Oi Diva, tudo bem?
Gostaria de te sugerir para testar primeiro com as luzes comuns, você consegue ótimos efeitos com elas também e são mais fáceis de configurar.
Por exemplo, use uma luz MR Area Omni e ajuste o tamanho da área de luz no menu Area Light Parameters, aumentando o Radius para a sombra ficar mais difusa ou diminuindo o Radius para a sombra ficar mais definida.
É necessário renderizar com o Mental Ray neste caso, mas nem precisa ligar nenhum recurso especial e não precisa saber configurar nada nele, pode usar o Mental Ray como o Scanline, vai ser muito mais rápido no Raytrace e o resultado final será melhor, mesmo sem usar os recursos avançados de iluminação que ele proporciona.
Para definir o render como Mental Ray, tecla F10, acessa o menu Assign Render e clica no botão com 3 pontinhos em frente ao item Production, vai abrir uma janelinha, escolha o Mental Ray.
Pronto, renderize e veja a sombra, depois teste os tipos de área que tem na listinha do menu Area Light Parameters, modifique os valores dos parâmetros arrastando com o mouse em cima das setinas do lado direto dos campos numéricos, porque assim vai aparecer o Gizmo da luz na Viewport e você poderá ver o tamanho da luz.
Teste a MR Area Spot também.
Com estas duas luzes você faz sombras duras e suaves da forma que quiser e sem dificuldade.
OBS: Você ajusta a qualidade nos parâmetros U e V logo abaixo no menu Area Light Parameters, vem com 5 em cada um, coloca 2 para os renders de teste, vai mais rápido, mas fica granulado, aumentando para 8 fica suave, dependendo o tamanho da área de luz, pode ser necessário mais do que 8.
Abraços