Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Ale   Joinville SC - AC
bobnewsjr   Curitiba - PR
georgeluisnunes   Rio de Janeiro - AC
Leizer   Lavras-MG

Portfólios Ver Mais

victorrocha   Pernambuco
sergino   boa vista/RR - RR
joaomuringa   Campo Limpo Paulista
Rogerio Coletti   Votuporanga / SP - SP

renderizo c photometric, mas fica td preto...

Por: Diva Carolina  

Em: 12/09/2007 02:07

Oi Diva, tudo bem? Gostaria de te sugerir para testar primeiro com as luzes comuns, você consegue ótimos efeitos com elas também e são mais fáceis de configurar. Por exemplo, use uma luz MR Area Omni e ajuste o tamanho da área de luz no menu Area Light Parameters, aumentando o Radius para a sombra ficar mais difusa ou diminuindo o Radius para a sombra ficar mais definida. É necessário renderizar com o Mental Ray neste caso, mas nem precisa ligar nenhum recurso especial e não precisa saber configurar nada nele, pode usar o Mental Ray como o Scanline, vai ser muito mais rápido no Raytrace e o resultado final será melhor, mesmo sem usar os recursos avançados de iluminação que ele proporciona. Para definir o render como Mental Ray, tecla F10, acessa o menu Assign Render e clica no botão com 3 pontinhos em frente ao item Production, vai abrir uma janelinha, escolha o Mental Ray. Pronto, renderize e veja a sombra, depois teste os tipos de área que tem na listinha do menu Area Light Parameters, modifique os valores dos parâmetros arrastando com o mouse em cima das setinas do lado direto dos campos numéricos, porque assim vai aparecer o Gizmo da luz na Viewport e você poderá ver o tamanho da luz. Teste a MR Area Spot também. Com estas duas luzes você faz sombras duras e suaves da forma que quiser e sem dificuldade. OBS: Você ajusta a qualidade nos parâmetros U e V logo abaixo no menu Area Light Parameters, vem com 5 em cada um, coloca 2 para os renders de teste, vai mais rápido, mas fica granulado, aumentando para 8 fica suave, dependendo o tamanho da área de luz, pode ser necessário mais do que 8. Abraços
Oi gente! bem, não sei de fato onde tava errando, então importei novo desenho do CAD e comecei td de novo. Depois de vários dias de testes cheguei nesse resultado. André, sua dica das mr area veio na hora certa! Eu tava justamente tentando colocar um "solzinho" na cena e n tava conseguindo! Valeu! Eduardo, valeu mais uma vez a força. De fato estou aprendendo mt aqui! O projeto de decoração não é meu, e tá faltando mta coisa ainda, como a persiana para esconder essa luz da janela. Mas se pudessem dar uma avaliada, ficaria mt grata! Duas coisas estão me incomodando na cena: um certo brilho no guarda-roupas que não consegui tirar, e o roda-teto, ficou estranho, mas não entendi porque! As luzes são apenas mr area omni e mr area spot. Valeu!
Ficou legal, parece até que tem GI na cena, você ligou o Final Gather, né? As manchas do rodateto é por causa da baixa qualidade do Final Gather, aumenta a qualidade que some as manchas. O granulado no guarda-roupa é pela baixa qualidade no AA, assiste o vídeo do curso de Mental Ray que está de graça aqui no site, ele fala justamente sobre AA, o link é esse: http://www.tresd1.com.br/conteudonoticias.php?t=24716 Eu acho que poderia aumentar um pouco a Area da luz que faz o sol, para deixar a sombra da janela um pouco mais difusa. Mas é isso ai, está indo bem no MR.
Múcio
Oi Diva, tudo bem? Você está indo bem, é isso ai, no começo é assim mesmo, o Mental Ray tem muitos detalhes, mas para os primeiros passos está ótimo. Se aumentar um pouco a área da luz que colocou como sol, a sombra da luz da janela vai ficar mais difusa e fica melhor. Este pequeno granulado é por causa da braixa qualidade nos Samples da sombra, não é o Antialiasing, apesar que se aumentar resolve, mas disperdiça tempo de render. Este quarto está fechado? Tem parede atrás da câmera? Porque eu só não entendi o motivo deste reflexo super branco na quina do móvel. Você pode deixar a cena mais clara aumentando o Diffuse Bounces, também pode aumentar um pouco a intensidade da Omni no interior do quarto. Essa dica que te dei foi bem básica, o ideal seria configurar com Photons, ai você poderia diminuir o Decay para deixar o ambiente mais aconchegante, mais intenso, com o GI mais vivo, porque o GI do Final Gather é mais adequado para cenas externas, só que é muito mais fácil de configurar. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 670, sendo 12 membro(s) e 658 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eng Damasceno, Roberto Movanni, Leonardo, Sergio1987, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Luan, Celso Borttoloto, Augusto Peixoto, Frederico Wagner N. R., valdez, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.