Oi Silvoni, tudo bem?
Realmente para poder animar a abertura e o fechamento da cortina você vai ter que simular como tecido.
Não é difícil, mas só depois que se aprende, no começo é meio chato de conseguir o resultado esperado.
Você deve fazer um Plane para ser a cortina e criar algumas esferas acima dele.
No Sub-Object do modificador Cloth tem a opção Vertex, você vai entrar neste Sub-Object e vai selecionar alguns vértices abaixo da primeira esfera.
Em seguida, vai clicar em Make Group para criar um grupo com estes vértices, depois, vai selecionar o grupo e clicar no botão Sim Node, logo em seguida vai clicar na primeira esfera.
Dessa forma os vértices ficarão presos na primeira esfera durante a animação, você deve fazer o mesmo para todas as esferas, elas vão funcionar como puxadores da cortina na simulação.
Depois de tudo pronto você anima as esferas se aproximando para fechar a cortina, volta no Frame zero e clica em Simulate Local, assim, verá a cortina se fechando na Viewport.
Quando estiver tudo correto, você clica em Simulate e a animação será feita de verdade.
Se quiser apenas manter a cortina fechada sem animação, pode clicar em Set Current State depois do Simulate Local, neste caso não vai precisar fazer a animação final.
Dá uma lida neste tutorial que eu explico como usar o modify Cloth, eu explico em roupas que é bem mais complexo, depois ficará fácil fazer com uma simples cortina.
O link para o tutorial é esse: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15363
Abraços