, Shang026, Tiago 3.

Usuário(s) on-line na última hora: 330, sendo 6 membro(s) e 324 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Cledson, vanderabelo, AlexTerra, Manhoodplusdk, Elis, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.