zoom xp na v. isometrica =/

Por: andregama  

Em: 22/08/2007 21:09

Olá... antes de tudo queria dar os parabens pelo site. Na minha opinião o melhor site do Brasil! =] Bem.. faço o segundo período de arquitetura na UFT e to com uma pequena dúvida aqui no AutoCad, versão 2008. Bem, fiz um denheso em 3d de um forma geométrica simples, de acordo com o solicitado pelo professor. Porem, quando eu vou plotar na vista isométrica eu do um zomm xp para determinar a escala, no caso 1000/20xp para obter uma escala de 1:20... porem ao plotar a escala esta de 1:25 =/ . Nas vistas frontais e laterias do objeto esse problema n acontece. Para deixar mais claro, quando eu ploto um cubo, por exemplo, com aresta de 1 m na escala 1:50, com o meu escalímetro realmente da 1 m da escala 1:50. Porem ao colocar o mesmo cubo em um vista isométrica e plotar, a mesma aresta não vai ter 1 m. Estaria normal se estivesse em perspectiva pois as linhas tendem a irem para os pontos de fugas, entretando na isometrica as linhas seguem em angulos de 30º e 150º. Alguem poderia me ajudar a solucionar este problema? Desde de já muito obrigado! :)
andregama, tudo bem xará? Seja bem-vindo ao site! Gostaria de entender uma coisa antes: por exemplo, o cubo, vc o fez em 3D e ai o visualizou na Isométrica ou vc construiu na munheca essa perspectiva no plano, com lines da vida? Você sabe né que como o cubo está em perspectiva você nao pode medir a lateral dele e esperar que ele apresente o mesmo valor que se você estive vendo-o frontalmente. Veja o exemplo da imagem, que quando vc começa a girar, o objeto varia suas medidas. Se não me falhe a memória, na isométrica essa redução é em torno de 20%, ou seja, as medidas ficariam em 80% do valor original. Usando seu exemplo, a medida do cubo de 1m de aresta, se plotado em vistas frontal, lateral ou de topo, na escala de 1/20, sairá com 0,05m (5cm), e isso aconteceu bem, não é? Mas, quando vc visualiza ele isometricamente, está "saindo com 1/25" ou seja 0,04m (4cm) no seu escalímetro. Notou que 0,04 é 80% de 0,05? ou seja, a redução está correta e não há problema nos seus procedimentos nem na sua plotagem! Agora, na Perspectiva Cavaleira, a parte frontal não sofre redução pois o plano de projeção está paralelo a nossa visão. Entendi sua dúvida? Abraços cumpadi, André - heuew
Olá André! tudo bem? acho que entendi seu problema. Se for isso que estou pensando, o problema será resolvido com a teoria das projeções. Você sabe que a projeção isométrica sofre uma redução, né? se pegar um cubo e colocá-lo atrás de um vidro, frontalmente (supondo projeção paralela), e desenhar no vidro, ele terá dimensões em verdadeira grandeza. Agora, se colocarmos esse mesmo cubo em isométrica, e desenhá-lo no referido vidro, suas dimensões sofrerão redução de tamaho! é a redução que a perspectiva isométrica sofre! é exatamente o que o Autocad faz no paper space! Agora, você pode compensar essa redução pra medir diretamente com o escalímetro. Deverá fazer o seguinte: 1. dê zoom xp na escala desejada. 2. meça(não o model, meça a aresta direto da viewport, no paper space) 3. divida o tamanho real de uma das arestas pela medida que você acabou de tirar 4. aplique essa diferença no zoom da viewport Abraços.
Oi André, só pra concluir, A redução é de .8165 1-.8165 = 1.22474 fazendo 1.22474 xp, poderá medir com o escalímetro diretamente na plotagem, que a compensação da redução estará feita.
Pessoal, Eu particularmente não vejo muito sentido em se ajustar a escala para se medir na isométrica já que as perspectivas são normalmenta para se ter uma leitura melhor do desenho. Quando se for executar o trabalho, as medidas verificadas serão as das vistas principais. Esse cálculo é necessário se vc for fazer o desenho no plano, seja a mão no papel ou no computador pq vc precisaria saber quanto deve reduzir para que o desenho não fique desproporcional. Quando se faz em 3D o programa simula a situação real e põe o objeto de tal modo que a posição reduz as medidas automaticamente.
Obrigado Xará e Obrigado Macfabiano.... Bem.... Xará... eu fiz o desenho em 3d e depois visualizei na iso... hehehe... fazer na munheca da p fazer tb só q depois n tem como passar p o max hehehe.... e obrigadão ai pela super aula =], não sabia dessa redução de 20% do desenho! Só tem uma coisa que ta me deixando doido aki... concordo que na perspectiva é impossivel ter valores de uma aresta lateral do tamanho real... porem na isometrica por si ela tem que ter o tamanho de acordo com e real... e linhas em angulos de 30º e 150º sendo assim, as arestas seguem paralelas até o infinito.... MacFabiano.... vc acertou na moscaaa.... é a redução devido o paper space que tava dando diferença... agora intendo o pq do problema com as escalas eheh... só tenho um pequeno detalhe a fazer... como vc disse aki em cima, dividir o valor real de uma aresta pelo valor que esta sendo visualizado na View port... porem ao invés de aplicar um zoom xp tem que na verdade aplixar com zoom x, pois iremos aumentar em 1.22474 o zoom atual, sendo assim corrigido a diferença. =] Muito obrigados Xará e MacFabiano..... Abraço família 3d1...
Falou André! que bom que pude ajudar! Abraço.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 203

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.