Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

woshngton   Guarulhos - SP - SP
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
GARGAMEL   Maceio - AL
Mtatagiba   Brasil - SP

Portfólios Ver Mais

Kid   curitiba
kingstormer   São Paulo
Francis   Birigui - SP
Rokalany   Brazil - RS

renderizo c photometric, mas fica td preto...

Por: Diva Carolina  

Em: 12/09/2007 02:07

Olá! Bem, eu já faço maquetes no autocad a alguns anos, mas nunca tinha tido coragem de encarar o 3dMax. Nas últimas semanas tenho me dedicado de fato a entender esse bendito. Importei o primeiro projeto do cad p texturizar e iluminar com luz photometric, mas qd renderizo, c GI habilitado, fica td preto. Logo qd comecei a estudar li aqui no fórum algo a respeito, mandando habilitar o 2-sided, mas n tá funcionando nem assim. Onde posso tá errando? :?
Boa noite Diva Carolina. Não tenho toda certeza do mundo em dizer isso, mas as luzes fotométricas trabalham em escala real, então se você estiver usando uma escala maior irá ficar tudo escuro mesmo. Vá aumentando progressivamente a intensidade das luzes até notar que elas estão aparecendo. Não trabalho com fotométricas, mas já li alguma coisa aqui no fórum e pelo que lembro pode ser isso. Posta os resultados ai pra gente ver seu início no max Até mais
Olá Diva Carolina Pode estar acontecendo como o parrera falou, aqui no site tem um tutorial que explica sobre as photometrics, esse é o link: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15250. Mas eu acho que como vc esta iniciando no 3dmax, seria mais interessante voce começar estudando as luzes primitivas do max e depois passar para as photometricas, ja que os parametros delas são iguais as das primitivas( que são mais simples e mais faceis de aprender). Existe um monte de tutoriais aqui no site que poderam te ajudar, não so em iluminação, mas em todo o resto. Abraços
Olá Diva! Tudo bem? Seja bem-vinda aqui no forum! Qual o renderizador que vc está usando? As luzes photométricas funcionam perfeitamente com o mentalray , vray, ou outro render profissional. No início, quando eu comecei com o max, tive esse mesmo problema com o scanline render. Não sei se habilitando o radiosity ou o light tracer elas funcionam... não cheguei a testar. Então diz como é que vc está fazendo que fica mais fácil de te ajudar. ps.. Vc é a Diva de Maceió? Minha colega de faculdade? Se for.. legal! espero que participe bastante aqui no forum :) abrs!
Eduardo!!! sou eu mesma! Q bom te ver por aqui! Tá em Manaus msm? rsrsrs tô usando o mental ray msm. vou observar se está habilitado o radiosity, mas acredito q sim Parrera: eu importei o desenho do cad, acredito q a escala ficou menor q a usual do max. qd tá na vista perspectiva da p perceber q tá iluminando, ,mas qd renderiza é q some. qd conseguir renderizar algo eu posto sim! valeu danidtb: eu já li e reli esses tutoriais trocentas vezes, rsrsrs, aliás, só tenho eles p me basear! hehehe c a iluminação primitiva funciona, só não c a photometric. :(
Diva, é normal acontecer isso com as Photometrics. Aumenta o Intensity até ficar bom na sua cena, uma hora vai iluminar. Porque as Photometrics perdem energia com a distância, então, se estiverem muito fracas ou o ambiente muito grande, elas não conseguem iluminar com os valores padrões de intensidade. Se colocar uma lus Standard ilumina tudo porque elas não perdem energia com a distância. Mas é muito melhor usar as Photometrics, no começo é chato, mas logo você pega o jeito. Aumenta o Intensity que vai resolver. É capaz de ficar tudo branco na viewport, é normal, mas você tecla CTRL+L para ligar as luzes de serviço, ai fica bom. Porque as Photometrics ficam estouradas na Viewport quando ficam boas no render e ficam escuras no render quando estão boas na viewport. :)
Múcio
