Faz o seguinte , se as telhas forem iguais:
-Faça copias isntaciadas da sua telha ( se tiver que mudar fica bem facil).
-Tenta deixar ela com o numero menor possivel de malha, pra isso crie um edi poly acima do final do seu modelo e altere a geomotreia (isso vai fazer que todas as telhas instanciadas mudem tbm.).
-Nao use texturas muito grandes nas telhas, só use o necessario.
-Pra manipular os viewports do max, deixe os objetos pesados em Bounding Box.
-Testa com Patch, normalmente fica bem mais leve que malha polygonal.
-Depois de tudo pronto, luz, texturas, posicção e etc collapse a malha e coloque-a em editable mesh. Isso mesmo, mesh.
Porque o editable poly quarda um cache de edição de malha, coisa que o editable mesh nao faz.
-Claro , faça uma copia do projeto antes de sair collapsando as cosias.
No geral, tente fazer mapa de photon e de Final Gather, seu render vai ficar bem mais tranquilo.
Como nem tudo são flores, se for impossivel de renderizar isso tudo junto, renderize em passos, depois compoe em um photoshop ou After FX da vida.
Outro coisa que tenho feito pra projetos pesados é excluir algumas coisas do GI, só que toma cuidado com isso, porque esses objetos tem que ser iluminados separadamente e se tiver FG vai ter que usar um shader que exlui o objeto do FG porque direto nao faz.
Boa sorte !!!
vlw !!!!