Iluminação do sol

Por: denisfg  

Em: 06/08/2007 11:29

Estou fazendo esta cena interna e coloquei uma luz direct na parte de fora do hall, para fazer a iluminação do sol mas a luz do sol nao aparece, tentei tirar os vidros para cver se o problema estava em suas config mas nao era, ja aconteceu comigo isto antes e nao me lembro como arrumei, alguem sabe oq pode estar acontecendo ?? criticas e comentarios tambem sao bem vindas valeuu
Olá Denisfg Qual o render que vc está usando? Achei estranho a luz não aparecer mesmo sem o vidro. Olha se não tem nada bloqueando a luz, tipo um plane etc...
Dae Eduardo tudo certo? Entao, estou usando o v-ray, e nao tem nada na frente somente duas v-ray light mas elas estao invisiveis, mas estava fazendo uns testes aqui para ver se arrumava o problema e era o bias do vraysahdow paraeters na luz do sol mesmo que estava em 4 nao sei pq, dae coloquei em 0,2 para teste e deu certo Valeu pela força ae eduardo abs
http://www.flickr.com/photos/30692236@N08/
Blz denis! Posta aê depois a evolução que no que puder garanto que o pessoal ajuda. abrs!
entao eduardo to postando aqui um upgrade da cena quando eu diminui o bias consequentemente diminuiu a iluminaçao da cena e acho q esta um pouco enbaçada a imagem esta um pouco estranha e um pouco escura tb mas em relação a claridade vou tentar mexer no color maping mais eu acho q vai estourar o resto da cena, gostaria de algumas dicas para uma melhora da cena q nao esta pronta ainda e falta muita coisa. valeu ae abs
Olá Denisfg! Observe que o ambiente que vc fez é bem grande e que também vc posicionou a camera contra a luz. Não que isso estaja errado, mas que naturalmente os objetos se apresentam mais escuros por causa da sombra e é natural que estoure um pouco a fonte luminosa. Tenta tirar uma foto de uma situação parecida com essa só pra estudo. Uma alternativa seria acrescentar mais luzes no teto para iluminar de forma mais homogênea. Achei que a cena está quase lá. A suavisação ficou boa, isso significa que vc poderia até diminuir um pouco os samples das luzes, ganhando assim tempo de render; um leve granulado é muito comum em situações desse tipo. O jogo de claro / escuro nas paredes fizeram uma volumetria interessante. Achei também um pouco embaçada a imagem. Verifica se a saída do render é igual à imagem salva no formato JPG. Não for esse o problema, então aumenta mais a qualidade da imagem. Acho que medium no irrmap + 1000 no lightcache e um render maior que 2400 x 1600 com o AA em catmullroom -1 , 2 (adaptive) daria pra elucidar melhor essa questão. Se puder, manda as configs de render e tbm o tempo ok? abrs!
valeu pelas dicas aee eduardo no caso da luz que entra oposto a camera eh por que eh o unico lugar onde vai entrar luz mesmo, nao temos janela nem nada é so a porta do hall mesmo, e fiz algumas alteraçoes e adicionei algumas spots de luz para dar uma clariada na cena e ela ficou bem mais nitida agora e nao tah mais enbaçada, esta faltando alterar e adicionar algumas coisas para colocar na cena como a porta e outras coisas pq a luz eu acho q esta quase lá, sei q nao eh o local certo mais já q estou tirando duvidas tambem gostaria que a galera desse umas criticas para melhorar o trabalho. valeuu mesmo aee eduardo ajudou uma cara
Aê Denis! Legal ver o seu esforço! Afinal, muita gente pensa que trabalhar com CG é só pegar os modelos, jogar umas luzes e pronto! Mas sabemos que não é assim... leva tempo... muitas horas de prática... eu que diga isso rsrsrsrs! Tem que praticar todos os dias! Uma coisa que eu percebi trabalhando com CG é que a cena tende à melhorar quando adicionamos mais elementos nela. Acho que a emissão de GI do conjunto de objetos e não apenas de uma sala vazia facilita. Principalmente no VRAY onde não temos a quantidade de controles individuais como acontece no Mentalray. Porém, isso eleva o tempo dos testes, podendo até inviabilizar o trabalho. No videocurso de mentalray, o andré sugere um roteiro muito coerente para testar as luzes e os materiais economizando muito mesmo o tempo de render... e independente do renderizador dá pra tirar proveito dessas técnicas. Sua cena tá melhor... bem melhor. Mas sabemos que ainda falta acertar mais na iluminação e na setagem de render. Como eu sugeri anteriormente, se tu puder postar a setagem e um wire com as luzes ficará melhor de te ajudar. ps. a seção de arquitetura e design serve para as duas coisas.. tanto para tirar dúvidas, quanto para receber críticas.Porém é na seção de imagens e animações que os leitores receberão um maior feedback com críticas. Mas nada impede de vc tirar as suas dúvidas e receber críticas ao mesmo tempo. abraço!
Valeuu ae eduardo É sempre bom ver gente que quer ajudar e aqui na 3d1 tem muita gente q ajuda por isso que eh o melhor site do brasil e é q nem vc falou nao eh facil trabalhar com cg pois tenq ter muita paciencia e dedicação e nao tenq fazer somente pq vc quer ganhar dinheiro e sim pq vc gosta d fazer eu acho q isso eh a melhor parte em trabalhar neste ramo, e estou passando pra vc como vc falou o wire da cena e as setagens e vou postar tb o ultimo render para vc dar mais uma olhada e essa setagem nao esta feita no ultimo render, so almentei o irradiance map agora para uma melhor deficição valeuu ae velho brigado pela força
Então Denis... aqui no 3d1 é assim mesmo. Nós ganhamos e retribuímos aquilo que podemos ter de mais precioso que é o conhecimento. Vc tá indo bem. As configs padrão do vray já vêm quase prontas mesmo. Percebi que vc não mudou muita coisa na setagem de render e para os testes deve ser assim mesmo. Antes de sugerir sobre uma nova configuração de iluminação para a sua cena, tenta perceber como seria se esse ambiente existisse de verdade e se apenas as luzes que vc utilizou estivessem acesas. O resultado de uma foto, revelaria um ambiente com um jogo de claro/escuro bem mais acentuado do que este que vc obteve e existiriam áreas que sairiam mais escuras. Acho que para compensar isso, vc deve ter utilizado mais potência nas lâmpadas do que seria possível numa situação real. Sei que o título do seu tópico sugere uma iluminação com a luz do sol, mas vamos tentar o seguinte: tu desabilita a luz externa, bem como as vraylights da janela, que por sinal não precisavam ser duas (apenas uma) e acrescenta todas as outras luzes onde tiver spot no teto. Procura outro arquivo de web, de preferência um que não reproduza o feixe de luz tão marcante como uma lâmpada dicróica, talvez algo mais difuso funcione bem. Use valores menores nessas lâmpadas e aplique um material LIGHTMTL na parte reflexiva das luminárias. Faça os testes e veja a diferença. Outra coisa: mude o secondary bounces para lightcache. Tu vai ver que funciona bem melhor que o quasimontecarlo. Testa aí! Tá melhorando a cena! abraço!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138744

Últimos membros registrados: meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes.

Usuário(s) on-line na última hora: 703, sendo 14 membro(s) e 689 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: tmouraoocg, Frederico Wagner N. R., CNC, vanderabelo, Ronaldo Junior, AlexTerra, meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Saviel, Alessandro, Pedro Juliato, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.