Oi gente, tudo bem?
Andréia>
Eu fico feliz de ver que está começando a obter bons resultados com o curso, tenho certeza que em pouco tempo vai estar fera no Mental Ray, é só uma questão de prática agora que já entendeu os conceitos.
E não vá muito pela sua referência de cabeça, veja fotos reais das situações que está querendo reproduzir, isso é muito importante.
Como eu já falei uma vez aqui, quando as coisas não estão dando certo comigo, quando não está saindo como o previsto ou tem artefatos estranhos, no final das contas eu me sinto um ignorante por não ver a realidade com a perfeição que o Mental Ray consegue, porque ele sempre está certo e eu que estou errado.
Ou na realidade é diferente do que eu estava pensando, ou os materiais não estão corretos, porque luz não tem muito segredo depois que dominas os recursos do Mental Ray.
Eu acho que o GI da sua cena está correto, só deve "desligar" as luzes das varandas. :)
Se quiser fazer a cena de noite, então, vai precisar colocar uma Omni em cada varanda pelo menos para ter um efeito mais real.
Estude a criação de materiais, é muito importante.
Veja também que se é uma pastilha na parede e você colocou um leve reflexo nelas, mesmo que seja reflexo borrado, que seria o correto neste caso, uma parte do canto mais claro é reflexo.
Eu acho que os cantos calhos estão corretos na sua cena, veja uma foto real, melhorando os materiaise a composição, vai ficar mais realista.
Marco>
Além dessa possibilidade de renderizar duas imagens separadas e compor, que é muito usado em animação, para ganhar tempo e ter mais controle sobre o efeito, você no caso de maquete poderia renderizar direto com Ambient Occlusion mesclado nos materiais.
Não precisa conhecer muito de composição de materiais, no Max 9 é ainda mais fácil, porque tem um recurso simplificado de AO dentro do Arch&Design.
Mas no Max 8 e no 9 também pode fazer aplicando o Shader de Ambient Occlusion no canal Diffuse do material, tanto Standard como Raytrace.
A cor branca é a cor do material, pode aplicar um Bitmap se quiser, e a cor preta é a cor da oclusão, é bom deixar preto mesmo, mas pode alterar para criar efeitos psicodélicos.
Essa oclusão compensa a alta intensidade da luz criada pelo GI.
Juliano>
Agradeço muito pelo apoio cara, porque a 3D1 só vive graças a venda de CDs, é muito gratificante ver que os amigos mais antigos se importam assim com o site, mesmo usando outro render, valeu mesmo.
Abraços