Oi gente, tudo bem?
Nenhum sistema 32 bits aceita mais de 3 GB de RAM, então, não adianta ter mais de 3GB.
Mesmo com 3GB por padrão o Windows só vai permitir 2GB por aplicativo, para usar 3GB tem que editar o boot.ini.
Como eu sempre falo aqui, vale mais a pena investir em conhecimento do que em equipamento, com uma máquina modesta dá para renderizar numa boa, é só conhecer bem o Max e o Mental Ray.
Agora, animação para arquitetura é inviável, porque não é uma animação, é uma super produção, é um longa metragem.
Animação 3D tem 30 segundos, tem 1 minuto no máximo, mas em arquitetura os clientes querem horas de vídeo, ai complica muito e se torna inviável fazer com todos os cálculos avançados de iluminação, porque vai demorar demais.
Eu não entendi o seu procedimento de salvar o mapa de Final Gather, você está incrementando o mapa como eu explico no vídeo curso de Mental Ray?
Se for isso, é muito melhor você fazer apenas com GI e usar Fake para criar a iluminação global, como eu também mostro no vídeo curso de Mental Ray da 3D1.
Porque dessa forma você só terá um cálculo de Photons no primeiro Frame e não terá mais cálculo nenhum.
Ajustando corretamente, fica tão bom quando usando Final Gather, mas o tempo de render será absurdamente menor.
Se o problema for de dar pau no mapa de Final Gather, o que é muito estranho, você pode resolver sem problema colocando para renderizar a partir do Frame 100 e deletando o mapa, assim, ele vai criar outro em vez de usar o mapa com problema.
Abraços