Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

ti_roc   Mauá, SP - AC
elisalage   italia - Internacional
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Antonio   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

Lerbe   Casa - PR
talita.design   Goiânia - GO
Darfferson   Santo André - SP - SP
Leonardo   Poços de Caldas

Vidro com 2 tipos de jateado

Por: Zé Total  

Em: 31/08/2007 22:48

Olá, eu andei procurando aqui no forum como fazer um vidro jateado, até encontrei alguma coisa, mas nada relacionado diretamente com oq eu estou querendo fazer. Se alguém puder me ajudar eu ficaria mto grato. Oq eu estou querendo fazer é uma porta jateada, so q com 2 tipos de jateados, um mais escuro e outro mais claro, e também algumas partes transparentes. As partes em preto seriam transparentes e as em cima (Claro e escuro) seriam os jateados Segue o esquema na img abaixo.
Zé Total Para fazer este efeito, crie as faces desejadas para formar a figura que você quer em um Plane ou em um Box. Dê um ID diferente para cada uma delas e depois basta criar uma Material Multi-Sub Object e aplicar cada tipo de vidro nos IDs de cada material. Leia estes tutos sobre Multi-Sub Object e Mapeamento: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14988 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15255 Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Oi Zé Total, tudo bem? Segue a dica do Juliano para separar o objeto em IDs e poder aplicar materiais diferentes, para fazer o vidro jateado depende do Render que estiver usando. No caso do Mental Ray, você pode usar o Shader Glass (lume) habilitando o Blur Transparency, assim vai criar refração borrada, que é o que deixa o vidro com aspecto de jateado. Controlando o nível de reflexão borrada e a cor da superfície, você faz vidro jateado de diversas tonalidades e intensidades. Depois, basta colocar cada vidro jateado no material correto dentro do Multi/Sub-Object para aplicar nos IDs que definiu no objeto. Abraços
Opa, brigado pelas dicas ae gente. Juliano, eu ja tinha feito este esquema de seprar por IDs e mapear o vidro. Mas o caso é que ainda tenho um logotipo pra colocar na porta, o qual nao teria o video jateado. Seria vazado, e isso q ta me dando mo trampo pra fazer. Acho q eu nao expliquei direito, foi mal. E outra coisa, é q antes eu estava tentando fazer isso po exturas (pq ja estaria com a logo) e controlar a opacidade pra ficar vazado so nas partes q nao sao jateadas. Mas o jeito é esse que voce disse mesmo. Ontem de manha eu tinha feito nesse esquema q vc disse. Obrigado pelas dicas. Quanto a logo, se ela fosse a parte jateada eu tinha pensado em vetoriza-la no max mesmo, depois fazer um extrude pra pra deixa-la fechada e botar o material de vidro jateado e colocar na porta por cima do vidro normal. Mas agora nao to sacando como fazer. Andre, muito obrigado pelos esclarecimentos sobre a minha duvida também. Inclusive eu estou usando este shader tb. Baixei aqui do site um materia de vidro jateado que me quebrou muito galho.
Zé Total Sobre a logo uma solução você já deu que seria modelar em 3D. Outra opção é utilizar o Canal de Opacidade. Dê uma lida sobre o assunto. É a maneira mais rápida de fazer o que você quer. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14990 Abraços
Opa, brigadão de novo pela dica Juliano. Mas eu ja tinha tentado pelo opacity e nao rolou, pq eu to usando o Shader Glass (lume) e nao sei pq ele nao funciona com o opacity. Mas acabou que eu encontrei outra solução. O que eu fiz foi o seguinte: Vetorizei a logotipo pelo max mesmo, depois eu cliquei na porta e usei o shapemarge e cliquei na logo vetorizada, dae ela se tornou parte da malha do objeto e ae foi so arrumar oq seria ou nao jateado pelas id´s do materiais. Muito obrigado pela disposição de ajudar e pelos toques q voce me deu. Depois eu posto aqui o resultado, ta renderizando agora. abraços
Blz Zé. E não tem o que agradecer... o fórum está aí pra isso msmo, trocar informações!! Abraços e dps post os ups da cena!
Ae Juliano, ta ae o resultado dos testes do vidro Valeu!! Abraços
Para fazer o logo com o Shader Glass era só colocar um mapa no Blur Transparency. Onde fosse preto ficaria transparente e onde fosse branco ficaria super borrado. Se deixar um tom de cinza médio em vez de branco, ele borraria menos, controlando o tom de cinza você controlaria o nível de borrado.
Múcio
Hum... muito bacana isso. Nao sabia disso nao Mucio, brigado pela dica. Vou testar isso aqui. Eu estava tentando controlar pelo opacity do material mesmo e nao pelo shader. Valeu! E muito mais simples do q eu fiz. hehehe. brigado de novo.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711219.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 583, sendo 17 membro(s) e 566 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Geraldo Nunes, hosixi4, JMDesign, Daniel Monteiro, Victor Mendonça, Sergio1987, Renatto, Fabio Catelleno, Vladis, klogg, Luan, Joao Barreto, Adalberto Rocha, TadeuB79, Osvaldo Arquiteto, Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.