Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gaona   Brasil - AC
testa   Bristol, United Kingdom - AC
Nabucodonossor   Porto Alegre - RS
RHD3sign   Rio de Janeiro
Joao   Itapetininga-SP - SP

Portfólios Ver Mais

JoaoLucas   Fortaleza, CE - AC
cfgondim   Ceará - CE
SONIC   Piedade-SP - PR
lipefaust   São Paulo

Photon map x escala de modelagem

Por: ANDREA MACHADO  

Em: 07/08/2007 13:05

To apanhando pra caramba tentando configurar o mapa de photons pra internas, geralmente importo a cena do Autocad(modelada em metro e pequena 20 a 30m²) e só consigo o "clouds" com valores "disparates" por exemplo: Energy= 0,1 e Decay 4,0 com intensidade da luz tb muito baixa 0,1 a 0,3 e isso depois de muitos e muitos testes... ...to usando as config do video-curso do André, padrão inches no units setup, alguma dica pra agilizar a config do photon map?
Olá Andrea! Tudo bem? Essa questão de escala é uma velha conhecida e o pessoal sempre acaba sofrendo com ela de alguma maneira. Várias discussões sobre esse assunto já ocorreram aqui no forum e vou te passar alguns links bem esclarecedores. Mas vou tentar resumir com uma dica simples: se vc fez a modelagem no cad, quando for importar pelo max, habilite a casinha "reescale" e selecione "meters". Assim o desenho chegará bem grande na viewport e tudo funcionará corretamente de acordo com os valores padrão do max. aqui vão alguns links: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22675&start=15 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22777&start=15 http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=14688 bons estudos!
Oi eduardoqf. Das várias discussões sobre este assunto aqui no forum, que eu li todas ou quase todas, a mais esclarecedora foi aquela que voce teve com o André, dalí eu gravei os meus conhecimentos sobre a importação do cad. E eu ainda ponho a planta lá no cad nas coordenadas 0,0,0, como voce explicou e a planta chega certinha na coordenada 0 no Max Abraços
Olá Osires! Legal saber que vc está evoluindo com o auxílio do forum! É aquela coisa que eu te disse antes... tenha paciência e não desista. Depois de um tempo trabalhando com o max, as coisas ficam bem mais simples e vc não precisa pensar muito pra se mover no programa e esse momento é muito gratificante pra quem trabalha com max. abrs!
Olá eduardo. Eu sou um pouco ansioso, mas não desisto tão fácil. Vi a homenagem feita a voce. Acho lindo o agradecimento e a humildade. Abraços
Andre e Eduardo, maravilhosa a discussão sobre escala, faz pensar... e a solução principalmente pra quem trab com arquitetura e maquete tava bem na nossa frente! Testei aqui e a compatibilidade é total com as medidas sendo respeitadas SE modelarmos em centímetros no AutoCAD e importarmos no max rescale desabilitado e mantendo todos os padrões (Units, Generics and System). A texturização, iluminação e render não terão tantos problemas. Para quem tem seus modelos prontos no CAD (em metros) é só usar o comando Scale do programa e fator de escala 10, convertendo assim para centímetros. Qualquer alteração no modelo, a importação é sempre no mesmo lugar. ...a gente se bate, bate, morde, mas é massa ver que cada dia fica mais fácil e Andre, esse seu video-curso (que nectar!). Abração!
Oi Andréia, tudo bem? Putz, eu fico até emocionado de ver que alguém entendeu isso!!!! Posso te garantir com certeza absoluta que você tem uma visão privilegiada sobre escala e unidades, porque é muito raro alguém entender isso mesmo quando a gente explica e mostra exemplos. Até usuários que tem anos de 3ds max, não entendem quando a gente explica isso e ainda discute que está errado. Porque estão acostumados a trabalhar errado e o certo que parece estar errado. Não sei se é porque você tem muita experiência no AutoCAD ou porque é muito nova no Max e isso fez você perceber mais facilmente, mas seja como for, certamente você tem uma visão privilegiada do sistema, porque além de entender, fez a analogia para conversão perfeita do projeto em metros. Vou anotar aqui no meu caderninho que pelo menos uma pessoa entendeu o que eu sempre quis que entendessem sobre essa questão de escala. Na verdade você não vai estar na escala real correta, porque para isso teria que modificar as unidades internas do Max, o que não é recomendado, no futuro quando etiver manjando de Max você poderá modificar se quiser, mas por enquanto, trabalhe assim que fica perfeito e não tem o menor problema de não estar em escala real. Isso que o pessoal não entende também, o que importa é a proporção de tudo, não precisa estar em escala real perfeitamente. Trabalhando dessa forma, cada centímetro terá 1 polegada, mas não tem problema, porque tudo será feito proporcionalmente a isso. Agora, se você trocar para centímetros no System Units Setup, ai sim, vai estar em escala real perfeita fazendo o mesmo procedimento que descreveu na sua mensagem. Mas seja como for, em qualquer escala você consegue suavizar os Photons e deixar adequado para iluminar a cena, o que muda são os valores usados de acordo com a escala da cena, se estiver em metros vai usar valores mínúsculos no Radius dos Photons, se estiver em centímetros, vai usar valores maiores do que 1 no Radius, mas sempre vai conseguir solucionar a iluminação. Agora, o valor do Energy e do Decay não muda conforme a unidade, sempre vai ser 1 no Energy e 2 no Decay, as vezes vai diminuir um pouco o Decay para 1.9 ou 1.8. As luzes também não devem se modificar por causa da escala, apenas as luzes Photometrics, estas sim podem ficar fortes demais ou fracas demais dependendo da escala da cena, mas é só