Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

SaavedraCG   Salvador - BA - AC
rodrigo.panda   Conselheiro Lafaiete - MG - MG
Vinicius Paciello   São Paulo - AC
Raphael Braga   Belo Horizonte-MG - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

izabellima   Vitorino-PR - ES
Carlos Henrique   Goiânia - Goiás - GO
master_3d   Rio de Janeiro - RJ
ricardodesigner   rio de janeiro - RJ

Animação com GI

Por: Fabiano Petrucci  

Em: 29/10/2007 02:56

Oi pessoal, sou novato aqui e me desculpem se estiver repetindo um tópico ou pergunta de alguém. Fiz uma animação tipo walkthrough de 3400 frames onde só a camera se movimenta. Configurei os materiais com os materiais arch & design e liguei o final gather...porém não consigo salvar o final gather map, porque proximo ao frame #100 o mental ray dá um erro de memória e fecha o programa. Gostaria que me dessem uma sugestão....queria muito poder renderizar a animação com os efeitos de GI pois já fiz ela só com luz chapada mas não é a mesma coisa...obrigado....e parabéns por este excelente site e fórum.
Vá na aba processing, habilite o Save memory e use placeholder objects, dependendo da complexidade da cena isso ja resolve, quanto de RAM tem o seu pc? Se tiver 2 GB pode colocar esse valor no limite de memória. Caso tenha menos de 1gb de memoria, compre mais memoria, o max foi feito pra trabalhar com pelomenos 1GB, isso no mínimo, o ideal é de 3Gb pra cima. Abraço.
Olá Fabiano Petrucci! Seja bem-vindo aqui no forum! Me fala mais sobre essa animação... é uma cena externa? Interna? Se for externa, dá pra renderizar apenas com o FG. A opção fast lookup ajuda bastante no calculo dos frames. Só achei estranho dar pau no frame nº 100. Geralmente quando dá pau de memória é no primeiro frame. Lembrando que as versões de 32 bits do max, só aceitam até 2GB de ram. Mais que isso só com sistema operacional + programa 64 bits. Aí dá pra usar bem mais que 2GB. Usando o Mentalray, na ficha processing tem a opção translator options. Por padrão o max vem com setagem para 1GB de ram. Se vc possui 2 GB, muda o valor para 3072 que aí funciona corretamente para 2GB do seu micro. Fora isso tem os outros recursos que o caio falou para salvar memória e renderizar qualquer cena, além de outros recursos como xref e render passes, mas antes, explana melhor sobre o seu projeto que fica mais fácil de resolver o problema por exclusão de possibilidades. abraço!
Oi gente, tudo bem? Nenhum sistema 32 bits aceita mais de 3 GB de RAM, então, não adianta ter mais de 3GB. Mesmo com 3GB por padrão o Windows só vai permitir 2GB por aplicativo, para usar 3GB tem que editar o boot.ini. Como eu sempre falo aqui, vale mais a pena investir em conhecimento do que em equipamento, com uma máquina modesta dá para renderizar numa boa, é só conhecer bem o Max e o Mental Ray. Agora, animação para arquitetura é inviável, porque não é uma animação, é uma super produção, é um longa metragem. Animação 3D tem 30 segundos, tem 1 minuto no máximo, mas em arquitetura os clientes querem horas de vídeo, ai complica muito e se torna inviável fazer com todos os cálculos avançados de iluminação, porque vai demorar demais. Eu não entendi o seu procedimento de salvar o mapa de Final Gather, você está incrementando o mapa como eu explico no vídeo curso de Mental Ray? Se for isso, é muito melhor você fazer apenas com GI e usar Fake para criar a iluminação global, como eu também mostro no vídeo curso de Mental Ray da 3D1. Porque dessa forma você só terá um cálculo de Photons no primeiro Frame e não terá mais cálculo nenhum. Ajustando corretamente, fica tão bom quando usando Final Gather, mas o tempo de render será absurdamente menor. Se o problema for de dar pau no mapa de Final Gather, o que é muito estranho, você pode resolver sem problema colocando para renderizar a partir do Frame 100 e deletando o mapa, assim, ele vai criar outro em vez de usar o mapa com problema. Abraços
Eu entendo que deveria ter um pouco mais de ram...infelizmente só possuo 1gb... A animação é interna e renderiza numa boa sem os recursos avançados de iluminação... Como disse sou muito novato ainda no mental ray, e li em alguns foruns que salvar o mapa de final gather agiliza o render final, porém nem isso consegui fazer pq o pc trava lá pelo frame #100.... Eu não conheço essa técnica de mesclar o gi com fake para simular o fg...preciso adquirir esse cd para aprender mais...de qualquer maneira eu to salvando os mapas de 50 em 50 frames e renderizando, dá certo porém ainda fico alguns flickers suaves....assim como descobrir onde posto o video eu disponibilizo aki....muito obrigado a todos pelas dicas...abraços
Se aumentar um pouco o tamanho do Radius do FG é capaz de melhorar os Flicks. Use os recursos de memória do MR.
Oi Fabiano, tudo bem? Se você realmente quer fazer a animação com Final Gather, então, não salve o mapa, deixe sem salvar, e habilite a opção Optimize for Final Gather no grupo do GI. Ai os Photons vão guardar informações para agilizar o Final Gather, acho que é isso que você esta falando, não é? Neste caso o mapa que você pode salvar apenas o mapa de Photons. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 801, sendo 8 membro(s) e 793 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Augusto Peixoto, Victor Mendonça, Vladis, RogerBalboa, JMDesign, Adalberto Rocha, nandao, valdez.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.