Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
Antonio   São Paulo - AC
robson cardoso   Londrina/PR - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Fontanetti   São Carlos - SP - SP
Matheus   RS - AC
marcinhudiaz   rio de janeiro - AC
Felipe   São Paulo - SP

Terreno em 3d, com curvas de níveis.

Por: vagner.arq  

Em: 26/09/2007 10:46

Olá. Já estou cadastrado no site há algum tempo, mas não me apropriei dele ao máximo ainda. Quando preciso dou uma olhada pra ver se tem algo que pode me ajudar. Em todo caso, vamos ao problema. Preciso fazer um 3d de um terreno, e tenho ele desenhado com as curvas de nível no autocad. Para usar as curvas já desenhadas, no 3d max, eu tenho que refaze-las com shapes, e dar um extrude, ou existe outra maneira? Se alguém tiver um tutorial qe me explique, ou apenas me dar uma mão aqui no fórum, eu agradeço. Agradeço desde já. Um abraço Vagner Wojcickoski
se vc ja tem ela desenhada em curvas de niveis é só importar pro max!! ai com as curvas de niveis na altura correta!! vc clica no painel create!! vai em compoud objects>clica em terrain e ai é só escolher as curvas e mandar gerar a superficie!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Ai Vagner, então tem que participar mais postando aqui, é legal, ajuda muito na evolução. O terreno é facinho se tiver as curvas de nível, no AutoCAD que estão as curvas, certo? Coloca todas no mesmo layer e gava o arquivo DWG sem cotação, sem nada, só as curvas. No Max você usa o File>Import para abrir o arquivo DWG com as curvas de nível, ai é só aplicar o comando Terrain que fica dentro do menu Creat>Compound Objects. Na hora ele cria o terreno para você. Tem uns lances lá para deixar fechado parecendo um pedaço de terra, tem para mostrar as curvas junto, fuça lá que é fácil.
Muito obrigado pelas dicas, não tenho como testar agora, mas vou fazer hoje a noite e retorno pra dizer se deu certo ou não. Só tenho uma dúvida: com esse comando terrain eu indico as alturas das curvas? Por exemplo, se cada curva fosse um shape feito no próprio max. e quisesse usar o comando extrude, teria que dar a altura uma por uma, certo? Imagino que no terrain deve ser muito menos trabalhoso, mas como funciona isso? Valeu.
bom!! primeiro no max tu num vai dar comando rsrs isso é pro cad!! o certo é tu colocar a altura diretamente no cad e importar com a altura já definida!! o terrain vc vai escolher esses shapes e ele vai criar uma superficie nesses shapes!! o max num respeita muito medidas exatas!! e sim mesmo com o terrain vc teria que colocar a altura 1 a 1
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Valeu Rogério, valeu supermax!! Ainda tenho um pouco de dificuldade no max, porque não consigo abondonar certos vícios do cad. Demorei pra entender que tinha que deixar cada curva com sua cota Z estabelecida antes de importar no max, não consegui ler o último post do Rogério. Bem sabem vcs que às 2 da madruga não é o melhor horário pra pensar. Mas desvendado esse mistério, consegui fazer o terreno, mas ainda assim uma coisa me preocupa... Pra mim definir as ruas no max... posso importar as linhas que delimitam elas junto com as curvas, e quem sabe converter o terreno depois de pronto em Editable Mesh, pra poder criar os meios fios, e os canteiros... Ou to falando uma grande besteira? Bom, tô engatinhando... Espero poder postar algo bem legal aqui um dia... Abraço Vagner Wojcickoski
Oi Vagner, tudo bem? No começo é assim mesmo, mas logo você pega o jeito, o Max é um programa fabuloso. A sua dificuldade maior será com a paranóia de medidas que todo usuário de CAD tem, superando isso, tudo ficará mais fácil. Sobre o ajuste da cota Z das curvas de nível, se todas estiverem no mesmo plano, o Terrain vai criar um plano. Você não precisa ajustar a cota Z no AutoCAD, poderia ajustar no Max também se quisesse, mas é muito pior, é muito mais burocrático nessa parte, então, é muito mais rápido fazer isso no AutoCAD, assim, já chega com tudo pronto no Max. Fico feliz que conseguiu fazer o terreno, mas gostaria de te dar algumas dicas para melhorar. Provavelmente você apenas aplicou o Terrain e boa, certo? Veja a parte de otimização no menu Simplification do Terrain, otimize um pouco a malha na horizontal, coloque "Use 1/4 of Points". Assim, o terreno ficará mais simples, com a malha menos densa e os pequenos defeitos que podem acontecer, vão sumir. Depois, aplique o modificador Mesh Smooth sobre o terreno e mude para Quad Output na listinha que tem logo no começo do menu dele. Aumente o Interations para 2 e desabilite a opção Isoline Display, para você poder ver a malha mais densa novamente. Dessa forma, o terreno volta a ficar mais detalhado, só que sem pequenos problemas na malha que podem acontecer por causa das curvas de nível. Agora, colocar as ruas no terreno já é bem mais complicado e tem alguns macetes. Você vai ter que modelar as ruas em Low Poly para poder projetar com o Compound Object Conform. Uma forma fácil de modelar a rua é com o Loft, mas só se ela for uma pista sem entroncamentos. Se for um quarteirão, por exemplo, vai ter que modelar em Poly para poder projetar. Não é muito simples se for iniciante no Max. Abraços
Boa tarde gente, aproveitando a dúvida do nosso amigo vagner.arq, gostaria de fazer a minha. Tem alguma maneira, não muito complicada para um iniciante no 3DS que nem eu, para fazer terrenos (com morros) somente usando o MAX, sem o AutoCad? Muito obrigado...
Imagens exclusivas no meu portifólio: http://www.cg-auto.com.br/forum/blog/Superfotos/ Carlos Augusto
Dá para você desenhar as curvas de nível no Max mesmo, sem precisão, só para criar o terreno com a forma que você quiser. As curvas de nível são linhas que fazem a forma do terreno, tipo um lago, você faz uma elipse maior, outra menor e outra menor, ai coloca uma mais baixa que a outra e pronto, tem as curvas de nível para fazer uma depressão. Então, se desenhar as linhas do terreno e aplicar o Terrain como o André falou, vai criar o terreno também. :)
Há, esqueci de te falar que pode fazer com Displace, tem um tut aqui no site que mostra como, acho que é até mais fácil e fica mais detalhado, o link do tut é esse: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14970

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 660, sendo 13 membro(s) e 647 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eng Damasceno, Roberto Movanni, Leonardo, Sergio1987, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Luan, Celso Borttoloto, Augusto Peixoto, Daniel Monteiro, Frederico Wagner N. R., valdez, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.