Colocando luz para fazer spots embutidos no gesso!!!!!!

Por: salgadoraf  

Em: 10/09/2007 08:59

Olá pessoal, estou trabalhando no mental ray do max 9, e estou tentando fazer aquelas luzes realistas dentro dos spots embutidos dentro do teto de gesso de um escritório. Sei que se faz com uma luz omni ou free area e que se coloca elas sobre o teto de gesso. Eu uso elas com as shadows ligadas ou nao, e está certo essas luzes ou nao, e como faco para elas ficarem estouradas só dentro dos spots, me ajudem por favor!!!!!! :seila:
<Autodesk CAD Instructor e V-Ray Student>
Aí Para ficar estourando dentro dos spots coloque um material auto iluminado branco. O resto das suas perguntas eu também gostaria das respostas. Vamo lá Boca
Opa.. Tudo bom cara. Se eu entendi direito a sua dúvida, não é bem assim a forma de fazer não. Vc tem que usar luzes photométricas. E eles vão ser posicionadas fora do gesso. Estou colocando um link aqui de uma imagem que fiz que tem essas luzes. http://www.leandro-leitao.kit.net/geral.jpg Pesquisa no forum, como usar luzes photométricas, e os arquivos .IES, pois eles são os presets das luzes. Tem vários disponíveis na sessão de download aqui do forum. É Fácil, vc vai ver. Abraço cara..
Oi Salgado, tudo bem? Ficou um pouco confuso, você quer fazer um teto de gesso rebaixado com luzes em cima deixando a iluminação vazar pelos cantos, ou você quer fazer aquelas luminárias tipo Spot abaixo do teto de gesso? Se for a sanca de gesso com as luzes embutidas e escondidas em cima, então, pode fazer uma Line, ligar o Renderable dela para ter espessura e aplicar um material com o Shader Glow, é bem simples, é só pegar um material Mental Ray e colocar o Shader Glow no Slot Surface. No Shader Glow você pode controlar a cor e a intensidade da iluminação. Para funcionar precisa estar com o Final Gather ligado. Agora, se deseja colocar aquelas Spots embutidas em baixo do teto de gesso, então, não vai usar Omni, se deseja criar Spots vai usar luzes Spots. Elas não devem ficar dentro do modelo da luz, dentro do vidro da luz no modelo, porque vai elevar demais o tempo de render sem necessidade. Você deve colocar a Spot logo abaixo do vidro da luz modelado. Para ficar realista e criar o brilho você aplica o Shader Beam, ele é bem simples, basta adicionar as luzes que deseja no quadro dele, definir a cor e a intensidade do brilho. Para pegar este Shader você deve clicar no botão Get Material no Material Editor, vai colocar o Shader no lugar de uma esfera de amostra de material e depois vai arrastar ele para o Slot Volume dentro da ficha Renderer na janela Render Scene. É este Shader que torna as luzes reais. Mas para a projeção da iluminação formar aqueles arcos característicos de luzes Spot dicróica, você deve aplicar um arquivo IES de Spot dicróica na luz. Neste caso você vai usar a luz Photometric Point com a opção de Spot em vez de usar uma MR Area Spot, porque só as Photometrics aceitam arquivos IES. O arquivo IES que simula spot dricróica é o primeiro desta página: http://www.tresd1.com.br/diversos.php?t=15304 Abraços
Olá André, não entendi esse lance de colocar o shader beam, no quadro, mas tudo bem vou tentar. Gostaria muito se houvesse um tuto da lampada embutida no gesso, ia facilitar muito. mas mesmo assim muito obrigado pelas dicas de todos.
<Autodesk CAD Instructor e V-Ray Student>
Oi Salgado, tudo bem? É bem simples, pega o Shader Beam e coloca no Material Editor, nele tem um quadro, clica no Lights para habilitar esse quadro, ai fica disponível o botão Add, é só clicar nele e clicar nas luzes na Viewport. Só as luzes que estiverem listadas nesse quadro do Shader que vão receber o efeito dele. Testa numa cena vazia, cria uma Spot e renderiza, não aparece nada, ai aplica o Shader Beam como eu expliquei, colocando ele lá no Slot Volume na ficha Renderer depois que adicionar a luz no quadro. Renderiza novamente e veja, agora a luz aparece e existe de verdade na cena, não apenas o efeito da iluminação como é o normal em 3D. Abraços
Olá, pegando carona. uso o MR, e não consigo fazer sombra suave (área) quando uso photometric web, tipo um espot. não dá mesmo ou eu é que estpu por fora?? agradeço os esclarecimentos, pois acho que outras pessoas também vão esbarrar nesse problema.
Que bom se desse pra modelar um mundo mais justo num software 3D né??!!
Oi Lgaspar, tudo bem? A sombra suave depende do tamanho da área de luz, nas luzes MR Area você tem a configuração do tamanho da área de luz no menu Area Light Parameters. Nas luzes Photometrics você tem a configuração do tamanho da área de luz no menu Area Light Parameters também, ou Linear Light Parameters, dependendo da luz, mas se escolher uma luz Photometric que não é Area, ou seja, não emite luz por uma área como a Point por exemplo, ai não vai gerar sombra suave de modo algum, porque a luz é pontual. Mas se usar uma luz Free Area ou Free Linear, por exemplo, ambas vão gerar sombra suave de acordo com a área de luz. Agora, se aplicar um arquivo IES que configura automaticamente os aspectos da luz, ela só vai gerar sombra suave se o arquivo for de uma luz tipo área, se for o arquivo de uma luz pontual não vai gerar sombra suave, porque luz pontual não gera sombra suave. Abraços
por favor, alguem poderia me dizer qual a intensidade ideal para que o efeito fique bom?
Dr.Marsh.@ll
Oi Fábio, tudo bem? Não tem a intensidade ideal para ficar bom, depende de cada cena, depende da escala dos seus objetos, da unidade que está trabalhando e até da posição das luzes, você precisa fazer renders de teste para ver quanto está bom. Pode configurar o Mental Ray com qualidade bem baixa para fazer renders de teste super rápidos e ajustar a intensidade das luzes até ficar adequado. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 690, sendo 13 membro(s) e 677 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, JMDesign, Leonardo, gilson antunes, Vladis, Rodrigo, Willmitnick, Thiago Couto, Adalberto Rocha, Antonio Neosmar P Silva, Hot, Felipe Duarte, Fabio Catelleno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.