Render Passes [Mental Ray]

Por: FineFace  

Em: 03/10/2007 08:30

Olá Pessoal... Fiquei afastado do forum uns dias, estava envolvido em alguns trabalhos em AutoCad e nao estava sobrando muito tempo... Mas enfim, voltei para maquetes... mas novamente com alguns probleminhas de memória... preciso renderizar imagens grandes e com boa qualidade... já habilitei as opções Placeholder Objects, Conserve Memory, Use mental ray Map Manager, já aumentei e diminui o Bucket de 48 para 24 de 24 para 12 e ainda coloquei o Memory Limit a 1100MB... minha maquina possui 1GB de ram... sei que é pouco mas é o que eu tenho... :( Com essas confs o Mental Ray trava por volta dos 68% quando esta computando o Final Gathering Points... Numa imagem de 1500x1200 a 300DPI... pra falar a verdade eu preciso de uma imagem 3x maior que isso mas com esse tamanho o PhotoShop resolve meu problema depois. O que me resta tentar ainda é o Render Passes, que eu nao sei como se usa, todos falam que ele demora 27 anos para renderizar mas renderiza!... e o que importa pra mim é isso, que ele renderize!... Procurei aqui no forum algo sobre isso mas não achei, me desculpe se estou tocando em um assunto já tratado aqui no forum, gostaria que alguem me indicasse o link. Caso não tenho um link entao lá vai... COMO SE USA O RENDER PASSES NO MENTAL RAY? PS: Usando o Max 9 Muito Obrigado gente!... valeu mesmo... :D
Valorize seu trabalho e suas horas de estudo!Não desvalorize o mercado 3D!!!...
Eae FineFace :)... olha só o render passes é bem simples de usar. :D Olha só, antes que nada vc deve colocar em “commom” a dimensão da imagem que vc quer. Dae sim vai para “render passes” na aba processing, ai tem que escolher a opção com os três pontinhos e colocar o nome do arquivo por exemplo “parte01”, ai fecha a janela e escolhe opção para fazer o render por “region”. Agora clica em render, ai aparece uma janela para renderização, ai dependendo de em quantas vezes vc quer dividir o render da imagem é o que vc deve escolher como tamanho, 1/2, 1/4, etc. Escolhe OK no rodapé direita abaixo para renderizar. Quando o render termina, faz o mesmo para as outras partes lembrando de ir no render e alterar para parte02, parte03 assim como mover a janela da parte a renderizar, e assim em diante ate renderizar todas as partes. Agora vc deve ir em file, escolher “reset” sem salvar a cena como si se trata-se de uma cena nova, agora temos que abrir a janela de render vamos na aba “Common” e colocamos o tamanho final da imagem em output size, logo vamos para aba processing e ai vamos em “render passes”, “merge”, clicamos no botão “add” e adicionamos as partes que tínhamos criado, não se esqueça de habilitar a opção “merge”e ai é só clicar em render. Outra opção é com um plugin chamado "BigRender".... http://www.tresd1.com.br/noticias.php?t=14829&busca_no_topico=bigrender Boa sorte e um abraços...;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Raaaaapaaazzzzzz!!!!!!.... Se ta brincando!!... caraças!... eu nao pensei que fosse assim!... Entao nao tem como eu fazer isso aí... pois preciso deixar a imagem renderizando durante a noite... e não tem como eu ficar salvando essas partes.... pensei que fosse automatico definindo as janelas de regioes todas de uma vez e juntasse todas depois automaticamente no final do render... Será que usando as opções Large BSP e diminuindo os valores de Max Depth e Max Reflections a cena perde qualidade?... Muito Obrigado Hervert Pimentel, valeu mesmo!... vou testar fazer isso que me ensinou em uma outra oportunidade, muito obrigado mesmo!...
E aí FineFace! há algumas semanas tive que renderizar 8 imagens gigantes (5800x4125) Renderizou, e meu computador não é lá aquelas coisas, é um AMD 1.25 Giga de ram e 1 gb de memória! Até mais!
Qui bom... Bacana mesmo macfabiano.. rsss :( Mas o que vc usou companheiro?... Large BSP?.. diminuiu Max Depth e Max Reflections?... Diz ai... não seja malvado vai!... :D Um grande Abraço...
Fineface, Eu gosto muito do script que o amigo hervert citou, o bigrender... Você define em quantas partes horizontais e verticais deve ser dividida a imagem, e a renderização se dá automaticamente. Depois é só juntar as partes em um programa de composição de imagem, como o Photoshop. Abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
tirmey, eu nunca usei scripts... baixei a versao 3 do BigRender... vou ver se consigo usar.. Valeu mesmo... Abraço
Oi Fine! Nada disso, pelo contrário, minhas configurações estavam absurdas! fiz o trabalho praticamente antes de ver o vídeo-curso do André! algumas imagens chegaram a ter 200Mb como tiff !! mas dividi em várias partes no render passes. Abraços!
Bom, vc pode tentar isso..... Habilite as opções Use Placeholder Objects, Use Mental Ray Map Manager e Conserve Memory na janela Processing. Depois, coloque 1024 no campo do Memory Limit, pois você deve colocar o valor igual a uma vez e meia a quantidade de memória que você tem disponível. Na janela Renderer diminua o Bucket Size para 24 e tente renderizar assim. É para ir na boa sem problemas. Poderia tentar diminuir ainda mais o Bucket, poderia tentar com 12. Tambem, uma coisa que pode ajudar é diminuir para 4 o Max Depth, Max Reflections e Max Refractions. Abraços... ;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Ai Fineface, se você quer pegar as manhas do Mental Ray, vale a pena comprar o curso de Mental Ray aqui do site, eu comprei e valeu cada centavo. Lá está explicado como usar o Render Passes e como configurar a cena corretamente, que é muito mais importante do que usar o Render Passes, porque se a cena estiver configurada corretamente, não vai dar pau de memória e não vai precisar usar o Render Passes, poderia renderizar direto sem dor de cabeça. Porque tudo isso que estão te falando, está explicado no vídeo curso. Antes de eu comprar o curso, quase toda cena dava algum erro, seja de memória, seja de Photons. Depois que estudei o curso, nunca mais deu erro de memória. Como o André já falou aqui, quando dá erro de memória é porque a cena está configurada errada.
Múcio

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 714, sendo 12 membro(s) e 702 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, JMDesign, Leonardo, gilson antunes, Vladis, Rodrigo, Willmitnick, Thiago Couto, Adalberto Rocha, Antonio Neosmar P Silva, Hot, Felipe Duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.