Oi Fábio, udo bem?
Eu não entendi direito o que você disse na última mensagem, a Spot cria um Cone e fica bem nítido o lado que a iluminação será emitida.
As luzes Free não tem o Target, ai sim pode criar alguma confusão no começo, mas logo você pega o jeito.
Eu só sugiro que você estude o Max usando as luzes Standard se ainda é iniciante, porque as Photometrics são mais chatas e precisa ter mais intimidade com o programa, já que poderá ter problemas com a iluminação por causa da escala, por causa da luz penetrar um objeto, entre outros, pois as luzes Photometrics tem geometria e as Standard não.
Se a geometria da luz Photometric penetrar num objeto, vai ter problema na iluminação, com as Standard nunca acontece isso, porque elas são pontuais.
No vídeo curso de Mental Ray da 3D1 eu explico que não vale a pena usar luzes de verdade em sancas de gesso de tetos rebaixados, porque você gasta muitos Samples e muitos Photons para fazer a iluminação refletir por todo o ambiente.
Então, é muito mais fácil, mais rápido no render e o resultado é o mesmo se você criar luzes Area ou Linear nas aberturas do teto rebaixado, para o ambiente ser iluminado por luzes diretas.
Depois, basta criar uma linha com Renderable, colocar entre o teto rebaixado de gesso e o teto de verdade, e aplicar um material com auto iluminação, assim, essa linha vai emitir luz, fazendo a claridade nas bordas do teto rebaixado, mas a iluminação mesmo será gerada por luzes normais que iluminam diretamente a cena, sem precisar de bounces nos raios.
Já a intensidade, depende da cena, precisa testar o render até chegar numa intensidade que fique adequada.
Posta uma imagem do seu projeto ai para gente ver, fica mais fácil de ajudar.
Abraços