Oi Andreia, tudo bem?
Eu fico muito feliz de saber que está gostando do curso e está começando a obter resultados melhores, em breve você vai estar fera no Mental Ray, pode apostar.
Dá na mesma usar IES ou as luzes MR, é só configurar certinho que fica idêntico. Até porque você pode estar usando o Max 8 que não tem luzes MR Sky e MR Sun.
A sua cena está ficando boa, o problema nos cantos é por causa do Bounce do Final Gather, quanto você colocou nele?
Com 2 costuma ficar bom, se tiver com mais, teste com 2 apenas.
Se estiver com 2, use o Falloff do Final Gather para controlar isso, o falloff vai limitar a ação do Final Gather, como mostra um dos vídeos do curso.
Outra opção para tentar é diminuir um pouco o valor do Trace Depth, Max Reflections e Max Refractions.
Mas o certo mesmo é ajustar melhor o Radius do Final Gather, com certeza absoluta o Radius resolveria isso, mas eu sei que no começo é muito difícil acertar este valor.
Com um pouco de prática você vai encontrar o valor certo facilmente.
Você pode ganhar um bom tempo de render diminuindo um pouco a qualidade da sombra Area, está usando 10, tente com 6.
Como você está usando o Antialiasing com máximo de 16, o próprio Antialiasing deve suavizar a sombra para você, então, pode usar valores menores na qualidade da sombra.
Ainda gostaria de te dar outras três dicas.
1- Tire uma foto de uma residência ou um prédio iluminado pelo sol.
Veja a foto, os cantos também ficam claros na realidade quando estão iluminados por uma luz mais intensa, porque a luz reflete nestes cantos e gera bastante GI.
Não é o caso da sua cena, que está num dia mais nublado.
Mas se você aumentar a intensidade das luzes, para simular um dia mais ensolarado, o certo é que os cantos fiquem mais claros mesmo.
2- O GI gera luz a partir dos objetos para sumular a iluminação real, mas o GI não leva em conta a oclusão do ambiente, por isso fica propenso a criar imagens sem contraste e mais claras do que deveria, a gente percebe muito isso em quem trabalha com o V-Ray, pois fazem imagens super claras que não correspondem a realidade.
Eu não explico isso no curso, mas é super fácil e pode te ajudar muito a melhorar a qualidade das cenas.
Seleciona uma esfera de material, clica em Get Material e escolhe o material Mental Ray, clica no Slot Surface dele e aplica o Shader Ambient/Reflective Occlusion.
Acessa a ficha Processing do Mental Ray e arrasta este material para slot do Material Override.
Precisa clicar no Enable antes para habilitar o Slot.
Desligue tudo de Final Gather e renderize a cena assim.
Vai sair uma imagem apenas em tons de cinza com os cantos bem marcados.
Você pode controlar a qualidade no valor Samples do Shader de Ambient Occlusion e pode controlar o quanto ele se espalha no parâmetro Spread.
Faça alguns testes para ajustar, só precisa ajustar estes dois valores mesmo.
Depois de pronto, abra a imagem renderizada normalmente no PhotoShop e abra essa imagem renderizada só com o Ambient Occlusion.
Copia a imagem com Ambient Occlusion para cima da imagem normal e muda o Layer da imagem com Ambient Occlusion para Multiply.
Assim, as duas imagens serão mescladas e os cantos ficarão bem mais marcados, deixando a imagem mais realista.
OBS: Pode ser melhor renderizar a imagem normal um pouco mais clara com o GI um pouco mais forte.
Faça alguns testes que você vai se entender logo com o Ambient Occlusion.
3- Você pode criar céu físico no Max 8 usando o Shader Mad Physical Sky, vai ficar igual o céu que o Max 9 cria com a luz MR Sky.
É só aplicar o Shader no Environment do 3ds max, teclando 8.
Você pode baixar o Shader nesta página: http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13941
Abraços