Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

luis.omar   São Paulo -SP - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
GARGAMEL   Maceio - AL
lima121   são luis -maranhão - AC

Portfólios Ver Mais

Rick Rici   Brasil - SP
faminto2014   Brasil - RJ

Telhado Real No Max

Por: Arquiteto Carvalho  

Em: 18/10/2007 15:17

Ola pessoal... Estou com uma dúvida, talvez vc já tenha passado por isso... estou fazendo uma maquete de um restaurante... No telhado não quis colocar um plano com textura acho isso feio pakas... Então entrei no site da Tégula e peguei a telha exata em 3D, so que quando eu comecei a colocar telha por telha na maquete ficou muito pesado demora muito e estou usando o Mental-Ray... Eu estou querendo fazer um telhado real, que engane bem, e tenha alguma volumetria, alguém tem alguma estratégia ou conselho? Antecipadamente agradeço.
Em briga de saci não tem rasteira
Arquiteto usar o telhado modelado realmente fica bem pesado, fica mais leve se vc usar um Plane com um mapa de displacement aplicado, na seção de materiais tem alguns para telhas , eles são para Vray mas é so adptar para o MentalRay. http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13942&&start=15 Estou preparando um tutorial para displacement no MR em breve estarei colocando a disposição aqui no fórum.
Valeu pela dica. Eu fiz esse telhado pequeno ... mais o que eu estou desenhado é bem maior... gostaria de fazer algo parecido no telhado para que não fique chapado com um plano e uma textura.
Olá Arquiteto Carvalho! Representação de telhado fica muito melhor quando modelado. Usar mapa de textura com ou sem displacement vai depender muito da distância de visualização. Dá uma olhada nesse link de um trabalho meu que tive alguns problemas com telhado e consegui resolver depois. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=26587&highlight=casa+de+s%EDtio abraço!
Arquiteto realmente é o que disse o Eduardogf, se for uma visão geral da casa dá para trabalhar com o displacement, mas se for uma imagem como essa que vc postou não tem remédio tem que ser modelado mesmo, aí a solução é diminuir ao máximo possível a malha do seu modelo. Tem um tutorial aqui no site que pode te dar uma luz de como modelar de maneira mais leve o telhado. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14574
Ficou Top a sua maquete Eduardo... Muito loca msm. Valeu pela dica Rogério. Vendo a maquete do Eduardo e o tutorial do Rogério eu tive uma idéia... Eu vou fazer um plano ondulado e tentar colocar o mapa de telhado e tentar acerta o mapa com as ondas da telha... Acho que vai ficar + leve... Essas são outras fotos da mesma maquete.
Obrigado pelos elogios! :) Sobre a solução que vc pretende adotar, eu acho que pode ser uma alternativa. Além disso valeria tentar nessa modelagem ondulada aplicar um mapa de telha com displacement. Infelizmente estou lotado de trabalhos esses dias, senão seria bastante interessante fazer uns testes e postar aqui. Mas acho que o mais importante é ter a criatividade necessária para solucionar os problemas, pois existem muitas maneiras mesmo de se fazer a mesma coisa. Só uma coisa: qual o renderizador que vc está utilizando? Acho que neste caso dá pra fazer sem problemas todo o telhado em 3d mesmo, pois vejo poucas telhas. Existem vários recursos de otimização de viewport e liberação de memória que podem ser utilizados. abraço!
. Eu usei o mental ray neste trabalho já tentei usar o V-ray + ele é meio perverso e trava. . O que tem de errado nesta maquete e que eu descobri depois da palestra do André no Work Shop em Campinas é que a escala estava errada, portanto demorei muito pra acertar a luz (eu acho que ficou meio ruinzinho as luzes). . Aprendi que pra começa a fazer um trabalho com mental tem que acertar as escalas primeiro c não o trabalho fica boqueta no final. . Essas imagens é do restaurante que tem uma área de 1.200 mtrs2 e o telhado quando visto por baixo tem vigas de eucalipto e telha aparente... O problema é a quantidade de telhas...
Faz o seguinte , se as telhas forem iguais: -Faça copias isntaciadas da sua telha ( se tiver que mudar fica bem facil). -Tenta deixar ela com o numero menor possivel de malha, pra isso crie um edi poly acima do final do seu modelo e altere a geomotreia (isso vai fazer que todas as telhas instanciadas mudem tbm.). -Nao use texturas muito grandes nas telhas, só use o necessario. -Pra manipular os viewports do max, deixe os objetos pesados em Bounding Box. -Testa com Patch, normalmente fica bem mais leve que malha polygonal. -Depois de tudo pronto, luz, texturas, posicção e etc collapse a malha e coloque-a em editable mesh. Isso mesmo, mesh. Porque o editable poly quarda um cache de edição de malha, coisa que o editable mesh nao faz. -Claro , faça uma copia do projeto antes de sair collapsando as cosias. No geral, tente fazer mapa de photon e de Final Gather, seu render vai ficar bem mais tranquilo. Como nem tudo são flores, se for impossivel de renderizar isso tudo junto, renderize em passos, depois compoe em um photoshop ou After FX da vida. Outro coisa que tenho feito pra projetos pesados é excluir algumas coisas do GI, só que toma cuidado com isso, porque esses objetos tem que ser iluminados separadamente e se tiver FG vai ter que usar um shader que exlui o objeto do FG porque direto nao faz. Boa sorte !!! vlw !!!!
Olá Thunndro! Anotadíssimo aqui! Melhor que isso só dois disso! abraço!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 733, sendo 13 membro(s) e 720 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eng Damasceno, Roberto Movanni, Leonardo, Sergio1987, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Luan, Celso Borttoloto, Augusto Peixoto, Frederico Wagner N. R., Fabio Catelleno, valdez, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.