Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

MarcioBottega   Capão da Canoa-RS - RS
EvandroGP   Paraná - PR
dpi3d   Recife - PE
Daian   Belo Horizonte - MG
brunochar   Rio De Janeiro

Portfólios Ver Mais

luis martins   Viana do Castelo Portugal - AC
pauloprrm   Rio de Janeiro - RJ
Andy3D   São Carlos
Du3D   Goiânia

Quero ajuda para ficar perfeita

Por: Andeciuala  

Em: 16/09/2007 22:26

Pessoal me ajuda ai, eu vou postar outro tópico pq ninguém tá mais lendo esse e até agroa ninguém me ajudou em NADA! 1 Como fazer uma grama bem feita, eu quero saber COMO e não oq eu tenho que fazer 2 Tá com aspecto de cartoo, quero deixar mais real oq fazer?
Olá Andeciuala! Tudo bem? Vamos por partes ok? Primeiro: dá uma lida nas regras do forum. Os leitores não costumam dar muito valor à pedidos muito afobados. Agora sobre a cena. Siga a dica no amigo Marco A. Artacho. O ponto de vista é antes de mais nada o princípio de uma imagem still. Sabendo como representar, vc terá idéia de como fazer e do que vc precisará modelar e também dos elementos para compor a cena como plantas, carros, pessoas......... sobre a grama: este gramado me parece grande demais para usar hair and fur, que é um recurso muito pesado. Além disso, vc tem uma distância suficiente para usar outro recurso. Neste caso eu indicaria o uso de um mapa speckle no canal displacement. Inverta as cores no speckle parameters clicando no botão swap. Volte para o material e no difuse, aplique uma textura de grama. Pode ser a textura que vem na pasta maps - ground - grass2 - junto com o max. Não esqueça de aumentar os segmentos da malha do plane onde será aplicada a grama. Depois use o modificador uvw map para ajustar o gramado e renderize sem GI nem FG habilitados. É importante que a superfície do gramado seja feita no max para poder ter a malha aumentada. Não precisa aumentar muito, dependendo do tamanho da sua cena, 20 x 20 dá pro gasto. Renderize e depois controle o tamanho da grama com o valor do do displacement. ok! agora sobre as texturas do telhado. Certamente vc não está utilizando nenhum mapa, como bump ou displacement. Quando vc aplica uma textura no difuse, naturalmente ela tende a apresentar um borrado quando vista meio de lado. Faça um teste com um box que vc verá. O ideal nesse tipo de telhado seria vc aplicar um mapa grayscale no canal displacement também. O displacement realmente deforma a malha do objeto, fazendo com que seja possível visualizar os detalhes em 3d. O mapa bump, dá uma ilusão de 3d, mudando o aspecto apenas com o sombreado. Qual o melhor? Depende da situação... o bump é bem mais leve e funciona bem em ângulos onde a textura se apresenta próximo ao perpendicular. No caso deste telhado, seria usando o displacement mesmo. Agora sobre o render, não use o GI. Use uma luz mr spot simulando o sol e coloque na cena uma skylight. Habilita o Finalgather, mude o valor dele para 64 e coloque 2 no bounces. Não mude mais nada e renderize. O resto é ajuste de muita coisa, mas que lendo os tutos específicos para cada dica que eu te passei acima vc consegue uma cena bastante realista. Mas tem que praticar bastante. espero ter ajudado! abrs!
Oi André, tudo bem? Eu acho meio chato você falar que até agora ninguém te ajudou em nada depois de receber diversas respostas dos amigos que frequentam o fórum. No mínimo vai diminuir a boa vontade deles de te ajudar novamente, o 3ds max é um programa complexo e não aprende do dia para noite, para a cena ficar perfeita vai levar meses de estudo no programa e não depende apenas das respostas no fórum, depende de muita dedicação. Fica muito difícil de responder quando a pessoa posta uma imagem e pede ajuda para melhorar, porque não dá para responder isso, teria que escrever um livro explicando tudo de 3ds max, texturização, iluminação e render, pelo menos. Agora, se posta uma imagem no início e pede como fazer para deixar perfeita, não tem como responder, a única resposta possível é falar para ficar uns 2 anos estudando o 3ds max com afinco, porque é o mínimo necessáio para dominar o suficiente a ponto de fazer maquetes da forma que quiser. Então, as pessoas respondem melhor quando é uma dúvida específica, por exemplo: Como deixar a grama mais detalhada? Ai o pessoal vai responder com várias dicas, Se está começando e ainda tem muitas dificuldades em todas as áreas do programa, leia os tutoriais do site, vai testando nesta sua cena e vai perguntando sobre cada etapa do trabalho, vai ser mais fácil do pessoal ajudar, apesar que mesmo assim você recebeu muita ajuda neste tópico. Sobre o problema na textura do telhado visto de lado, é normal, o Max borra a textura de acordo com a inclinação da visão, você pode não deixar isso acontecer colocando zero no valor do Blur no menu Coordinates do mapa Bitmap que contém a textura. Sobre a grama, nesta FAQ eu explico como criar grama com Displacement no Max, seria bom ler também as outras FAQs do site, podem te ajudar muito. O link para a FAQ de grama é esse: http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=19795 Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 753, sendo 12 membro(s) e 741 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JMDesign, TadeuB79, Leonardo, Sergio1987, Vladis, Rodrigo, Thiago Couto, Daniel Monteiro, Frederico Wagner N. R., Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.