ajustar o Intensity para ajustar. Só dá problema no Mental Ray quando mistura as unidades de forma errada no Display e no System Units Setup. Se misturar as unidades de forma correta, também dá certo e não gera problemas. Por exemplo, você poderia colocar no System Units Setup que cada polegada tem 0,3937 unidades, assim, uma polegada vai ter um centímetro e você estaria em escala real perfeita sem trocar as unidades internas do Max, que é polegadas, entende? Se fosse metros, por exemplo, você poderia colocar que cada unidade mede 39,37 polegadas, assim, estaria em metros sem trocar a unidade interna do Max, que é polegadas. Mas nem se perca com isso, faça dessa forma que você descreveu, é perfeita. Posta a imagema da cena renderizada apenas com Photons para eu ver, assim posso te falar o que precisa modificar para ajustar corretamente. Abraços
obrigada André, tudo bem? ...só uma correção, eu falei centímetros com a conversão fator de escala 10, na verdade seria decímetros e para converter em cm fator de escala 100, óbvio. Usando ampliação do modelo CAD (10x maior, em decímetros) fica mais fácil manipular os valores de GI e Final Gather da "escala artística" do max (explicadinho bem mastigado no vídeo-curso, COMPREM VIU GENTE!), uma vez que estamos considerando 1 polegada = 1 decímetro. Te pergunto: Convertendo o modelo para centímetros, 100x maior, o q aconteceria com os valores de GI e Final Gather? Em geral to configurando assim: GI = 500000~800000 photons, energy 1, decay 2 FG = 64~128 radius=2~3, min rad=0,2~0,3, trabalhando com modelos de CAD (ampliado 10x) Ainda uso o max 8, pra internas = a velha spot transf em omni e externas = photometricas ies sky e ies sun. vlw, abração.
Oi Andrea, tudo bem? Em qualquer unidade dá para configurar o render de forma que fique adequado, por isso que ele tem tantos parâmetros, para oferecer controle total. Os valores que vêm configurados por padrão no programa, não só no Mental Ray mas em todo o 3ds max, são adequados para polegadas, então, sempre vai ter que modificar em qualquer unidade da escala metrica, porque nenhuma é compatível. No vídeo curso eu falo para aumentar o projeto 10 vezes apenas para facilitar a vida dos iniciantes, porque usando metros o projeto fica muito pequeno, o valor 1 que vem n o Radius dos Photons, por exemplo, é imenso, é um metro e a pessoa tem que trabalhar com valores minúsculos, usando muitas casas decimais, por isso que complica, mas poderia configurar assim sem problema, só é mais chato. Os valores que definem a quantidade de Photons, os Samples de Final Gather, o Energy e o Decay, não mudam de acordo com o tamanho da cena, pode estar em qualquer escala que vai sempre usar estes valores. No caso do Decay é normal diminuir um pouco para deixar o GI mais intenso, as vezes pode aumentar um pouco o Energy, numa cena complexa pode precisar de mais Samples de Final Gather, isso é meio padrão. O que muda muito conforme o tamanho dos objetos na cena é o Radius do Final Gather e o Radius dos Phtons, principalmente este que é o parâmetro mais importante de todos. Quando usar metros, tratando uma unidade no Max como 1 metro, então, terá que usar valores minúsculos no Radius dos Photons e do Final Gather, coisa de 0,075 ou menos, depende dos objetos na cena. Quando estiver usando centímetros, então, 5 centímetros de raio é um bom valor, até 15 centímetros pode ser um bom valor dependendo da cena, então, o Radius vai variar entre 3 e 17 mais ou menos. Se importa em metros e aumenta 10 vezes, então, a cada 10 unidades no Max vai ser 1 metro, o valor 1 no Radius dos Photons seria 10 centímetros, que é um ótimo valor, é um valor compatível com o valor padrão que o programa vem configurado, justamente porque você está numa escala mais próxima de polegadas. Então, essa pequena facilidade de não ter que modificar o tamanho do Radius, também vai acontecer em todos os outros recursos que usar no 3ds max, todos os recursos. Porque todos os valores estão configurados previamente para polegadas, se está num tamanho próximo disso, os valores padrões sempre serão adequados, só vai precisar modificar o essencial do recurso para conseguir o efeito desejado, entende? Por isso que eu falo sobre ser mais fácil trabalhar no Max fora de escala, porque quem usa metros apanha para usar centímetros, imagine decímetros, só quem tem uma grande facilidade com unidades. Sobre as luzes e o Max, nem se preocupe com o Max 9 porque o 8 é ótimo, o 9 tem algumas facilidades, mas nada que justifique a troca imediata, eu não troquei porque não tenho paciência com programa feito nas coxas, estou esperando o Max 10. :) Quanto as luzes, esquece a Spot e a Omni, faz de conta que não existe mais, use sempre as luzes MR Area Omni, MR Area Spot ou as Photometrics, tanto para internas quanto para externas. Porque ficam muito mais reais e são muito melhores, todas estas luzes geram sombras difusas, as Omnis e Spots comuns não geram. Alguns efeitos do Mental Ray só acontecem com Photometrics, porque são luzes mais reais, tente se acostumar com elas, em pouco tempo você não vai mais viver sem elas. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138744

Últimos membros registrados: meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes.

Usuário(s) on-line na última hora: 718, sendo 13 membro(s) e 705 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: tmouraoocg, Frederico Wagner N. R., CNC, guigui14, Ronaldo Junior, meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Saviel, Alessandro, Pedro Juliato, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.