Olá Diva! Fico feliz que vc se juntou à esta comunidade :) Seguinte: o radiosity é um recurso do scanline render para produzir efeitos modernos de iluminação. No mentalray, ele não precisa ser utilizado. As luzes photometrics são mais indicadas em canas internas, exceto as IES sun & sky. Aprender a usar o max com segurança, é uma tarefa que requer muita dedicação. Tu me conhece e sabe que desde o tempo de faculdade eu venho utilizando essa ferramenta e sei que ainda tenho muito o que aprender. O mentalray é um renderizador poderoso. Com ele você pode fazer qualquer coisa e com a prática terá baixos tempos de render. Outra vantagem dele é que ele já vem junto com o max e sempre que sai uma nova versão do programa ele é atualizado junto. A chance de vc ter problemas de bugs etc... é bem menor do que se estiver utilizando outro renderizador como plugin. Eu usei o vray por mais de um ano e consegui migrar sem problemas com o auxílio do vídeocurso da 3d1. Acho que nesse momento, eu recomendo pra vc ler os tutos sobre materiais e iluminação e comprar o videocurso. A sua linha de aprendizado vai ser bem mais inclinada e vc perderá menos tempo estudando pelos tutoriais. Atualmente o mentalray está bem mais popular dentre os usuários de arquitetura. E a versão 9 do max vem com muitas facilidades para iniciantes. É claro... vc vai ver muitas discussões aqui no forum sobre isso, afinal existem muitas maneiras de se fazer a mesma coisa e tanto o programa, quanto o render são apenas ferramentas de representação gráfica. Então: estude muito!! E pode contar comigo e com os amigos aqui do forum. ps.: estou em Manaus sim :) abraço!
Oi Eduardo! Obrigada pela força! Eu estou anos-luz atras de vc, naquela época q vc tava no max eu ainda tentava entender o photoshop!!!rsrsrsrs Sei q preciso de mta dedicação mesmo, talvez por isso eu tenha demorado tanto p encarar o programa, mas agora q comecei, vou até o fim! O vídeo-curso não comprei ainda por $$, mas no próximo mês vou estar c ele. Acredito q tô colocando o carro na frente dos bois, tentando de cara o mentalray e as photometrics, afinal eu ainda tô me familiarizando c o max, mas o q me faz falta nas maquetes é justamente a realidade q o cad n me dá.... Qt ao tempo de render....affff desde q cheguei do trabalho de tarde, aumentei o Intensity como o pessoal falou, e até agora nada de renderizar! Mas uma hora eu acerto! Mucio: aumentei o intensity e de fato ficou td branco, mas ainda n renderizou...vou tentar mudar algumas coisas p ver no q é q dá! valeu a força!
É assim mesmo Diva, o problema está na escala do seu projeto, mas dá para configurar e ficar bom em qualquer escala. Pode aumentar mais o Intensity das luzes que uma hora vai aparecer no render. Não se preocupe em usar valores muito altos, o que interssa é iluminar. Quando ficar tudo branco na Viewport você tecla Ctrl+L com a Viewport selecionada, ai fica normal na Viewport de novo.
Múcio
Olá Diva! Não se preocupa em colocar o carro na frente dos bois. Acho que nesse momento é interessante explorar ao máximo o programa e aos poucos ir direcionando para as áreas de interesse. Os tutoriais do site estão muito bem organizados e vc sempre os utilizará como material de consulta. O importante é vc ter a noção de que nunca estamos sozinhos. Eu devo quase tudo o que sei a esse site e aos amigos aqui do forum. Por isso tento retribuir da maneira mais justa possível. Espero te ver evoluindo bastante no max e nos seus trabalhos! bons estudos!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 632, sendo 10 membro(s) e 622 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, JMDesign, gilson antunes, Vladis, Willmitnick, Adalberto Rocha, Antonio Neosmar P Silva, Hot, Felipe Duarte, Fabio Catelleno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.