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V-RAY - A luz que não atravessa o vidro

Por: Adriano  

Em: 08/10/2007 18:21

Bom. Primeiramente gostaria dizer que sou novo por aqui, e ainda amador no 3DS. Desde que iniciei no 3DS, e já com o v-ray, modelo algumas cenas interiores diretamente no programa. E pra fazer o render final, comecei estudando uma cena de tutorial do Chaos Group: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=19563 Depois disso, seguindo os passos desse mesmo tutorial, modelei uma cena interior, e me deparei com alguns problemas, e o mais problemático foi a questão da iluminação atravessando o vidro. A luz (sol) simplesmente não atravessava o vidro. :(:(:( E qual foi minha surpresa que, naquele tutorial, simplesmente não havia vidro. :00: E percebi, quando fazemos uma janela no proprio 3DS, ela faz duas folhas de vidro. Já tentei aplicar UVWMAP, e por aí vai. Depois de uma gama de tentativas, tive que apelar pra um "xunxo". Pra quem é amador e já perdeu muito tempo, como eu, procurando em fórum e tutorial, e não achou uma resposta pra fazer a luz atravessar um vidro de janela, escrevo por aqui o xunxo: - Com a janela feita, no próprio 3DS, selecione ela e, clicando o botão direito, selecionar a opção "Convert to > Editable Mesh" -Abrir a aba "editable mesh", logo abaixo do "modifier list". Selecionando a opção "Polygon" você consegue selecionar somente os vidros. -Feito isso, é só apagar os vidros selecionados. Sem os vidros, como naquele tutorial, a luz passa na boa. :D Mas aí podemos cair em um probleminha.. a falta de reflexo no vidro. Pra isso, é só criar um plano e colocar no meio da janela, e aplicar o material vidro. Coloquei aqui uma imagem (mal modelada, ainda), onde tem duas janelas. Uma com o plano simulando o vidro, e outra com a janela do 3DS sem modificações. Obviamente a foto esta com qualidade muito baixa, e mais alguns probleminhas de modelagem. O objetivo aqui é fazer com que muitas pessoas parem de perder tempo procurando por explicações que não existem nos tutoriais. Espero que isso ajude a otimizar o tempo de algumas pessoas, e espero, mais ainda, que os mais avançados no programa compartilhem experiências por aqui.
Adriano Baretta Mandryk Arquiteto & Urbanista Especialista em Patologias das Construções
bom, uma maneira mais simples seria selecionando o vidro, clica com o botão direito e vai em Properties. Na sessão Rendering Control desmarca a opção Cast Shadows, que assim a luz passará normalmente pelo vidro. abraços.
"Baretta" disse: Desde que iniciei no 3DS, e já com o v-ray, modelo algumas ...
Aí está o problema, Baretta... você começou direto com o V-Ray, ou seja, não estudou a fundo o Max antes de partir para um render avançado. Sem o conhecimento do Max puro, render do Scanline, Composição de Materiais Standart do Max, Iluminação, Fakeosity, etc, com certeza você irá penar muito mais para obter resultados razoáveis, e sempre terá problemas quando surgir dúvidas como esta. Isso em função do desconhecimento do funcionamento básico do Max. Baretta... não tome isso como uma crítica negativa... muito pelo contrário. Sempre procuramos orientar os novos usuários sobre qual a melhor maneira de proceder para que a curva de aprendizado de cada um seja a melhor possível. Se você der uma busca no fórum sobre o assunto "Iniciante no Max", etc., verá que todos falam a mesma coisa, ou seja, aprenda primeiramente o básico, pois quando for para um etapa mais avançada não precisará perder tempo procurando aprender algo que será necessário nesta etapa. Não precisará retornar ao básico, pois isto já estará bem consolidado. Começando logo por uma etapa avançada, quer seja render, quer seja animação, se não conhecer o básico, você ira demorar muito mais para chegar aos resultados desejados, já que cada vez que for fazer algum tutorial avançado (no qual não se explica o básico) precisará retornar ao “início” para aprender o que ficou para traz. Isso impedirá que você tenha um workflow, e por muitas vezes acaba por desanimar o novo usuário e acaba desistindo do soft. Abraços e seja bem vindo ao fórum.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
cancordo com o que o Juliano disse, pois acho que 1º se deve aprender como iluminar uma cena com render normal para depois partir para um mais avançado, e principalmente estudar proporções e texturas.
olha eu não mexo com o v-ray.... meu esquema é mental ray por enquanto ou pra sempre rsrs enfim.... eu acho que o que falaram ali em cime bate temos que as vezes estudar uma coisa mais simples para dai poder entender um serie de outras coisas, mas tem outra vc não esta errado é assim mesmo tb que se aprende mas as vezes os nossos passos são maiores....bom o pessoal vai poder lhe ajudar mais que eu mas.... kra vai fundo que vc ja foi bem ate ai um abraço

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