Oi Andrea, tudo bem?
Em qualquer unidade dá para configurar o render de forma que fique adequado, por isso que ele tem tantos parâmetros, para oferecer controle total.
Os valores que vêm configurados por padrão no programa, não só no Mental Ray mas em todo o 3ds max, são adequados para polegadas, então, sempre vai ter que modificar em qualquer unidade da escala metrica, porque nenhuma é compatível.
No vídeo curso eu falo para aumentar o projeto 10 vezes apenas para facilitar a vida dos iniciantes, porque usando metros o projeto fica muito pequeno, o valor 1 que vem n o Radius dos Photons, por exemplo, é imenso, é um metro e a pessoa tem que trabalhar com valores minúsculos, usando muitas casas decimais, por isso que complica, mas poderia configurar assim sem problema, só é mais chato.
Os valores que definem a quantidade de Photons, os Samples de Final Gather, o Energy e o Decay, não mudam de acordo com o tamanho da cena, pode estar em qualquer escala que vai sempre usar estes valores.
No caso do Decay é normal diminuir um pouco para deixar o GI mais intenso, as vezes pode aumentar um pouco o Energy, numa cena complexa pode precisar de mais Samples de Final Gather, isso é meio padrão.
O que muda muito conforme o tamanho dos objetos na cena é o Radius do Final Gather e o Radius dos Phtons, principalmente este que é o parâmetro mais importante de todos.
Quando usar metros, tratando uma unidade no Max como 1 metro, então, terá que usar valores minúsculos no Radius dos Photons e do Final Gather, coisa de 0,075 ou menos, depende dos objetos na cena.
Quando estiver usando centímetros, então, 5 centímetros de raio é um bom valor, até 15 centímetros pode ser um bom valor dependendo da cena, então, o Radius vai variar entre 3 e 17 mais ou menos.
Se importa em metros e aumenta 10 vezes, então, a cada 10 unidades no Max vai ser 1 metro, o valor 1 no Radius dos Photons seria 10 centímetros, que é um ótimo valor, é um valor compatível com o valor padrão que o programa vem configurado, justamente porque você está numa escala mais próxima de polegadas.
Então, essa pequena facilidade de não ter que modificar o tamanho do Radius, também vai acontecer em todos os outros recursos que usar no 3ds max, todos os recursos.
Porque todos os valores estão configurados previamente para polegadas, se está num tamanho próximo disso, os valores padrões sempre serão adequados, só vai precisar modificar o essencial do recurso para conseguir o efeito desejado, entende?
Por isso que eu falo sobre ser mais fácil trabalhar no Max fora de escala, porque quem usa metros apanha para usar centímetros, imagine decímetros, só quem tem uma grande facilidade com unidades.
Sobre as luzes e o Max, nem se preocupe com o Max 9 porque o 8 é ótimo, o 9 tem algumas facilidades, mas nada que justifique a troca imediata, eu não troquei porque não tenho paciência com programa feito nas coxas, estou esperando o Max 10. :)
Quanto as luzes, esquece a Spot e a Omni, faz de conta que não existe mais, use sempre as luzes MR Area Omni, MR Area Spot ou as Photometrics, tanto para internas quanto para externas.
Porque ficam muito mais reais e são muito melhores, todas estas luzes geram sombras difusas, as Omnis e Spots comuns não geram.
Alguns efeitos do Mental Ray só acontecem com Photometrics, porque são luzes mais reais, tente se acostumar com elas, em pouco tempo você não vai mais viver sem elas.
Abraços